Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Só aqui você fala!

http://softwarelivre.org/brejaosense/fotojornalistica/velho-mercado-municipal.jpg

//

 

BREJÃO DA CAATINGA

0 amigos

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

RANCHO CULTURAL

5 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

“Cachoeira do Profiro”: local ideal para banhar e refletir

16 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

 

 

Por: Leandro Daniel

 

 

 

A “Cachoeira do Profiro” com suas águas negras em meio a mata fechada, situada em Retiro a quase de 45 Km de Brejão da Caatinga, é mais que um espaço para banho em ocasiões de folga, é um local para admiração. Não apenas pela variedade de figuras rupestres, mas porque possui uma imensa cadeia de rochas semelhantes a colchões sobrepostos incitando a imaginação de um projeto sobrenatural de acordo com a visitante Avelina Miranda.

 

 

Marcada pela cor preta das suas águas que mais parece café em estado líquido, além das inúmeras pedras (umas sobre outras) passando a ideia de uma plataforma criada a partir de vários colchões, a “Cachoeira do Profiro” (título dado por localizar-se na propriedade do dono com mesmo nome), pode ser mais uma prova contundente da existência de um ser sobrenatural.

 


A banhista brejãosense, Avelina Miranda, que reside no povoado de Rancho dos Padres a menos de 15 quilômetros do balneário afirma: “isso aqui foi Deus quem criou... não tem explicação não...” Todavia, dos banhistas que procuram a Cachoeira nos feriados e fins de semana, poucos se atem para este detalhe.

 

 

A nossa equipe visitou o local e ficou impressionada, e pôde ainda comprovar que realmente a Cachoeira é um fenômeno, por inclusive possuir desenhos (os quais não conseguimos fotografar) feitos por habitantes terrestres há vários séculos possivelmente, mas neste caso pouco ou nenhum estudo científico foi realizado.

E no momento, além de banho e talvez reflexão,este espaço aquático serve somente para irrigação.

 

 

 

 

 

 

A vegetação ao redor da “Cachoeira do Profiro” é composta pela caatinga somada a alguns aspectos de zonas serranas, afinal está localizada numa área próxima ao tabuleiro, com fauna diversificada tendo destaque para a criação de caprinos e bovinos.

 





 















MAIS FOTOS:









 













 







































Fonte:www.brejaosense.br30.com
Foto:Leandro Daniel


Alegria e tranquilidade fizeram parte da VII Cavalgada da Amizade de Brejão

16 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

 

Por: Leandro Daniel

A VII Cavalgada da Amizade que homenageou os vaqueiros Geraldo Marinho Pereira, Paulinho José da Silva e José do Chico foi tranquila e alegre segundo Paulo Fabrício Pereira, apesar da mudança do local da festa. A programação oficial iniciou-se neste sábado pela manhã em Gameleira com término em Brejão da Caatinga, e para alegrar os cavaleiros quatro grupos musicais tocaram  dentre eles a Companhia do Explode.

Os três vaqueiros receberem homenagens desde a madrugada de sexta-feira para sábado através da leitura de poemas e execução de músicas em carro de som a frente de Gilson Brejão além de foguetórios. Estes peões já faleceram e de acordo com Paulo “foram pioneiros... e significaram muito para nossa região”.

A Cavalgada começou em Gameleira com a tradicional “Bênção dos vaqueiros” celebrada por Reinaldo Pereira o popular Pereirão e Geovan por volta de 11horas e 20 minutos da manhã, os quais além de abençoar os vaqueiros mencionaram a importância dos jovens na sociedade.

 

 

 

 

Em seguida a satisfeita vaqueirama composta por mais de 800 pessoas seguiu para Salitre onde aconteceu a derruba do boi, sendo o “momento mais emocionante” ainda segundo Paulo. E os principais destaques foram os irmãos Elton e Neguinho da Família Delegado de São Tomé os quais lançaram o animal no chão.

 

 

Paulo afirmou também, que tudo aconteceu tranquilamente tendo como o único transtorno a queda de uma das paredes (do fundo) do Clube do Vaqueiro o que levou a organização da Cavalgada transferir a realização do evento para o ginásio de esportes. E para segurança da festa cinco policiais deram a cobertura além do auxílio dos três porteiros. O percurso mudado dentro das ruas brejãosenses terminou à tarde, tendo o almoço, sorteio de brindes e em seguida as apresentações musicais.

 

 

 

Desde o fim da tarde até por volta de 3 horas da manhã de domingo acontecerem os shows de Jorge e Júnior, Carlinhos dos Teclados, Companhia do Explode e Banda Pitoke Novo. Gilvan Silva da Companhia (grupo brejãosense) que lançou seu mais novo CD ontem afirmou: “o povo receberam a gente, dançado e tudo... curtindo, a festa tava muito animada...o pessoal gostaram de vê a gente cantando, e gente só tem agradecer.

 

 

Clique e ouça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:www.brejaosense.br30.com;Leandro Daniel

Foto: Leandro Daniel e Marcelo Pereira

 



VII Cavalgada da Amizade de Brejão da Caatinga acontece neste sábado

10 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

 

Por: Leandro Daniel


A VII edição Cavalgada da Amizade acontece próximo dia 15 em Brejão da Caatinga,e espera-se um número maior de participantes. Segundo um dos organizadores, Humberto Pereira da Silva o popular Caco, o evento promove a confraternização e o resgate dos vaqueiros da regiãosem fins lucrativos, e sempre homenageia alguém falecido.

A realização desta Cavalgada, é segundo Caco uma festa quereúne evaloriza da vaqueirama de Brejão e como Passagem Seca, Gameleira, Salitre, Tanque, Rancho dos Padres dentre outros já que esta cultura estava morrendo.

No evento que também conta com a presença de vários brejãosenses,ainda de acordo com Caconão é aceito patrocínio de políticos, somente de comerciantes e pessoas comuns o que se torna a maior dificuldadepara organização Cavaleiros da Amizade (formada pelo próprio Humberto, Helenário, Paulão, Clodão, Marlon, Claércio).

Para fugir da monotonia, pois outras cavalgadas surgiram em todo o território campo-formosense, esta VII Edição, Humberto ratifica:“além da VII Cavalgada estamos fazendo também no domingo, será a confraternização dos vaqueiros, ou seja, todo grupo que faz cavalgada vão ser convidado pessoalmente por mim e pela equipe para que esteja aqui no domingo. O que sobrar de bebida, de comida, os vaqueiros vão usufruir isso de graça.”

Além da mais bela camisa confeccionada entre todas as cavalgadas segundo Humberto, as atrações musicais Banda Pitoke Novo, Carlinhos Sanfoneiro, Jorge e Júnior e Companhia do Explode de Brejão também farão parte dos maiores investimentos do evento.

 

 

 

 

Fonte: Leandro Daniel

Foto:Leandro Daniel



Grupo de "seu Barriga" realiza reisado na virada de ano

10 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Por:Leandro Daniel

 

O grupo de reisado de liderado por Arivaldo Joaquim Daniel,popular “ Barriga”, realizou  na noite da virada de ano dentro da igreja Católica a abertura do tradicional período de Reis. Segundo Barriga, a cultura de cantar Reis atravessa gerações,traz boas recordações e para seu fortalecimento apoio como do governo é essencial, já Carlos Alberto da Silva, o Carrapicho, disse que o movimento da “Molinha”(bater de palmas) é o causador de alegria para si.

O reisado começou na Igreja na Católica por volta das 9h30 da noite desta última sexta-feira de 2010, e de acordo com Arivaldo 12 tocadores fazem o samba que contagia muita gente de Brejão, Maxixeiro, Rancho do Padre e outras comunidades vizinhas. Ainda segundo Arivaldo, o movimento teve origem com a vinda do seu falecido avó Daniel oriundo do Ceará.

Sábado e domingo são os dias ideais para realização do reisado, ratifica Barriga: “final de semana, é por causa que todo mundo precisa de trabalho né!, trabalha a semana, e o dia de sábado seria melhor pra gente”. E ainda para Barriga a situação poderia ser melhor se mais pessoas se envolvem como é o caso dos gestores políticos.

Para o irreverente Carrapicho o qual recebeu convites para cantar em outras cidades, na dança o que mais lhe gera gozo é a Molinha(o ato de bater as mãos sucessivamente), e se precisar ele toca qualquer instrumento.


 

 

 

 

 

Mais fotos...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Leandro Daniel

Foto:Leandro Daniel e Marcelo Pereira

 

 

 

Clique e ouça



Extensão do colégio Luzia de Freitas inaugura museu de Brejão da Caatinga

29 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Repórteres: Marcelo Pereira e Aline Camila

Editor-chefe: Leandro Daniel

 

 

Os professores Pedro Oliveira e Ana Lídia além dos alunos da extensão do Colégio Luzia de Freitas e Silva inauguram o Espaço Algaroba, museu de Brejão da Caatinga, onde funcionava o antigo “barracão” usado para colocar barracas da feira livre. Com o objetivo de registrar os acontecimentos da comunidade o evento aconteceu na noite desta sexta-feira dia 26, com a participação de toda a comunidade.

Na inauguração foram expostos trabalhos feitos pelos alunos, maquetes, e um filme contando a origem de Brejão da Caatinga, apresentação de cantigas de Reis, e vários autógrafos da mais nova artista da comunidade, Anaildes Costa, que divulgou o seu mais recente livro com retratando a história brejãosense em forma de literatura de cordel.

Para a professora Ana Lídia, objetivo do projeto é o de arquivar e zelar pela memória da comunidade e dá este registro bases de conhecimentos para posteriores escritores da nossa história. Disse também que apesar dos acontecimentos negativos, estava satisfeita pela inauguração e participação de todos, e pôde prestar homenagens às pessoas que faleceram nos últimos dias.

O aluno do ensino médio, Leonardo Rodrigues o qual estava presente no evento disse que apesar de tanta correria valeu a pena, prestigiar toda a realização do significante trabalho. Já para o líder de uma das associações comunitárias, Cerísio Bispo, o filme foi a amostra mais inovada e encantadora da narrativa histórica de Brejão.

O museu Algaroba vai ficar sempre aberto para as pessoas que querem conhecer mais um pouco de Brejão, de todos os contextos, dos mitos, pois muitos dos nossos bens foram destruídos, mas que poderão ser lembrados sempre.

Fonte:www.brejaosense.br30.com




Tags deste artigo: cultura arte folclóre artesanto cantiga comida