Desenvolvido no Noosfero, a rede social do Projeto Software Livre Brasil é mantida pela Associação Software Livre.org. A idéia é reunir na Internet diversos atores sociais, como universidades, empresários, poder público, hackers, ONGs e ativistas em prol do uso e desenvolvimento do software livre.
O PSL-BR antecede a criação do Noosfero. Entretanto, novos avanços surgiram a partir da migração para a plataforma web livre criada pela Colivre. Com o Noosfero, o Softwarelivre.org passa a ser uma rede social colaborativa, onde os usuários tem a possibilidade de gerenciar e articular debates ou empreendimentos, de forma autônoma. Antes se limitava ao conceito de site “versão 1.0”, sem muito recurso que facilitassem a interatividade.
A Colivre administra o servidor e também desenvolve soluções a partir da demanda dos usuários, como a criação de novas ferramentas sociais. Um exemplo é o sistema de notícias, que permite a cada usuário cadastrado no Noosfero divulgar de forma colaborativa posts de blogs, com fotos e imagens. O conteúdo pode ser visualizado na página inicial ou na página de qualquer outra comunidade, onde o usuário estiver cadastrado.
Além disso, o ambiente da comunidade – tema, cores e formas – foi personalizado afim de fortalecer a identidade visual do projeto. Todos os usuários gerenciam o conteúdo publicado de forma livre e autônoma por meio de uma ferramenta de manuseio simplificado, ou seja, um blog e CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) próprio do Noosfero.
0sem comentários ainda