Fonte: VR14
Produzir hortaliças no sertão, é algo que há pouco tempo atrás os pessimistas e mal informados diziam que era praticamente impossível, mas graças a diversas políticas públicas desenvolvidas pela sociedade civil e as esferas governamentais como as tecnologias de armazenamento de água, isso está se tornando realidade.
Uma dessas inciativas é o Adapta Sertão, que está compartilhando informações com os produtores e produtoras de hortaliças, através de capacitações desenvolvidas pelo Projeto Mais Hortas, orientando estes, desde a produção a comercialização. Como é o caso de Elinalva e Marinalva da comunidade do Mateus, município de Pintadas, personagens principais da matéria em vídeo que à assessoria de comunicação da Rede Adapta Sertão produziu.
Veja o vídeo
Estas mulheres fazem parte de um grupo de milhares de produtores e produtoras que estão dando uma nova cara para a agricultura familiar no semiárido nordestino, cultivando mesmo em pequenas propriedades uma grande variedade de alimentos de forma agroecologia, e no caso delas e outros 28 produtores estão tendo uma força mais, o projeto Adapta Sertão.
Um dos gargalos que impede o desenvolvimento da agricultura familiar são as inúmeras dificuldades para comercializa os produtos e pensando em solucionar este problema para o seguimento de hortaliças no município de Pintadas a Cooperatva Ser do Sertão, junto com o Adapta Sertão criaram uma barraca padronizada na feira-livre da cidade para vender os produtos dos cooperados.
0sem comentários ainda