Essa comunidade visa discutir, trocar, propor, relatar experiências sobre uso de tecnologias digitais e outras tecnologias para facilitar a integração e a comunicação entre cidadãos da mesma cidade e de outras localidades nacionais e internacionais.
Depoimento de usuário BrOffice.org surpreende a comunidade
29 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
A gratidão de um usuário por algo tão natural para quem se envolve com software livre – compartilhar conhecimento – surpreendeu a comunidade BrOffice.org durante o fisl11. Entre tantas pessoas que visitaram o estande, chamou atenção o entusiasmo de Leandro Padilha Ferreira. Usuário do aplicativo, Leandro encontrou no grupo explicações para esclarecer dúvidas e seu agradecimento veio em forma de artigo publicado no seu blog.
O Conselheiro e sócio fundador da OSCIP BrOffice.org Gustavo Pacheco, que foi quem ajudou Leandro a esclarecer uma dúvida no Calc, declara: “auxiliar os usuários que nos visitam, em especial num evento da dimensão do fisl, sempre foi nosso compromisso. Os comentários positivos do Leandro são mérito de toda a comunidade BrOffice.org".
O autor destaca e se sensibiliza com a postura colaborativa que encontrou na comunidade. Para ler o texto “Software Livre não é só código – compartilhar é uma postura” na íntegra, acesse: http://androle.wordpress.com/2010/07/22/softwarelivre-nao-e-so-codigo
* fonte: BrOffice.org
Sistema de e-ISS livre lançado no Portal do Software Público
29 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
A empresa Portal Público desenvolvedora de software para prefeituras, lançou nesta última sexta-feira, 23 de julho, a primeira versão do sistema e-ISS totalmente desenvolvida com software livre, no XI Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na cidade de Porto Alegre. O lançamento ocorreu em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, que disponibilizou a solução no Portal do Software Público Brasileiro [www.softwarepublico.gov.br].
A solução é um sistema de declarações mensais de serviços, via Internet, para gestão de processos e atividades envolvendo o ISS/ISSQN, cujo objetivo é a melhora do controle, atividade e agilidade fiscal da Prefeitura sobre o imposto mencionado, além do fato da modernização com a informatização do processo. Com isso, a empresa Portal Público é pioneira em disponibilizar um software livre que atenda as Prefeituras do Brasil nesta modalidade fiscal.
Para os cadastrados no Portal SPB para aderir à comunidade basta acessar o endereço:
www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=22297303
A empresa Portal Público, diante da tendência mundial que são os softwares livres, percebe que este modelo de licença deve ser cada vez mais aplicado em toda a esfera das administrações públicas, tendo como um dos objetivos, diminuir custos e agilizar o processo de tecnologia. "Dentro deste enfoque a Portal Público, desenvolvedora de sistemas dedicados no auxilio aos órgãos públicos, vem aliar-se à iniciativa pioneira do governo brasileiro, através do software público? Comenta Joel de Oliveira Nunes, diretor Presidente da empresa.
Caso queira divulgar para sua rede passe o link da matéria
www.softwarepublico.gov.br/news-item12
Leis, Decretos, Portarias e Protocolo de Intenções sobre Software Livre e ODF nas UF e Municípios
19 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPessoal, vamos coletar e divulgar informações sobre Projeto de Leis, Decretos, Portarias, Resoluções e Protocolos de Intenções sobre Software Livre e ODF nas UF e Municípios.
Se você conhece alguma Unidade da Federação ou Município que tem Projeto de Lei ou legislação sancionada sobre Software Livre, envie através de Comentários.
Projeto de Lei/UF | Autor | Ementa | Data | Status |
Lei 14.058/2003 PR |
Deputado Estadual Edson Praczyk - PR |
Todos os órgãos do estado do Paraná, administração direta, Indireta, autônomos, autárquica, fundacional e empresas estaduais, usarão preferencialmente software de código aberto. | 28/08/2003 | Sancionado 28/08/2003 |
Lei 14.195/2003 PR |
Deputado Estadual Edson Praczyk - PR | odos os órgãos do estado do Paraná, administração direta, Indireta, autônomos, autárquica, fundacional e empresas estaduais, usarão preferencialmente, sistema operacional de código aberto. | 12/11/2003 |
Sancionado 12/11/2003 |
Decreto 5.111/2005 PR |
Governador do Paraná | LPG-AD Licença Pública Geral para programas de computador da Administração Pública. Estabelece normas de licenciamento de uso, publicação, distribuição, reprodução e alteração para programas de computador de titularidade da Administração Pública. Data: 19 julho 2005 |
19/07/2005 |
Sancionado 19/07/2005 |
Lei 15.742/2007 PR |
Deputado Estadual Edson Praczyk- PR |
Todos os órgãos do estado do Paraná, administração direta, Indireta, autônomos, autárquica, fundacional e empresas estaduais, adotarão preferencialmente, formato aberto de documentos, ODF OpenDocument Format, NBR ISO/IEC 26300, para criação, aramazenamento e disponibilização digital de documentos. | 18/12/2007 |
Sancionado 18/12/2007 |
Veja os Projetos de Lei sobre Softwares Livres no Congresso Nacional, clique aqui.
Notícia velha: Alemães transferem dados de 60 DVDs em um segundo
16 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCientistas do Instituto de Telecomunicações de Fraunhofer a atingiram um novo recorde de transmissão de dados através de cabos de fibra óptica. Em parceria com a fabricante japonesa Fujitsu, o grupo conseguiu atingir a velocidade de 2,56 Terabits por segundo em um link de 160 km de distância. A velocidade equivale à transmissão de 60 DVDs em um segundo.
O recorde anterior, de 1,28 Terabits por segundo, estava nas mãos de um grupo japonês. Atualmente, as redes mais rápidas podem transferir dados na velocidade de 40 Gigabits por segundo, cerca de 50 vezes menos do que o atingido pela equipe alemã do Instituto Fraunhofer.
Há poucas semanas esta mesma equipe, também em parceria com a Fujitsu, já havia quebrado um recorde. A transmissao de dados se faz em cabos de fibra óptica por intermédio de pulsos ultracurtos de luz, os dados são normalmente codificados ligando-se ou desligando-se um raio laser, sendo que o pulso, ou "1", representa o estado ligado, ao passo que o zero é o estado desligado. Assim, em geral há dois estados de intensidade de luz para transmitir o dado. Os pesquisadores do Fraunhofer conseguiram espremer mais dados dentro de um mesmo pulso. Através de um processo denominado "modulação por fase", lograram compactar quatro estados de intensidade num único pulso.
Magnet
* fonte: Terra
A edição número 13 da Revista BrOffice.org no ar
13 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
A edição número 13 da Revista BrOffice.org foi lançada nesta terça-feira, 13. O assunto que é o centro das atenções do universo tecnológico é também tema central da publicação: O Fórum Internacional do Software Livre, o fisl11, que acontece de 21 a 24 de julho em Porto Alegre. A Revista BrOffice.org também inaugura, nesta edição, a modalidade de dicas curtas. Com um formato de texto reduzido, o objetivo é levar aos leitores pequenas doses de conhecimento sobre as funcionalidades da suíte de escritório, a fim de tornar o dia a dia dos usuários mais produtivo. Pegue o seu exemplar, clique aqui “Destacamos o fisl, através de uma reportagem vasta sobre o evento e o signficado do software livre, porque o fórum é um marco importante na história da comunidade BrOffice.org”, dizem os editores da Revista, ao explicar que durante o fisl6 foi assinada a ata de fundação da ONG brasileira que dá apoio ao projeto internacional da suíte de escritórios de código aberto. Além de várias dicas e tutoriais voltados para as dúvidas mais comuns dos usuários, a Revista BrOffice.org 13 faz uma viagem no tempo para falar sobre os padrões de teclado. A sociedade moderna se acostumou a consumir e a produzir conteúdo de distribuição em massa. Porém, por trás da democratização do conhecimento e facilidade, dada em grande parte pelas suítes de escritório, existe uma evolução tecnológica e muitas heranças. Promoção: A edição 13 também traz uma promoção aos leitores, que são incentivados a colaborar com a publicação. As primeiras cinco pessoas que enviarem dicas curtas sobre o aplicativo para a revista podem ganhar uma camiseta do fisl11. O brinde deve ser retirado durante o evento no estande do BrOffice.org na Mostra de Soluções e Negócios Livres do fórum. As regras estão publicadas na seção Carta do Leitor da Revista BrOffice.org