O CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular é uma ONG, fundada em 04 de março de 1982, por um grupo de profissionais liberais e estudantes universitários, interessados em desenvolver trabalhos de educação e cultura, mobilização e organização comunitária, junto às populações de baixa renda.
Participe no dia 3 de dezembro do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
28 de Novembro de 2011, 0:00O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão para Pessoa com Deficiência – CGEPD e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COEDE,
Afro XXI aprova diretrizes de combate ao racismo e ações afirmativas para afrodescendentes
21 de Novembro de 2011, 0:00A Declaração de Salvador, documento que contém diretrizes para o combate ao racismo e ações afirmativas de reparação para populações afrodescendentes, foi aprovada neste sábado (19) pelos 14 chefes de Estado, reunidos no Palácio Rio Branco. As propostas contidas na declaração também vão servir para orientar a Organização das Nações Unidas (ONU) na aplicação de programas de promoção da igualdade nos países iberoamericano.
Marcha da Consciência Negra toma centro de Salvador
21 de Novembro de 2011, 0:00A 31ª Marcha da Consciência Negra tomou o centro de Salvador no fim da tarde deste domingo (20), quando mais de mil pessoas foram às ruas lutar pela igualdade e reparação social. O grupo saiu às 15h do largo do Campo Grande em direção à Praça Municipal, acompanhado de um trio elétrico com as bandas Lundu, composta por ex-integrantes do bloco-afro Ilê Aiyê, e Aspiral do Reggae, dos afoxés Bamboxe, do bairro do Nordeste de Amaralina, e Kambalaguaze, do Subúrbio Ferroviário. “Estamos em nossa 31° Marcha e, a cada ano, comemoramos a nossa resistência e luta na construção de um pais mais igual”, declarou Jussara Santana, coordenadora-geral da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), organizadora do evento. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o fluxo de veículos ficou congestionado na região, sobretudo, na Avenida Sete de Setembro e na Rua Carlos Gomes. A festa pelo Dia Nacional da Consciência Negra reuniu representantes nacionais e internacionais do movimento negro, além de turistas e curiosos.
Cultura e religiosidade marcam a festa de abertura do Afro XXI
17 de Novembro de 2011, 0:00Uma grande celebração à igualdade marcará a abertura oficial do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), na próxima quinta-feira (17), às 9h30, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governador do estado, Jaques Wagner, estará ao lado de Enrique Iglesias, que comanda a Secretaria Geral Ibero-americana, entidade parceira do governo brasileiro na organização do evento. Ainda comporão a mesa a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de um representante da sociedade civil a ser definido pelas entidades reunidas durante esta quarta-feira (16). A solenidade será aberta a toda a população, inclusive para aqueles que não conseguiram se inscrever para as mesas que compõem a programação.