Entre 24 e 29 de janeiro, será realizado nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo o Fórum Social Temático 2012 (FST), que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos na Rio+20. A Abong e suas associadas participam do evento, com a realização de oficinas, grupos temáticos, debates e rodas de conversas, dentre outras atividades. Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum está fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.
Para contribuir com este processo, a Abong, em parceria com a IBON International e a Coalizão Popular pela Soberania Alimentar (Peoples’ Coalition on Food Sovereignty), realiza em 25/1, das 9h às 14h, a oficina Direitos para a sustentabilidade: fortalecendo o pilar social do desenvolvimento sustentável / Rights for sustainability: strengthening the social pillar of sustainable development.
Os principais objetivos da oficina são compartilhar perspectivas, conhecimentos e práticas de desenvolvimento sustentável, identificando condições favoráveis e desfavoráveis para o desenvolvimento dessas alternativas; compartilhar experiências na luta em defesa dos direitos e bens comuns e fomentar a cooperação entre organizações e movimentos da sociedade civil; e explorar potenciais de cooperação para a Cúpula dos Povos e Rio+20 (confira aqui a programação completa da oficina).
Já em 26/1, das 14h às 18h, a Abong organiza o Grupo Temático: Desenvolvimento e Diplomacia Não Governamental – Solidariedade e cooperação entre os povos: a sociedade civil internacional rumo à RIO+20. A iniciativa ocorre no âmbito da Plataforma de Diálogos rumo à Rio+20 (http://dialogos2012.org/), e tem como proposta compartilhar experiências e fortalecer a articulação de redes e plataformas da sociedade civil internacional nos fóruns de governança global tendo em vista, especialmente, a Rio+20 e a Cúpula dos Povos (confira aqui a programação completa da atividade). Em 27/01, será realizado, por fim, um “Encontro das associadas da Abong”, às 21h. Será uma atividade festiva entre as associadas, para compartilhar idéias e impressões de maneira informal e descontraída.
Atividades das associadas
Diversas associadas da Abong também estarão presentes no FST 2012, com a realização de diferentes tipos de atividades (confira aqui a relação completa).
Na manhã de 25/1, às 9h, a Fundação Fé e Alegria do Brasil realiza, na Faculdade de Educação da UFRGS, a ação “A educação popular como ferramenta para a conquista da autonomia”. No mesmo horário e local, o Greenpeace Brasil organizará a Oficina Solar. Trata-se de uma das iniciativas relacionadas ao acampamento solar preparado para o FST. Nele, há um conjunto de tecnologias solares e técnicas de permacultura, como banheiro seco, mictórios ecológicos, composteira e reciclagem de água cinza. O objetivo é mostrar aos participantes do Fórum que é possível, sim, construirmos um outro futuro, utilizando energias mais limpas para um modo de vida mais sustentável (leia mais aqui sobre a atividade). Já na tarde de 25/1, às 14h, o Fórum Sul Abong e a CUT organizam a atividade “Iniciativas de governo aberto e sistemas de participação”.
Em 26/1, às 9h, será a vez do ISER organizar o “Mídia e religião: um debate sobre religião, política e democratização da comunicação no Brasil”, na Faculdade de Educação da UFRGS. No mesmo local e horário acontece o “Seminário economia verde, governança, participação e transparência”, organizado por Inesc e Instituto Vitae Civilis. Para Iara Pietricovsky, do colegiado de gestão do Inesc e que compõe o Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20, a participação do Inesc é importante porque o Instituto “faz parte do movimento social que está se mobilizando para recompor o campo crítico da sociedade civil brasileira, em articulação com os movimentos sociais do restante do mundo” (leia mais aqui sobre a atividade).
No período vespertino de 26/1, às 13h, o Fórum Sul da Abong organiza, com um conjunto de entidades, a oficina “Monitoramento de UFRGS - Faculdade de Direitos Humanos: uma questão de justiça social”. O evento acontece na UIFRGS. E no mesmo horário, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a atividade “Os planos municipais de Mata Atlântica no contexto das cidades sustentáveis”, no Instituto de Educação.
Já às 14h de 26/1, o Fórum Sul Abong, em parceria com CUT-RS e Seplag, organiza o evento “Iniciativa de governo aberto e sistema de participação”. No dia seguinte, às 14h, o Fórum Sul Abong e a CUT-RS promoverão a atividade “Sentido da democratização”, no auditório Danta Barone, também em Porto Alegre.
Em 27/1, às 9h, O Instituto Paulo Freire (IPF) organiza sua primeira atividade no Fórum Mundial de Educação, intitulada “Educação integral e município que educa”. O evento será realizado na Faculdade de Economia da UFRGS. O IPF organizará ainda outras duas atividades no Fórum, às 9h e às 13h de 28/1 (acesse aqui as informações detalhadas). Também às 9h de 27/1, o Observatório do Pré-Sal/IBASE realizará na Faculdade de Economia da UFRGS uma “Reunião de trabalho do comitê do Observatório do Pré-Sal”. A reunião segue no período da tarde, às 13h, no mesmo local.
Por fim, a Associação Brasileira de Homeopatia Popular organizará, às 9h de 27/1, uma “Roda de conversa sobre homeopatia popular”, no Acampamento da Juventude. No mesmo dia, às 13h, o Idec, em parceria com a Sempreviva Organização Feminista, Vitae Civilis, e com apoio do Projeto Cresça da Oxfam, realiza a oficina “Alimentos-produção-consumo: olhares das mulheres sobre sustentabilidade”. O evento acontece no Memorial do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega, Centro, em Porto Alegre.
WWW.ABONG.ORG.BR
0sem comentários ainda