Uma grande celebração à igualdade marcará a abertura oficial do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), na próxima quinta-feira (17), às 9h30, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O governador do estado, Jaques Wagner, estará ao lado de Enrique Iglesias, que comanda a Secretaria Geral Ibero-americana, entidade parceira do governo brasileiro na organização do evento. Ainda comporão a mesa a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de um representante da sociedade civil a ser definido pelas entidades reunidas durante esta quarta-feira (16). A solenidade será aberta a toda a população, inclusive para aqueles que não conseguiram se inscrever para as mesas que compõem a programação.
Às 9h30, a líder religiosa Makota Valdina fará a saudação religiosa com os três tambores sagrados rum, pi e lês, para abrir os caminhos para o encontro. Em seguida, Will Carvalho vai cantar o Hino Nacional e o Hino ao Dois de Julho. A solenidade prossegue com as falas das autoridades e será encerrada com a apresentação de Lazzo, que cantará Oração pela Libertação da África do Sul, canção de Gilberto Gil símbolo d luta contra o racismo. Após a solenidade, a mesa será desfeita e terão início as falas dos três principais organizadores do encontro, Juca Ferreira, embaixador da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) para o Ano dos Afrodescendentes, Navy Pilay, alta comissária dos direitos humanos da ONU, e por fim a ministra Luiza Bairros.
Antes mesmo da abertura oficial, os debates em torno das formas de combate ao racismo e para a implantação de ações efetivas de reparação para as populações afrodescendentes no Brasil e em países latino-americanos e africanos terão espaço com o fórum de entidades da sociedade civil, que acontece durante toda a quarta-feira (16), no mesmo local. Desse primeiro dia, sairá a Carta de Salvador, documento contendo propostas das entidades para os governos. Dias 17 e 18, acontecem mesas temáticas, reunindo especialistas, pesquisadores e gestores públicos. O resultado desses três dias de debates será apresentado aos chefes de Estado, que se reunirão no sábado (19), no Palácio da Aclamação, para a elaboração da Declaração de Salvador, documento final do evento com diretrizes para políticas públicas das nações envolvidas.
Saiba mais: Conselho Estadual de Juventude
Texto: Ascom/Serin
0sem comentários ainda