De 19 a 21 de março a cidade de Belém recebe o II Encontro Nacional das Produtoras Colaborativas, evento que reúne coletivos, grupos culturais, pesquisadores e estudantes de diversas localidades do Brasil envolvidos com a tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa (PCC).
O encontro tem como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento de redes de pesquisa e projetos comuns para difundir as metodologias da PCC. A programação inclui palestras, debates e oficinas com temáticas como cultura digital e software livre, economia solidária, comunicação comunitária, tecnologias sociais e sustentabilidade coletiva, entre outros.
A Colivre participará do encontro representada pela sua presidenta e desenvolvedora Daniela Feitosa, que apresentará a experiência da cooperativa na adoção dos princípios da economia solidária, autogestão e software livre para desenvolvimento de soluções e serviços. Daniela ainda mediará uma Roda de Conversa com o tema "Cultura Digital e Software Livre", com a presença dos coletivos Umbigada no Ar, Produtora Colaborativa.PE e Casa Preta.
Tecnologias sociais
A tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa é um conjunto de metodologias para que grupos autogestionários transformem seus espaços de inclusão digital em empreendimentos criativos que oferecem produtos e serviços ligados à cultura digital, mídia livre, audiovisual e produção cultural. Tudo isso de forma legalizada, com a utilização de softwares livres e através da articulação de ações entre universidades, escolas públicas e grupos culturais, especialmente em projetos de pesquisa e extensão.
O evento é promovido pela Rede de Produtoras Culturais Colaborativas e realizado pela Produtora Colaborativa de Belém, Produtora Colaborativa.PE, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do encontro no endereço: http://www.produtoracolaborativa.com.br/encontro2015
0sem comentários ainda