Companheiros/as,
Agora sim, podemos dizer que (*)“Finalmente, depois de muita luta e insistência, sobretudo, por parte da sociedade civil, conseguimos!…”
As instituições que representamos foram eleitas com expressiva votação, para integrarem o CECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, biênio 2013/2015! Sem dúvida alguma, isto se deu em reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos em favor da criança e do adolescente na Bahia e, no particular, nos municípios onde atuamos, mas é também resultado da articulação desenvolvida pela Coordenação do Fórum DCA/Bahia, em reconhecimento à nossa credibilidade e compromisso com a articulação.
Novamente citando o Fórum DCA/Bahia, “este (a nova Lei do Ceca) é um resultado COLETIVO, pois que nosso projeto de melhorar a sociedade também é COLETIVO”! Precisamos ter isto em mente quando tivermos que decidir sobre questões variadas: o resultado beneficia à sociedade? Ou serve apenas a interesses particulares ou momentâneos? Precisamos, portanto, no exercício do mandato que nos foi confiado, atuarmos em perfeita sintonia com o Fórum DCA/Bahia, sendo indispensável nossa presença nas plenárias mensais (estrategicamente marcadas antecedendo as reuniões do CECA). Procedendo desta forma daremos um primeiro passo na direção do fortalecimento da ação do Fórum DCA/Bahia, indispensável interlocutor junto à sociedade brasileira.
Embora este Conselho já tenha 20 anos de existência, as instituições eleitas terão a responsabilidade de (re)construir uma nova instituição, já que a Nova Lei (agora Lei Atual) estabeleceu inúmeras mudanças, uma delas vivenciada por todos nós durante o processo eleitoral, culminado no dia de ontem.
Sonhamos este modelo de Conselho lá atrás, democrático e com inovações que realmente podem influenciar outros Conselhos bem como outras unidades da Federação e o resultado deste processo, coroa o esforço de muitos homens, mulheres e instituições, que acreditam ser possível ampliar a democracia brasileira, tornando-a cada vez mais efetiva e voltada para o bem comum.
Portanto parabenizamos às entidades eleitas, aproveitando para agradecer àquelas que, esforçando-se para estarem presentes, habilitaram-se apenas como eleitoras. O apoio recebido é demonstração de compromisso com a causa da infância, razão pela qual expressamos o nosso muito obrigado extensivo a todas as instituições e pessoas que contribuíram para o êxito da eleição, em especial àquelas que, com MATURIDADE E DESPREENDIMENTO, abriram mão de suas candidaturas em favor do grupo, colocando-se na condição de Suplentes, como foi o caso do MEA – Associação de Mulheres em Ação (Porto Seguro-Ba) e do Sindicato Regional dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias Nordeste (Glória-Ba), bem como a todos/as aqueles/as que trabalharam na condição de representantes do Fórum DCA/Bahia.
Vamos em frente, com determinação, esforço e fraternidade!
EDMUNDO RIBEIRO KROGER Coordenador Geral do Cecup
- Extraído do texto enviado pelo Fórum DCA/Bahia em 17/03/2013