Grupos e representantes da Economia Solidária do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina se reúnem entre os dias 3 e 4 de outubro, em Montevidéu (Uruguai), para uma série de encontros, conferências, mesas-redondas, oficinas e exposições que integram a programação do Coopera 2013.
Organizado pela Red del Sur, Federação de Cooperativas de Produção do Uruguai e Grupo Ombú, o evento conta com a presença de convidados vinculados à Economia Social e Solidária (ESS) nos âmbitos empresarial e governamental. Entre eles está a Colivre, que será representada pelo vice-presidente da cooperativa, Vicente Aguiar.
A programação engloba três eixos principais: expo-feira, seminários de comunicação e a conferência internacional “Da Rede do Sul à Cicopa Mercosul: Uma experiência de intercooperação regional e mundial”, que compartilhará experiências, aprendizados e dificuldades vividos pela Red del Sur.
Red del Sur
O projeto Red del Sur começou em abril de 2010, como resultado dos esforços de organizações de Economia Social e Solidária (ESS) do Mercosul para consolidação do setor do ponto de vista regional e nacional. Co-financiada pela União Européia e gerida pela ONG italiana Cospe, a Red del Sur possibilitou a criação de processos inovadores com o objetivo de aprofundar a democracia na região e trazer um novo significado para a integração dos países.
Após três anos e meio, a iniciativa gerou experiências, desafios e possibilidades que serão compartilhados durante o evento com o intuito de aprofundar o debate e a reflexão a caminho de uma rede de comunicação autogestionada, que transcenda e fortaleça as realidades locais.
Colivre no Seminário de Comunicação
Como ampliar a visibilidade da Economia Social e Solidária? Por que falar em comunicação em rede e autogestionada? Qual o papel dos meios de comunicação autogestionados na construção de realidades mais justas e democráticas? Qual seu papel e poder de incidência em tempos de criação de normas para regulamentação do setor?
Estas são algumas questões que surgiram entre os atores envolvidos no projeto Red del Sur e que serão debatidas no seminário “Comunicação na Economia Social e Solidária – Experiências da região do Mercosul: fatos, possibilidades e desafios”.
A programação do seminário, que acontece nesta quinta (3), conta com a presença do vice-presidente da Colivre, Vicente Aguiar, que participa da mesa-redonda "A Tecnologia e o uso de Software Livre como ferramenta de inovação e oportunidade para construir um novo paradigma baseado nos valores da Economia Social e Solidária".
Entre os temas que serão abordados estão ainda a comunicação autogestionada em rede, o papel da comunicação em processos de integração regional, e a articulação dos meios de comunicação autogestionados como construtores do fortalecimento do movimento da ESS.
Expo-feira
O evento conta ainda com uma expo-feira, que terá a presença de pelo menos 25 cooperativas e exposições em seis setores da economia (têxtil, saúde, construção, alimentação, meios de comunicação e serviços). A ideia dos organizadores é que o espaço de 250 metros quadrados seja usado para interação entre cooperativas e visitantes, rodas de negócios e discussões entre atores nacionais e internacionais. A entrada é gratuita.
0sem comentários ainda