Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Interações online beneficiam comunidades da vida real

16 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2219 vezes

RedesocialSe você acha que as redes socais e outros sites de comunicação e interação online são meras câmaras de eco de conversa fiada e autopromoção, é melhor reavaliar seus conceitos.

Com o objetivo de compreender a dinâmica da disseminação da informação na internet, um trabalho realizado na Suécia – com participação brasileira – empregou a teoria das redes complexas para estudar um fórum de usuários de serviços de prostituição no Brasil. Uma das principais conclusões é que a comunicação via web pode criar um “efeito bola de neve” na vida real.

Mais especificamente, o trabalho demonstrou como o comportamento na internet afeta positivamente as atividades no mundo real e vice-versa, desvendando os padrões de realimentação da comunicação online. Os dados possibilitaram a construção de uma rede que poderá ser utilizada, por exemplo, para o estudo da propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), foi realizado por dois físicos da Universidade de Umeå – Petter Holme e o brasileiro Luis Rocha – e por um sociólogo da Universidade de Estocolmo, Fredrik Liljeros.

Segundo Rocha, o estudo é provavelmente o primeiro a demonstrar que o feedback na comunicação on-line tem impactos em eventos da realidade, que, por sua vez, afetam a dinâmica da informação na internet.

Fonte: Fábio de Castro - Agência Fapesp


Tags deste artigo: web rede social pesquisa

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.