Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Cidades Digitais

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Essa comunidade visa discutir, trocar, propor, relatar experiências sobre uso de tecnologias digitais e outras tecnologias para facilitar a integração e a comunicação entre cidadãos da mesma cidade e de outras localidades nacionais e internacionais.


Conheça a versão mais recente do LibreOffice

24 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O uso de uma ferramenta de produtividade que seja estável e repleta de funcionalidades é crucial para realizar tarefas com qualidade no PC. Embora ainda exista uma certa reserva entre os usuários mais conservadores, a adoção de programas desenvolvidos com código aberto é uma realidade e muitas empresas públicas e privadas estão apostando em tecnologias livres.

Entre os mais populares, o LibreOffice figura como a principal suíte de escritório alternativa ao Microsoft Office. Nessa coluna irei apresentar as principais funcionalidades que podem ser encontradas na mais recente versão do LibreOffice.

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

O LibreOffice chega na sua versão 3.5 com inúmeras melhorias (Foto: Divulgação

Mais estável e compatível com os documentos criados no Microsoft Office

Na versão LibreOffice 3.5, entre as melhorias mais significativas o usuário pode perceber que a suite está mais rápida na sua inicialização, a correção gramatical além de mais eficiente também ficou mais rápida. Para a estruturação de documentos de texto no “Writer”, a novidade está na manipulação de cabeçalho e rodapé. Pois agora ficou mais intuitiva a adição dessas estruturas com alguns cliques usando um recuso auxiliar. O contador de palavras agora é em tempo real, novas fontes foram adicionadas.

Ficou mais fácil definir cabeçalhos e rodapés nessa nova versão (Foto: Reprodução)”]

Também recebeu novas funcionalidades a aplicativo de planilhas de cálculos, agora é possível inserir múltiplas linhas na barra de fórmulas. O desempenho na execução de planilhas com fórmulas complexas também melhorou, favorecendo principalmente os usuários avançados.

Além suportar 10.000 planilhas num único documento, o “Calc” não oferece limite para regras de formatação condicional.

Uma novidade no Calc, é a possibilidade de inserir registros em
múltiplas linhas (Foto: Reprodução)

Provavelmente uma das razões que desestimulavam a migração do Microsoft Office para o LibreOffice, era devido a problemas de compatibilidade de arquivos criados no PowerPoint e que eram abertos no ‘Impress’. Não só melhorou essa compatibilidade entre os arquivos criados nas suítes, como também foram adicionados novos elementos gráficos. Agora é possível importar no “Draw” arquivos criados no Microsoft Visio, além novas funcionalidades para adicionar arquivos multimídia nas apresentações.


É possível importar no Draw arquivos criados no Microsoft Visio
(Foto: Reprodução)

O equivalente ao Microsoft Access, também conhecido como ‘Base’, agora possuí conector nativo para o banco de dados PostgresSQL.

De acordo com o anuncio oficial divulgado na comunidade, o LibreOffice teve correções e melhorias significativa em seu código fonte. A ferramenta é considerada a melhor suite de escritório de código aberto no mercado. Sem dúvidas vale a pena conferir.

O programa é totalmente gratuito, e pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.

Para obter o instalador correspondente ao sistema operacional, basta usar o gerenciador de programas (Linux) ou acessar o site oficial .

Site: LibreOffice

* fonte: Globo.com



TDF anuncia o LibreOffice para Windows produzido pela SUSE agora disponível no Intel AppUp(SM) Center

23 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Intel torna-se um Membro do Conselho Consultivo da TDF 

http://1.bp.blogspot.com/-rw3fpGz78AA/TwwRHJfmwOI/AAAAAAAAAHM/EybGWkkHn1Y/s1600/LibreOffice_Initial-Artwork-Logo_ColorLogoContemporary_240px.pngBerlim, 23 de fevereiro de 2012 – The Document Foundation (TDF) hoje anuncia o LibreOffice para Windows produzido pela SUSE agora disponível no Intel AppUpSM Center, um repositório on-line desenvolvido para dispositivos baseados nos processadores Intel®. A Intel também se torna um membro do Conselho Consultivo da TDF, que fornece orientação e fundos para o projeto LibreOffice.

http://4.bp.blogspot.com/-VS4x7e3ItTc/T0Yha1SUvgI/AAAAAAAAKB4/Ur0ABbY1u58/s400/intel-parceria.jpg
O LibreOffice para Windows da SUSE disponível no Intel AppUpSM Center é uma versão especial em cinco idiomas, inglês, alemão, francês, espanhol e italiano. Como aplicação validada para o Intel AppUpSM Center, o LibreOffice para Windows da SUSE contém um novo processo de instalação suave e silencioso e uma desinstalação melhorada e limpa.
 
 

“Utilizei o
LibreOffice desde seu primeiro dia em conferências e para análise de dados” afirmou Dawn Foster, líder de comunidades de código aberto da Intel. ”Nossos engenheiros trabalharam com o código base do LibreOffice para otimizá-lo para o hardware Intel. Adicioná-lo no AppUpSM Center é uma extensão óbvia, e dará um recurso importante para todos os usuários do Ultrabook”.

http://tdfsc.files.wordpress.com/2012/02/intelappupcenter.png?w=600&h=298
  
“A Intel é bem-vinda na Document Foundation, e esperamos trabalhar muito com eles” afirmou Dr. Geral Pfeifer, Diretor de Produtos da SUSE. “É muito bom ver a Intel fornecer o LibreOffice através de um novo canal, e mais e mais usuários poderão experimentar o LibreOffice no Windows, com acesso a nosso suporte de classe mundial, que permite às organizações serem mais produtivas enquanto economizam recursos”.

“Estamos animados em receber a Intel no nossa lista de apoiadores”, afirmou Florian Effenberger, membro voluntário do Conselho Diretor da TDF, “A TDF é em primeiro lugar um projeto neutro, compromissado com a excelência no segmento de suítes office, mas valorizamos muito o apoio e a orientação que ganhamos de organizações como a SUSE, RedHat, Google, a Free software Foundation (FSF) e a “Software for the Public Interest (SPI)”.

* Tradução: Olivier Hallot
* fonte original: The Document Foundation Blog

Sobre o Intel AppUpSM Center

Com downloads para mais de um milhão de consumidores até hoje, o Intel AppUpSM Center é uma iniciativa crucial para fornecer experiências e conteúdo digital rico e estimulante, desenvolvido especificamente para dispositivos baseados nos processadores Intel®. Por meio de sua rede crescente de lojas parceiras, o Intel AppUpSM Center é um modelos de distribuição aberto que funciona em várias plataformas e sistemas operacionais. O software Intel AppUpSM Center pode ser baixado em www.appup.com


Sobre The Document Foundation (TDF)

A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade.
Em fevereiro de 2012, a
TDF tem 146 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.


Contatos para mídia

TDF
Florian Effenberger (Munich, Germany, UTC+1)
Phone: +49 8341 99660880 - Mobile: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org
Skype: floeff


Italo Vignoli (Milan, Italy, UTC+1)
SIP Phone: +39 02 320621813 - Mobile: +39 348 5653829
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli


SUSE

Amie Johnson (Provo, Utah, UTC-6)
Phone: +1 801 861 2893 - E-mail: amie@suse.com



The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5, a melhor suite de escritório!

14 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Berlim, 14 de Fevereiro de 2012 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5, o terceiro lançamento da “melhor suíte office livre”, que mostra aos usuários as melhorias decorrentes da estratégia de desenvolvimento adotada a partir de setembro de 2010.
O LibreOffice é o fruto de um esforço combinado de hackers de tempo integral – o maior grupo de de desenvolvedores com experiência no código do OpenOffice.org – e hackers voluntários, coordenados pelo Comitê Diretor de Engenharia.

A melhor suite office livre jamais produzida

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

Durante esses 18 meses, uma média mensal de 80 desenvolvedores produziu um total geral de trinta mil inserções no código, introduzindo novos e interessantes recursos:

Writer

  • Melhorias nos recursos de tipografia, para documentos com aspecto profissional.
  • Contador de palavras interativo, com atualização em tempo real
  • Uma nova interface de usuário para cabeçalhos, rodapés e quebras de páginas.

Impress / Draw

  • Melhorias significativas para importação de formas personalizadas e Smart Art dentro de arquivos PPT/PPTX
  • Recurso para incorporar paletas e multimídia em documentos ODF
  • Botão para alternar a console do apresentador
  • Novas terminações de linhas para diagramas - Filtro de importação do Microsoft Visio

Calc

  • Suporte até 10.000 planilhas
  • Nova área de entrada de dados com várias linhas
  • Novas funções do Calc, em conformidade com as especificações ODF OpenFormula
  • Melhoria de performance na importação de arquivos de outras suítes office.
  • Autofiltros com múltiplas seleções
  • Número de regras de formatação condicional ilimitado

Base

  • Novo driver nativo integrado para banco de dados PostgreSQL

Além disso, pela primeira vez na historia do LibreOffice, ativaremos o verificador de atualizações , que avisará os usuários quando uma nova versão da suíte estiver disponível para baixar. Herdamos um código com 15 anos de idade onde novos recursos foram ignorados e bugs mantidos sem solução para não criar novos problemas, e isso – com o tempo – foi a origem de um grande passivo técnico”, afirma Caolán McNamara, desenvolvedor sênior da RedHat, que também é fundador e diretor da TDF.

Tínhamos duas opções: uma estratégia conservadora, que agradaria imediatamente a todos os usuários, mantendo o código basicamente intocado, e um caminho mais agressivo de renovação do código e de desenvolvimento de novos recursos, que criou alguns problemas de estabilidade no curto prazo, mas que nos leva rapidamente a uma suíte office livre completamente nova e substancialmente melhorada: o LibreOffice 3.5, a melhor suíte office livre jamais feita. Em dezesseis meses, alcançamos resultados incríveis - comenta Michael Meeks, distinto desenvolvedor da SUSE, que também é fundador e diretor da TDF - com quase trezentos novos desenvolvedores no projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência de atribuição de copyright e um ambiente acolhedor.

Além dos recursos mais visíveis, eles traduziram dezenas de milhares de comentários do alemão para o inglês, e removeram milhares de linhas de código obsoletas ou sem utilização - até mesmo bibliotecas inteiras - e aumentaram muito o leque de testes automáticos.

Apesar de termos ainda um longo caminho pela frente, os usuários – que às vezes reclamavam da estabilidade do software por não conhecerem nosso passivo técnico com o qual trabalhavamos – podem agora se beneficiar de um LibreOffice 3.5 mais limpo e enxuto e com mais recursos”.

O LibreOffice 3.5 é o primeiro lançamento onde contribuições de comunidades locais e associações tais com a ALTA no Brasil, foram reconhecidas. Além do mais, a TDF buscou reconhecer esses voluntários – onde pudemos facilmente identificá-los – que colocaram tanto esforço no lançamento da versão 3.5, com um agradecimento especial.

A TDF deseja estimular o desenvolvimento de um ecossistema global, aberto e diversificado onde as companhias , associações, comunidades e voluntários compartilhem de um objetivo comum de desenvolver a melhor suíte office livre jamais feita.

A Document Foundation convida os usuários avançados a instalar já o LibreOffice 3.5, e os mais conservadores a permanecerem por enquanto com o ramo LibreOffice 3.4.

Usuários corporativos e os mais conservadores devem preferencialmente instalar o LibreOffice amparados por empresas de suporte profissional, capazes de prestar assistência para com a migração, treinamento de usuários, suporte e manutenção. The Document Foundation fornecerá em breve uma lista das organizações provedoras de serviços profissionais.

O LibreOfice 3.5 está disponível em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil/ .

As novidades e melhorias no código estão descritas na página http://tinyurl.com/77rbra3

Tradução: Olivier Hallot

* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil

* Original: The Documento Foundation Blog



The Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5, a melhor suite de escritório!

14 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Berlim, 14 de Fevereiro de 2012 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5, o terceiro lançamento da “melhor suíte office livre”, que mostra aos usuários as melhorias decorrentes da estratégia de desenvolvimento adotada a partir de setembro de 2010.
O LibreOffice é o fruto de um esforço combinado de hackers de tempo integral – o maior grupo de de desenvolvedores com experiência no código do OpenOffice.org – e hackers voluntários, coordenados pelo Comitê Diretor de Engenharia.

A melhor suite office livre jamais produzida

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

Durante esses 18 meses, uma média mensal de 80 desenvolvedores produziu um total geral de trinta mil inserções no código, introduzindo novos e interessantes recursos:

Writer

  • Melhorias nos recursos de tipografia, para documentos com aspecto profissional.
  • Contador de palavras interativo, com atualização em tempo real
  • Uma nova interface de usuário para cabeçalhos, rodapés e quebras de páginas.

Impress / Draw

  • Melhorias significativas para importação de formas personalizadas e Smart Art dentro de arquivos PPT/PPTX
  • Recurso para incorporar paletas e multimídia em documentos ODF
  • Botão para alternar a console do apresentador
  • Novas terminações de linhas para diagramas - Filtro de importação do Microsoft Visio

Calc

  • Suporte até 10.000 planilhas
  • Nova área de entrada de dados com várias linhas
  • Novas funções do Calc, em conformidade com as especificações ODF OpenFormula
  • Melhoria de performance na importação de arquivos de outras suítes office.
  • Autofiltros com múltiplas seleções
  • Número de regras de formatação condicional ilimitado

Base

  • Novo driver nativo integrado para banco de dados PostgreSQL

Além disso, pela primeira vez na historia do LibreOffice, ativaremos o verificador de atualizações , que avisará os usuários quando uma nova versão da suíte estiver disponível para baixar. Herdamos um código com 15 anos de idade onde novos recursos foram ignorados e bugs mantidos sem solução para não criar novos problemas, e isso – com o tempo – foi a origem de um grande passivo técnico”, afirma Caolán McNamara, desenvolvedor sênior da RedHat, que também é fundador e diretor da TDF.

Tínhamos duas opções: uma estratégia conservadora, que agradaria imediatamente a todos os usuários, mantendo o código basicamente intocado, e um caminho mais agressivo de renovação do código e de desenvolvimento de novos recursos, que criou alguns problemas de estabilidade no curto prazo, mas que nos leva rapidamente a uma suíte office livre completamente nova e substancialmente melhorada: o LibreOffice 3.5, a melhor suíte office livre jamais feita. Em dezesseis meses, alcançamos resultados incríveis - comenta Michael Meeks, distinto desenvolvedor da SUSE, que também é fundador e diretor da TDF - com quase trezentos novos desenvolvedores no projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência de atribuição de copyright e um ambiente acolhedor.

Além dos recursos mais visíveis, eles traduziram dezenas de milhares de comentários do alemão para o inglês, e removeram milhares de linhas de código obsoletas ou sem utilização - até mesmo bibliotecas inteiras - e aumentaram muito o leque de testes automáticos.

Apesar de termos ainda um longo caminho pela frente, os usuários – que às vezes reclamavam da estabilidade do software por não conhecerem nosso passivo técnico com o qual trabalhavamos – podem agora se beneficiar de um LibreOffice 3.5 mais limpo e enxuto e com mais recursos”.

O LibreOffice 3.5 é o primeiro lançamento onde contribuições de comunidades locais e associações tais com a ALTA no Brasil, foram reconhecidas. Além do mais, a TDF buscou reconhecer esses voluntários – onde pudemos facilmente identificá-los – que colocaram tanto esforço no lançamento da versão 3.5, com um agradecimento especial.

A TDF deseja estimular o desenvolvimento de um ecossistema global, aberto e diversificado onde as companhias , associações, comunidades e voluntários compartilhem de um objetivo comum de desenvolver a melhor suíte office livre jamais feita.

A Document Foundation convida os usuários avançados a instalar já o LibreOffice 3.5, e os mais conservadores a permanecerem por enquanto com o ramo LibreOffice 3.4.

Usuários corporativos e os mais conservadores devem preferencialmente instalar o LibreOffice amparados por empresas de suporte profissional, capazes de prestar assistência para com a migração, treinamento de usuários, suporte e manutenção. The Document Foundation fornecerá em breve uma lista das organizações provedoras de serviços profissionais.

O LibreOfice 3.5 está disponível em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil/ .

As novidades e melhorias no código estão descritas na página http://tinyurl.com/77rbra3

Tradução: Olivier Hallot

* fonte: Comunidade LibreOffice Brasil

* Original: The Documento Foundation Blog



LibreOffice foi premiado mais uma vez como a melhor suite de escritório de 2011 pela LinuxQuestions

10 de Fevereiro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Membros da LinuxQuestions concederam o título de Suite de Escritório do ano 2011 para LibreOffice, com mais de 80% dos 537 votos.

A Suite LibreOffice foi o vencedor com a maior votação. Olhando para a votação, parece que os usuários LibreOffice estão muito entusiasmados com o software.

Linuxquestions

 

Votação:

  • LibreOffice          -  435 votos -   81,01%
  • OpenOffice.org    -   77 votos -   14,34%
  • GNOME Office      -   15 votos -     2.79%
  • KOffice               -     8 votos -     1,49%
  • Lotus Symphony -     2 votos -     0.37%
  • Total                  -   537 votos - 100,00%

http://softwarelivre.org/furusho/broffice/libreoffice-initial-artwork-logo-colorlogobasic-2000px.png

* Colaboração: Danishka Navin

* fonte: The Document Foundation blog



Tags deste artigo: software livre cidade tecnologia digital furusho comunicadora cultura ti