Fonte e cópia integral do : Blog Pense WWW
Há exato um ano era eleito o presidente mais high-tech de todos os tempos nos Estados Unidos. Barack Obama revolucionou a forma como se faz campanhas eleitorais pelo mundo, com a ajuda da internet. A Obamamania se espalhou pela rede mundial de computadores e contagiou milhares de pessoas, mobilizou doadores, criou comunidades, elegeu um presidente.
Obama assumiu o cargo com a promessa de manter a web aberta e aproximar ainda mais pessoas ao mundo virtual. Um ano depois da eleição, veja o que o governo democrata fez pela cultura online nos EUA:
1- Atualizou e modernizou o site da Casa Branca, que ficou parecido com o layout do endereço de campanha. Lá publicou um memorando por um governo transparente e aberto, logo após a posse.
2- Criou e manteve atualizado um canal de vídeo no Youtube para divulgar os discursos públicos. Os vídeos já tiveram 22 milhões de exibições e tem mais de 179 mil seguidores.
3- Estabaleceu uma política de ampliação de acesso à internet banda larga no país até 2010. O plano inclui um investimento de US$7.2 bi para ampliar a banda pelo país, inclusive em áreas rurais.
4- Publicou um website para os eleitores seguirem o caminho do dinheiro público no país, com infográficos. Há estatísticas de créditos concedidos, fundos recebidos, empregos criados por Estados. É possível pesquisar gastos por departamento e secretaria de governo, federal e estaduais. Navegue e confira a política de transparência online.
5- Criou uma comunidade online para estimular o voluntariado no país.
6- Lançou uma competição para identificar e desenvolver 10 mil cyber especialistas em segurança na web para ajudar o país a garantir um ciberespaço menos suscetível a crimes e fraudes.
7- Fala a língua dos internautas, principalmente os mais jovens. Está engajado em redes sociais como Facebook e Twitter. Na página de Obama no microblog, foi postado hoje uma pergunta-participativa: "você tem uma recordação favorita do dia 4 de novembro? Conte com o hashtag #Nov4".
E você lembra de alguma outra ação de Barack Obama que tenha estimulado o pensamento digital?
0sem comentários ainda