Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

O que Dilma e Lady Gaga tem em comum?

10 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1849 vezes
Traduções

 

Apostando na sua popularidade na internet, a cantora Lady Gaga lançou essa semana a sua própria rede social. O projeto é uma parceria com o empresário Matt Michelsen e pretende ser uma plataforma para reunir os fãs. Quem já testou, disse que é possível trocar mensagens, comentar e compartilhar conteúdo que façam referência a cantora. A iniciativa vai vir apoiada pelos seus 19 milhões de seguidores no Twitter e 47 milhões de fãs no Facebook. Mas a rede ainda é restrita e vai distribuir 10 mil convites inicialmente. Chamada de Little Monsters (monstrinhos), a rede faz referência ao apelido carinhoso que Lady Gaga deu ao seus fãs.

O projeto de Lady Gaga pode parecer novidade, mas não é. No Brasil, existem iniciativas que se assemelham com a da artista. Na campanha presidencial de 2010, a Colivre fez história com #dilmanarede. Responsável por todo planejamento, desenvolvimento, segurança, banco de dados e manutenção da rede social, a Colivre utilizou apenas tecnologias livres, em especial o Noosfero, software também desenvolvido pela cooperativa. O #dilmanarede trouxe inovação na primeira eleição brasileira em que a internet teve uma participação decisiva. Foram diversas as ferramentas desenvolvidas que ajudaram a eleger a primeira presidenta do país. 

Apesar de ter sido utilizada dentro do âmbito político, com a plataforma do Noosfero é possível moldar e desenvolver redes sociais personalizadas. E por utilizar tecnologias livres, a rede será totalmente autônoma com recursos de simples acesso e manuseio, permitindo um ambiente de colaboração e interatividade na web, que agrega também site, blog e gestão de negócios através do perfil de empreendimento. Em outras palavras, se o seu público já é usuário de redes sociais, está na hora de pensar em investir em uma rede própria e personalizada. Depois de Dilma e Lady Gaga, pode virar tendência!

 


Tags deste artigo: redes sociais dilmanarede noosfero

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.