Essa comunidade visa discutir, trocar, propor, relatar experiências sobre uso de tecnologias digitais e outras tecnologias para facilitar a integração e a comunicação entre cidadãos da mesma cidade e de outras localidades nacionais e internacionais.
Atualização do Guia Foca GNU/Linux
12 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
O Guia Foca GNU/Linux foi atualizado e vem com várias novidades para os níveis Iniciante, Intermediário e avançado.
As novas versões dos guias são:
Iniciante 4.20 (anterior 4.11), Intermediário 5.64 (anterior 5.60) e Avançado 6.43 (anterior 6.42)
Novidades
Esta atualização importante contém um grande número de atualizações de conteúdo do nível intermediário do guia Foca, abrangendo versões mais novas de utilitários e ferramentas do sistema, como gravação de DVDs. É uma atualização recomendada para todos os leitores. Detalhes sobre que seções foram reescritas encontram-se abaixo. Foram realizadas adaptações no conteúdo para cobrir o kernel 2.6.23, atualização de características do sistema, e a revisão completa das seções introdução e básico.
Caso possua um dispositivo portátil compatível, você poderá instalar o FOCA como E-Book, possibilitando usar os práticos recursos de links dinâmicos e pesquisa no conteúdo.
Para fazer o download do guia Foca em formato PDF e outros: Visite o site oficial do Guia Foca Linux: www.guiafoca.org e clique no link Download (agora disponível nos formatos texto, html, pdf).
Todo conteúdo do Guia Foca GNU/Linux também está disponíveis nas novas versões em capítulos separados (para quem deseja ter e/ou imprimir somente parte do guia Avançado em mãos) e na versão para E-book!
Para mais detalhes, veja a seção download página oficial do guia: www.guiafoca.org
Para ter seu site de Linux divulgado no Guia Foca Gnu/Linux, envie uma mensagem com uma descrição do site que ele será incluído no próximo lançamento do guia Foca/Linux.
Nós apoiamos a divulgação de sites amigos do Linux.
Sobre o Guia Foca Linux
O Foca Linux é um guia escrito de forma clara, linear e didática.
Seu conteúdo é organizado em 3 níveis de aprendizado: Iniciante, Intermediário e Avançado. As explicações são diretas e dotadas de exemplos práticos e comentados para ajudar também os mais apressados e que já entendem do assunto abordado.
Pode ser baixado e lido off-line ou visualizado diretamente na página web. Seu conteúdo sempre faz referência a outras partes ligados ao assunto que estiver lendo, possibilitando um aprendizado rápido e proveitoso. O guia abrange desde usuários que estão iniciando na informática, técnicos em manutenção/operação de sistemas a administradores Unix experientes.
www.guiafoca.org
focalinux.cipsga.org.br
Twitter: @focalinux
Gleydson Mazioli da Silva
Twitter: @gleydsonmazioli
Governo prepara sistema para acompanhar despesas
8 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO governo lança em agosto um sistema de informação de custo e acompanhamento das despesas públicas. Em gestação há mais de dois anos nos Ministérios da Fazenda e Planejamento, o sistema será usado por todos os ministérios para avaliar custo dos programas, atividades e órgãos da administração direta do governo federal. A ideia é dar um salto de qualidade na política fiscal do governo com uma melhor gestão das despesas públicas. Cerca de 200 técnicos da área orçamentária e de gestão de programas do governo já foram treinados para aplicar nos seus ministérios o novo sistema, que foi construído com tecnologia desenvolvida pelo Serpro (a empresa de processamento de dados do governo federal).
O sistema permite medir os custos de cada atividade do governo, com uma metodologia de contabilidade criada especialmente para cruzar dados financeiros dos gastos (de quanto custou um serviço, por exemplo) e quantitativos (quantidade de bens e serviços adquiridos). A avaliação extrapola a mera contabilização do valor das despesas pagas, como é feito hoje com base apenas na análise das fases do orçamento: dotação, empenho, liquidação e pagamento.
"Vamos transformar em custo a informação que hoje é apenas de despesa orçamentária", explicou o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado, que comanda a implantação do sistema, batizado de Sic-Gov (Sistema de Custo do Governo Federal). Segundo ele, identificar o custo real de todas as despesas públicas é hoje uma necessidade para a administração da política fiscal, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. "Despesa é diferente de custo. Precisamos deixar de fazer análise de elevador dos gastos, se diminuiu ou aumentou, que não diz nada para o gestor", ressaltou Machado. Para ele, a qualidade da política fiscal não pode ser avaliada somente com base na execução de superávit primários das contas públicas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Copyright © 2010 Agência Estado. Todos os direitos reservados.
José Antonio de Castro assume a presidência da CELEPAR
8 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO novo diretor presidente da Celepar, a Companhia de Informática do Paraná, José Antonio de Castro, tomou posse nesta quinta-feira (8), em substituição ao secretário Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) que acumulava o cargo. Ele foi escolhido pelo governador Orlando Pessutti e teve seu nome referendado pelo Conselho de Administração da Companhia no início da semana.
Natural de Curitiba, José Antonio de Castro tem 43 anos, é empresário, formado em Administração de Empresas com especialização em Reengenharia de Processos e pós-graduação em Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui vasta experiência na área de informática onde atua como consultor em várias modalidades de softwares, projetos e serviços. Também atua no setor de telecomunicações, como consultor de planejamento estratégico e marketing comercial.
Tomou posse também a nova Diretora Jurídica da Celepar, Dr. Adrianne Correia Pereira, em substituição a Tarso Cabral Violin.
A solenidade de posse aconteceu hoje às 9h00 no auditório da Celepar, com presença de membros do Conselho de Administração da CELEPAR, autoridades, Movimento Software Paraná e funcionários.
A Diretoria Executiva da CELEPAR ficou assim composta:
José Antônio de Castro - Diretor Presidente
Adrianne Correia Pereira - Diretora Jurídica
Fernando José Fendrich - Diretor Administrativo-Financeiro *
Edgar Leandro Machoski - Diretor de Desenvolvimento *
Altamir Brun - Diretor de Operações *
Robson Valentin - Diretor de Tecnologia da Informação *
* são funcionários de carreira na Celepar
Homenagens: O Presidente do Conselho de Administração da Celepar, Dr. Nizan anunciou que o prédio novo da Celepar receberá o nome do ex-presidente, Vanderlei Falavinha Iensen e o Auditório da Celepar receberá o nome do ex-diretor Administrativo, Jarbas Pessoa de Oliveira, ambos faleceram há pouco tempo.
* Veja o vídeo da posse, clique aqui
* fonte: Celepar
* Leia mais no site da SEAE...
Aeronáutica: caso de sucesso de implantação do Expresso Livre
7 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCom mais de 20 mil contas de e-mail no Expresso, Aeronáutica ratifica a robustez da solução de correio eletrônico que está sendo adotada por diversos órgãos da Administração Pública em todo país.
Em 2008, a Corporação começou a fazer testes de viabilidade para a adoção do Expresso. O Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília - CCA-BR foi o responsável pelo projeto de migração e implantação do Correio Livre Expresso. Em fevereiro de 2009, o Centro finalizou este processo.
Anteriormente a instituição já utilizava uma solução livre, o Qmail, que havia substituído o Exchange da Microsoft, porém a mesma não atendia mais as necessidades dos usuários. Diante desta constatação, a equipe de tecnologia começou a trabalhar e pesquisar novas ferramentas de correio, desenvolvidas em plataformas livres.
A Aeronáutica abriu uma licitação para o desenvolvimento de um produto que envolvesse: Postfix, DNS, Squid, Apache, Samba, Cacti, Zabbix, PHP, Postgree e outros. "Tudo sendo gerenciado por uma interface web, e o principal, deveria ser em software livre e com transferência de código, conhecimento e treinamento", ressaltou o militar Humberto Moraes, gerente do CCA-BR. De acordo com ele, o valor apresentado pelas empresas era exorbitante, o que tornava o projeto inviável.
Foi durante a Latinoware 2007 que a Aeronáutica encontrou a solução para o seu problema. A apresentação do Expresso pela Companhia de Informática do Paraná - Celepar despertou o interesse da corporação. Neste mesmo ano, o Serpro começou a implantação do Expresso, assim como outras instituições públicas, essa integração deu mais força e robustez a solução da Celepar. "O Expresso tornou-se a melhor opção em virtude de ter o respaldo de uma equipe de desenvolvimento comprometida. Além disso, ele não é apenas correio eletrônico, a ferramenta agrega outras facilidades como: workflow, stant messenger, calendário e outras", afirmou Moraes.
A única alteração que a corporação teve necessidade de implementar foi alguns ajustes no módulo de agenda para adequar-se a realidade da Aeronáutica. Humberto completa que o intuito sempre foi utilizar a versão disponibilizada pela comunidade, no endereço www.expressolivre.org, para manter a linha do projeto original.
O militar destaca que o fato do Expresso utilizar componentes como: Postfix, Apache, Open LDAP, Cyrus IMAP, entre outros, permite que a solução não fique aprisionada ao fornecedor e, consequentemente, a descontinuidade do produto. "Caso o projeto Expresso seja descontinuado pela comunidade, temos condições de manter o serviço em pleno funcionamento". Ele ressalta a importância do desenvolvimento de uma ferramenta livre de correio eletrônico para o Governo. "Esta iniciativa tornou possível uma economia de recursos, tendo como consequência o redirecionando para capacitação e fomento do uso do software livre", concluiu.
Compartilhe
Compartilhe exemplos de migração para ferramentas livres da sua instituição pública. Envie sugestões para cisl@serpro.gov.br.
* fonte: Serpro - Comunicação CISL - Brasília, 1º de julho de 2010
Seis países confirmam adesão ao Software Público Internacional - SPI
7 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA primeira reunião de trabalho do projeto Software Público Internacional-SPI, realizada no final de maio, contou com a presença de representantes de organizações internacionais e de sete países da América Latina e Caribe. O evento ocorreu na cidade de Caracas, na sede do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento-CLAD.
A abertura da reunião foi realizada pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, seguido pela colocação do representante do CLAD que reforçou o interesse da instituição em receber o Portal do Software Público Internacional em suas instalações. Após a abertura os representantes do Brasil, Chile, Cuba, Peru, Paraguai, Venezuela e Costa Rica apresentaram as suas experiências com software livre.
Os destaques da reunião ficaram para os Portais do Software Público do Paraguai e do Peru, o Portal de Software Livre da Venezuela e o GogForge do Chile que descreveram com maiores detalhes seus casos de sucesso. Neste momento cada país começa a estruturar com maior solidez os aspectos jurídicos para disponibilização de software e dedicar esforços para fortalecer a colaboração nas comunidades.
No segundo dia forma tratados os temas relacionados ao modelo do software público, com base na experiência brasileira do Sistema de Gestão Escolar i-Educar, e à montagem de um plano de trabalho. O plano de trabalho prevê a colaboração entre os países para que cada um tenh ao seu ambiente de colaboração e a criação do mabiente internacional.
Para Fausto Alvim, coordenador do projeto SPI, a reunião foi extremamente positiva, pois além dos países demonstrarem que avançaram no uso e desenvolvimento das tecnologias livres, também reforçaram interesse em participar do modelo do software público.
Foi definido um calendário de atividades que será apresentado na página piloto do Software Público Internacional que tem previsão de lançamento para o mês de agosto.
* fonte: Software Público