A secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon, representou o governador Jaques Wagner nesta quinta-feira (18) durante evento em que foi divulgada a quarta edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil), realizado no Cine Teatro Casa do Comércio. O Prêmio ODM Brasil tem como objetivo incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que deverão ser atingidos pelas nações até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade.
Os objetivos são: erradicar a extrema pobreza e a fome, universalizar o ensino primário, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“Se o Brasil avançou na erradicação da miséria, a Bahia foi o estado que mais teve sucesso, com uma redução de 10,6% do índice de pobreza. E vamos avançar ainda mais. O grande objetivo do governo da presidenta Dilma Rousseff é retirar mais 16,2 milhões de pessoas da pobreza extrema. O desafio que lanço aqui é aprimorarmos ainda mais o nosso trabalho e as nossas metodologias. E, para isso, vamos precisar da liderança, vontade e da criatividade de todos nós”, acentuou a secretária Eva Chiavon.
O secretário de Política e Pesquisa do Governo Federal, Wagner Caetano, destacou a importância de somar esforços do governo e da sociedade civil organizada para cumprir as metas até 2015. “Nosso desafio maior é a erradicação da extrema pobreza, e já avançamos bastante nos últimos anos, é o que mostram os institutos de pesquisa. Estamos no caminho certo, embora ainda haja grandes desafios pela frente. Este prêmio é uma maneira de valorizar e estimular os trabalhos sociais”.
Também participaram do evento representantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, do Movimento Nós podemos Bahia, da União dos Municípios da Bahia (UPB), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, Banco do Nordeste, sociedade civil organizada, autoridades e outros movimentos sociais.
Os ODM nasceram com a Declaração do Milênio, aprovada pelas Nações Unidas em 8 de setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com 191 países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta.
O Movimento Nós Podemos Bahia! surgiu a partir do Seminário de Divulgação do Prêmio ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em Salvador, em agosto de 2009, com a finalidade de unir rede empresas, associações e organizações sociais, entidades de classes profissionais, sindicatos, ONGs, fundações, institutos, universidades, representantes dos poderes públicos, movimentos religiosos e igrejas, comunidades e personalidades, em prol da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para atingir o desenvolvimento sustentável.
Neste projeto, estão envolvidos a Assessoria de Relações Internacionais, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), o SESC (Programa Mesa Brasil - Serviço Social do Comércio), a CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - Fórum Lixo e Cidadania), a SERIN (Secretaria de Relações Institucionais da Bahia), a SEPLAN (Secretaria do Planejamento da Bahia), a Cecup (Centro de Educação e Cultura Popular), Instituto Ecodesenvolvimento, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, e o Banco do Brasil.
http://www.jornalgrandebahia.com.br/materia.asp?id=33316
No encerramento do encontro, crianças e adolescentes do Grupo Capoarte, núcleo integrante do Programa Segundo Tempo - Morando, Vivendo e Brincando nos Bairros, executado pelo Cecup, abrilhantaram ainda mais o Prêmio ODM, com a apresentação de Capoeira.
0sem comentários ainda