Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

2012, o Ano Internacional das Cooperativas

17 de Abril de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1395 vezes

Em 2012, diversas ações vão marcar o Ano Internacional das Cooperativas, fruto de um estreitamento nas relações a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU). O slogan da campanha “Cooperativas constroem um mundo melhor”, serve para refletir o espírito cooperativista e o comprometimento com o desenvolvimento global. 

 

 

O cooperativismo é uma forma de organização baseada no desenvolvimento econômico e bem estar social. O seu maior capital é a união entre as pessoas, este é um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, que busca a prosperidade do conjunto e não a individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo.

A Colivre, fundada em 2006 e que completa 6 anos hoje - 17/04 - segue este modelo de autogestão, promovendo a disseminação dos ideiais do Software Livre, a liberdade de informação e conhecimento, fornecendo soluções tecnológicas a partir de ações que estejam de acordo com o respeito pelo meio ambiente e pela vivência do consumo responsável.

O ano comemorativo serve para promover ações que aumentem a consciência pública sobre as cooperativas e como elas contribuem para o desenvolvimento social e econômico, tanto da sociedade como de seus membros, integradas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para isso, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento da mulher, à inclusão de jovens no mercado de trabalho e no empreendedorismo, que apresentem o cooperativismo como um instrumento forte para geração de renda e, em consequência, para redução das desigualdades sociais. 

 


Tags deste artigo: colivre cooperativas cooperativismo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.