Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Notícias Home
Tela cheia Sugerir um artigo

O cenário do Skate em Feira de Santana

9 de Julho de 2016, 3:00 , por Luiz Gonzaga das Virgens - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 180 vezes
Skate feira de santana editado

Skate feira de santana

 

Fonte: Feirenses
No dia 19 de junho ocorreu a segunda edição do Go Skate Day Fsa, um evento em referência ao dia mundial do skate – que foi comemorado no dia 21/06. O evento reuniu cerca de 600 skatistas, além de simpatizantes, apoiadores e praticantes de outros esportes.

O dia mundial do Skate foi criado em 2004 pela IASC (International Association of Skateboards Companies) e já é celebrado em mais de 10 países. Em Feira de Santana o maior objetivo é fortalecer o cenário skateboarding por aqui: “o propósito do evento é fortalecer cada vez mais a cena do esporte na cidade, pois através dos diversos eventos que estão sendo promovidos, o skate e outros esportes radicais estão cada vez mais fortes”, nos contou Leandro Souza, organizador do Go Skate.

O skate em Feira de Santana
O skate é um dos esportes mais praticados no mundo, e o sétimo mais praticado no Brasil. Em Feira a modalidade tem se mostrado bastante promissora. Skatistas como Jailson Santana, Enio Gomes, Thiago Nunes e Junior Huston carregam o nome de Feira por diversos campeonatos, inclusive algumas disputas de nível nacional.

Se houvesse um santuário do esporte na cidade, este seria a pista da Praça de Alimentação Gilson Pedreira, na Avenida Getúlio Vargas. Mas, segundo os próprios skatistas, a pista está muito aquém da qualidade de uma pista profissional, o que dificulta a consolidação do esporte no município.

As dificuldades acerca do cenário skateboarding feirense obrigam os skatistas a fazerem manobras dentro e fora das pistas. Os empecilhos vão desde a falta de uma pista adequada para a formação de esportistas de alto rendimento, até o preconceito e a falta de grandes patrocinadores que invistam no esporte. Algumas empresas e amigos sensibilizados com a causa contribuem no que podem para que a modalidade se mantenha viva e operante.

Perguntado sobre o cenário skateboarding na cidade, Leandro diz: “Sem dúvida nenhuma a realidade de hoje é o crescimento, Feira tem verdadeiros guerreiros e muitos bons atletas de nível internacional. Sem o apoio necessário e sem uma pista profissional já somos quatro vezes campeões baianos de skate. O skate ainda vai movimentar um mercado muito grande aqui na cidade, com grandes campeonatos, atletas se profissionalizando, vivendo do skate e o mais importante, praticantes utilizando o skate como uma poderosa ferramenta de transformação de vida”.
O Movimento #queremosoutrapista
O “#queremosoutrapista” surgiu através de uma viagem de Leandro Santos, idealizador do movimento e um dos organizadores do Go Skate Day, à cidade de Santos (SP). Lá ele pôde observar a aplicação de toda uma política de investimentos públicos e privados em prol do skate.

A partir do que foi observado durante a viagem a Santos, foi criado um grupo no Facebook, que hoje reúne mais de 4.500 membros, mobilizados em prol da construção de uma pista profissional e da promoção de políticas que possibilitem um suporte maior para os praticantes do esporte em Feira de Santana.


As reuniões com o Poder Público e o projeto do Skate Park
Em 2015 o Movimento teve sua primeira reunião oficial, com a presença dos secretários municipais Ildes Ferreira, Rafael Cordeiro e Carlos Brito, que ouviram as reivindicações dos atletas e propuseram soluções para a demanda.

Posteriormente, houve um encontro com o Prefeito José Ronaldo de Carvalho, onde se discutiu a construção de um Skate Park na cidade. Na reunião esteve presente o Engenheiro Ernesto Belote, especialista na construção de pistas de skates, sugerindo o Parque da Cidade para o local da nova pista. O Prefeito firmou o compromisso pela construção do Skate Park, mas, segundo membros do Movimento, alguns trâmites legais necessários, no processo licitatório, para a construção do equipamento estão impedindo o andamento do projeto.

Acesse o Grupo que reivindica no Facebook outra pista de skate na cidade!


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.