Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Obama: o presidente que pensa www

4 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1045 vezes

Fonte e cópia integral do : Blog Pense WWW

Há exato um ano era  eleito o presidente mais high-tech de todos os tempos nos Estados Unidos. Barack Obama revolucionou a forma como se faz campanhas eleitorais pelo mundo, com a ajuda da internet. A Obamamania se espalhou pela rede mundial de computadores e contagiou milhares de pessoas, mobilizou doadores, criou comunidades, elegeu um presidente.

Obama assumiu o cargo com a promessa de manter a web aberta e aproximar ainda mais pessoas ao mundo virtual. Um ano depois da eleição, veja o que o governo democrata fez pela cultura online nos EUA:

1- Atualizou e modernizou o site da Casa Branca, que ficou parecido com o layout do endereço de campanha. Lá publicou um memorando por um governo transparente e aberto, logo após a posse.

2- Criou e manteve atualizado um canal de vídeo no Youtube para divulgar os discursos públicos. Os vídeos já tiveram 22 milhões de exibições e tem mais de 179 mil seguidores.

3- Estabaleceu uma política de ampliação de acesso à internet banda larga no país até 2010. O plano inclui um investimento de US$7.2 bi para ampliar a banda pelo país, inclusive em áreas rurais.

4- Publicou um website para os eleitores seguirem o caminho do dinheiro público no país, com infográficos. Há estatísticas de créditos concedidos, fundos recebidos, empregos criados por Estados. É possível pesquisar gastos por departamento e secretaria de governo, federal e estaduais. Navegue e confira a política de transparência online.

5- Criou uma comunidade online para estimular o voluntariado no país.

6- Lançou uma competição para identificar e desenvolver 10 mil cyber especialistas em segurança na web para ajudar o país a garantir um ciberespaço menos suscetível a crimes e fraudes.

7- Fala a língua dos internautas, principalmente os mais jovens. Está engajado em redes sociais como Facebook e Twitter. Na página de Obama no microblog, foi postado hoje uma pergunta-participativa: "você tem uma recordação favorita do dia 4 de novembro? Conte com o hashtag #Nov4".

E você lembra de alguma outra ação de Barack Obama que tenha estimulado o pensamento digital?


Tags deste artigo: blue state digital ben self obama

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.