Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog da Comunidade

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Dica 264–Especificar critérios de filtragem e E. públicas de N. Hamburgo adotam formato aberto para doc. digitais www.brofficeparaleigos.org


Dica 289 – Menu de contexto de banco de dados e Document Freedom Day

7 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dica 289 – Menu de contexto de banco de dados e Document Freedom Day 2011 – http://www.brofficeparaleigos.org/



A cidade de Matinhos - PR sediou o Circuito CELEPAR de Software Livre

30 de Junho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Foto: Luciana Trindade/Celepar

Matinhos, no litoral paranaense, sediou no último final de semana a sexta etapa do Circuito Celepar de Software Livre 2010, com a realização de uma série de palestras e oficinas sobre os programas de computador de código aberto.
A palestra de abertura - “O software livre no Governo do Paraná” - contou com a participação de autoridades e representantes das instituições parceiras: UFPr, Prefeitura Municipal e secretarias de Assuntos Estratégicos (SEAE) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Durante todo o sábado (19) aconteceram, palestras sobre a utilização de software livre no desenvolvimento de sistemas, solução multiterminal (Programa Paraná Digital), migração, segurança, infraestrutura, soluções em telecomunicações, gestão de ambiente Data Center, plataforma de desenvolvimento de sistemas (framework), além das oficinas sobre a suíte de escritório BrOffice, desenhos vetoriais em Inkscape e geração de portais dinâmicos XOOPS (eXtensible Objetcs Oriented Portal Systems).

Segundo o coordenador do projeto Software Livre na Celepar, Fabiano Mormul, o circuito é o principal evento promovido pela estatal paranaense para difundir os conhecimentos e as soluções da empresa sobre esse modelo de tecnologia. “O Paraná, através do Governo do Estado, avançou bastante no uso e desenvolvimento do software livre, com soluções em todas as áreas, graças ao compartilhamento do conhecimento e a disponibilidade da administração pública estadual em somar esforços com desenvolvedores de outras regiões do país e do exterior”.

Para o presidente da Celepar, Nizan Pereira, o software livre é um programa estratégico que já está incorporado à cultura da empresa graças ao empenho de seus técnicos. “Nossas parcerias com as universidades e prefeituras também refletem esse compromisso de compartilhar esses avanços”, destacou Nizan Pereira.

A próxima etapa será em Maringá nos dias 13 e 14 de agosto.

* fonte: CELEPAR



Técnico da Celepar é homenageado na Escola de Governo por luta em favor dos padrões abertos de documento

22 de Junho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O analista de sistemas e assessor especial da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vitório Furusho, foi homenageado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (22), durante a reunião da Escola de Governo, por sua cruzada em favor dos padrões abertos de documento. Ao destacar a trajetória de Furusho em favor do software livre, os programas de computador de código aberto, o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, salientou que esse modelo de tecnologia está consagrado na administração pública paranaense graças ao empenho dos funcionários da Celepar.

http://www.celepar.pr.gov.br/arquivos/Image/homenagem_Fursuho.jpeg

Foto: Márcia Midori: Celepar/Seae

O analista da Celepar Vitório Furusho, ladeado pelos secretários Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos) e Nei Caldas (Casa Civil), apresenta o troféu recebido  ODF Alliance Award.

Também conhecido como Open Document Format (ODF), os padrões abertos garantem que os arquivos digitais, tanto de textos,  Planilha, Apresentações e imagens, possam ser lidos e executados em qualquer tipo de plataforma, ao contrário do que acontece com os documentos criados em sistemas proprietários. Esse formato é reconhecido internacionalmente pela ISO através de norma ISO/IEC 26300. No Paraná, a Lei 15.742/2007 também prevê que os documentos oficiais sejam produzidos preferencialmente em formatos abertos.

Durante a Escola de Governo, o analista da Celepar apresentou o troféu ODF Alliance Award que recebeu ODF Alliance, a entidade que promove o uso do ODF em escala mundial, em reconhecimento aos esforços do Governo do Paraná pelo uso e desenvolvimento de soluções em software livre. O técnico paranaense já foi homenageado em diversos eventos nacionais e internacionais, entre eles o que aconteceu recentemente em Brasília, no Itamaraty, quando o Governo Federal, através do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, manifestou apoio às iniciativas das entidades que apóiam o ODF.


“O Furusho é um exemplo de trabalhador que orgulha o setor público paranaense”, destacou Nizan Pereira, que também vinculou a homenagem aos 102 anos da imigração japonesa no Brasil.

* fontes:


IV Encontro Nacional BrOffice.org: Certificados começam a ser enviados

5 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

NetbooksTerminadas as atividades que reuniram cerca de 4 mil inscritos em todo o país para o IV Encontro Nacional BrOffice.org e começam as atividades de pós encontro. Isso inclui a entrega de netbooks sorteados e outros brindes, avaliação dos estados e das Instituições envolvidas, acerto de contas e relatório final. Depois disso, o planejamento do V EnBrO.

Agora estamos em fase de entrega de certificados que devem ser enviados a todos os emails dos participantes. Para os seguintes estados já foram emitidos os certificados: DF-GO-MT-RN-AL-ES-PA-PE-RJ-SC-SP.

* fonte: IV Enbro



Prefeitura de Itaboraí - RJ vai treinar 100 funcionários em BrOffice.org

5 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fotoO treinamento irá apresentar o BrOffice.org como um valioso instrumento para viabilização do software livre em desktops e laptops, uma vez que proporciona ao usuário praticamente os mesmos recursos oferecidos por outras suites concorrentes. Serão apresentadas as principais diferenças entre os pacotes para escritórios existentes no mercado, os novos recursos visando o aumento de produtividade, técnicas de edição de documentos e resolução de problemas.

A Prefeitura considera a transição de todo o Parque Tecnológico Municipal para o BrOffice.org a exemplo da Petrobras, Caixa Economica Federal, Vivo, Banco do Brasil, Gabinete da Presidência da República, para ficar em apenas alguns exemplos. De acordo com Djones Braz de Araújo Costa, Assessor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Fazenda da prefeitura municipal de Itaboraí, além de uma série de vantagens, não existe a necessidade de pagamento de licença para uso do BrOffice.org como acontece com produtos similares.

* fonte: BrOffice.org