Ir para o conteúdo
ou

<span>bahia 1798</span>

 Voltar a Notícias Home
Tela cheia Sugerir um artigo

Artista de São Feliz do Coribe cria veículo para cadeirantes

11 de Março de 2016, 0:29 , por Luiz Gonzaga das Virgens - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 51 vezes
Ve culo para cadeirante editada

Ve_culo_para_cadeirante

Fonte: Matutar

Imagem: Maurizan Cruz

Você já se imaginou sem andar por conta de uma deficiência e ficar preso na própria casa com a porta aberta e sem poder sair? Pois é, se coloque nessa situação e me diga qual seria sua reação se alguém lhe prometesse a liberdade?

Hoje, eu trago uma história que merece não somente a sua atenção, mas a solidariedade também. O personagem é o artista plástico Welton de Jesus de São Félix do Coribe, cidade de pouco mais 15 mil habitantes e localizada na região Oeste da Bahia.

Digo para você que essa realidade faz parte da vida de muito mais pessoas do que você imagina. Diante disso, o artista plástico Welton Jesus criou um projeto que visa construir tricicletas para doar a pessoas que não podem andar com as próprias pernas. Ele aprendeu a arte de construir as tricicletas com o pai. Na época tinha apenas 16 anos de idade e morava na cidade de Taguatinga (TO).

Quem são as pessoas que serão beneficiadas?

Nessa primeira etapa, as três pessoas que serão beneficiadas. Uma é a dona Célia do setor Planalto – Ela perdeu o movimento das pernas após fazer uma cirurgia arrisca na coluna. Outra pessoa que receber a tricicletas é o senhor Jovino que mora perto da Cerb, no final da rua Teixeira de Freitas, do outro lado da pista em Santa Maria da Vitória. A terceira tricicleta será entregue a uma jovem de 15 anos que mora na comunidade de Bom Sucesso, município de São Félix do Coribe. Ela se chama Eliete e quando era bebê teve um problema nos rins que acabou atrofiando as pernas. Segundo Welton, ela sequer tem cadeiras de rodas e para ir à escola, a mãe dela precisa levar ela nos braços até o ponto de ônibus. Essa rotina se repete durante os cincos dias da semana.Você pode fazer a sua parte

Agora que você conheceu as pessoas que vão ser atendidas pelo projeto, acredito que consegue entender o quanto estão ansiosos para receber a liberdade de poder ir e vir. Pode até parecer algo simples, mas para essas pessoas representa uma nova vida, um alento para as dificuldades diárias que enfrentam todos dias.

Welton me contou que a mãe da menina Eliete disse que a tricicleta seria um milagre na vida da filha. Consegue imaginar a magnitude dessa ação? A gente pode fazer o mundo melhor e não precisa ir muito longe, têm pessoas próximas de você que estão precisando de um simples ato de solidariedade.

No entanto, para tocar o projeto adiante, Welton precisa da ajuda de amigos, conhecidos e de pessoas como você. Para montar cada tricicleta, por exemplo, o investimento necessário é de R$ 480,00, incluído a ferragem para criar a estrutura e todas as peças como pneus, correntes, freios e pedal.

A meta é construir três tricicletas até o dia 15 de abril, quando será realizada a entrega em um grande passeio ciclístico com parada no centro da cidade. Até o momento do fechamento desse texto, Welton já contava com as peças de uma das unidades, doadas por Aldinho da Pró-Bike; Já as pinturas serão feitas por Edivaldo Fiinho da Indiana Serviços. O projeto conta, também, com o apoio do grupo de ciclismo Pedal do Corrente, representado pelo professor Washington e Pablo e de Élson Ferreira, conhecido como Nego da Oficina Corrente. Só que ainda faltam os materiais e as peças para montar as outras duas tricicletas.

O que posso fazer para ajudar?

Para  ajudar, pode ser qualquer quantia, o que vale é boa ação. O Welton de Jesus deixou o número do celular dele que também é Whatspp para contato: (77) 9 9109-1360. Anota aí  e converse com ele, tire suas dúvidas e ajude esse cara a fazer a diferença nas vidas dessas pessoas. Tenho certeza que você está contribuído para uma boa causa e estará tornando o mundo melhor. Se preferir pode ir na casa dele que fica na Rua Arthur Vieira Neves, nº 32 em São Félix do Coribe (BA).

Ele também está no facebook no seguinte endereço: https://goo.gl/aPnwKQ.Tá, mas quem é esse Welton de Jesus?Welton Rodrigues de Jesus é um artista plástico de São Félix do Coribe. Ele nasceu em Campos Belos (GO), morou em Taguatinga (TO) e em 2006 chegou na cidade. Conhecido pela arte da pintura em tela, ele é um artista completo, com várias criações que vão desde a arte em metal, a criação de bicicletas turbinadas, além de ser músico. Welton tem 38 anos, é casado e pai de três filhos.

Dono de coração sensível aos problemas sociais da comunidade, Welton é um daqueles caras que não para de inovar e colocar a vida em movimento. Com uma mente inquieta e talentosa ele tem espalhado arte dele pela região. Atualmente ele é instrutor de pintura em tela para alunos do projeto Oficina Cultural de Arte (OCA).

Por Maurizan Cruz


Tags deste artigo: mobilidade acessibilidade Tricicleta

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.