Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Andaluzia: Flamenco, azeitonas e software livre

28 de Agosto de 2006, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1100 vezes
En castellano con traducción automática (en prueba...tarda un poco...clique y espere) ATENCIÓN: use los links internos de la versión original en portugués!

/pub/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243/granada1.jpg /pub/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243/GuadaLinuex.png

Na semana passada estive, a trabalho, em Andaluzia participando do e-verano. A atividade organizada pela Iniciativa Focus e pela Hispalinux contou com o apoio e colaboração, dentre outros, da Junta de Extremadura, Junta de Andalucia e da Rede Internacional de Administraçoes Públicas para o Software Livre. Eu participei da abertura numa mesa que estavam presentes José Maria Rodriguez (Diretor responsável pelos programas de software livre da Junta de Andalucia), Juantomás Garcia - Presidente de Hispalinux além dos organizadores. Eu fiz a conferência inaugural apresentando a "rede internacional" e minha visão sobre a sociedade em rede. Tive o prazer de conviver com muitas pessoas importantes da comunidade software livre e com pessoas do governo andaluz que estão revolucionando os paradigmas tecnológicos desta região, como Esperanza Marchal Rosa - responsável pelos programas de formação de professor@s em software livre -, Allonso De Cala Bravo - responsável na empresa pública de Tecnologia da Informação da Junta de Andalucia pelo GuadaLinex-o software livre de Andaluzia- e Rodrigo Salvador, que trabalha numa empresa privada contratada pelo governo andaluz e que matém (suporte, gestão, treinamento e desenvolvimento) 250.000 computadores com software livre sob sua responsabilidade.

Impressionante as informações que recebi e estarei fazendo um informe mais completo nos próximos dias, mas antecipo alguns dados:

- Andaluzia já tem 400.000 computadores nas escolas funcionando com software livre

- Por decisão governamental, todos os programas desenvolvidos pela Junta de Andalucia devem ser livres com código disponibilizado para toda a sociedade em repositório público

- Todos documentos de circulação interna e para os cidadãos gerados pelo governo devem obedecer os estandares abertos internacionais (e o governo brasileiro - através do Presidente do ITI - resiste a esta democratizaçao...que coisa...)

- As compras de programas informáticos do governo devem ser 100% em software livre

- Está em funcionamento em Sevilha, em convênio com empresas de hardware, o "Centro Andaluz de Software Libre" que tem o objetivo de estudar e achar soluções e drivers para que a maior quantidade de máquinas e periféricos funcionem com o GuadaLinex . Este programa envolve, além das empresas privadas, os estudantes das escolas e universidades da região.

Granada...a última cidade moura a cair na península ibérica

No final de semana, a convite de minha amiga Carla Viviane (brasileira que vive em Granada), desfrutei mais uma vez desta cidade encantadora. A primeira vez que estive em Granada foi em 2001 com meu amigo Espanhol-andalúz Ismael Olea, num dos meus primeiros giros pela Europa. Sempre tive vontade de voltar nesta cidade, e agora mais ainda, pelo encanto de suas tradições e culturas de orígem moura (árabes) e ciganas, o flamenco e pela simpatia de sua gente.

Granada foi a última cidade a "cair" (se render) para a reconquista cristiana na penínusla ibérica depois de oito séculos de domínio mussulmano.

Lá eu curti, em especial, o bairro de Albaicín onde passei todas as duas noites, bebendo vinho, curtindo a cultura andaluza e confraternizando com minha amiga Carla, Vera (uma brasiliense que vive na cidade) e seu namorado Alí, um Libanês. Durante o dia passeios pelo bairro de Sacromonte no calor escaldande da cidade. Mas imperdível é visitar e mirar a sierra nevada e a Allambra...fica para a próxima.

/pub/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243/Granada_galera.jpg /pub/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243/Granada_teteria3.jpg /pub/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243/granada_teteria.jpg
Fonte: /bin/view/Blogs/BlogPostMarceloBranco20060828080243

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.