Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL.Org marca presença na reunião de planejamento do CISL

10 de Abril de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 939 vezes

Na foto, Deivi Kuhn (Serpro), coordenador executivo do CISL, instiga as a definição de diretrizes dentro do Grupo 1, que discute Adoção de Software Livre, Capacitação e Sensibilização.


Durante dois dias, o Software Livre é a pauta de intensos debates em Brasília, na reunião de planejamento do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal, o CISL. E como não poderia deixar de ser, a Associação Software Livre.Org marca presença com a participação de seus sócios e colaboradores.

O time de peso é encabeçado pelo embaixador do Software Livre Sady Jacques e pelo membro do GT-Captação José Antônio Tavares, que vieram a Brasília especialmente para participar da reunião. Além deles, participam também o ex-coordenador da ASL.Org Marcelo Branco e o colaborador Mario Teza, ambos sócios, convidados pela organização do evento para serem provocadores nos grupos de trabalho; Valéssio Brito, pelo Ministério da Justiça; além dos organizadores Deivi Kuhn e Carlos Machado, que acumulam as funções de funcionários do Serpro, secretários-executivos do CISL e defensores do Software Livre.

O GT-Comunicação, na figura da coordenadora Mariel Zasso, também marca presença, auxiliando na cobertura do evento para as redes sociais e na divulgação, nas nossas redes, das decisões e encaminhamentos.

 

O FISL como diretriz

A preocupação quanto ao envolvimento (ou a falta dele) por parte do governo no Fórum Internacional Software Livre transpareceu em diversas falas no debate Desafios da Adoção do Software Livre, na qual os provocadores convidados expuseram as questões que consideram problemáticas a serem combatidas. Na mesa, Marcos Mazoni, Marcelo Branco, Luiz Felipe Costa, Sergio Amadeu, Deivi Kuhn, Ricardo Poppi, Mario Teza e Fabio Kon provocaram as discussões que deveriam ser discutidas pelos grupos de trabalho que se reuniram à tarde.

Na citação mais objetiva, Marcelo Branco deu um recado para o Governo Federal em um apelo em favor do Fórum Internacional de Software Livre (FISL):


"É preciso viabilizar financeiramente o FISL, o evento que ajudou o governo a se constituir como referência em Software Livre no mundo"
 
A caravana não para

Após a cerimônia de abertura e provocações iniciais no debate, foram formados Grupos de Trabalho que vão definir metas, objetivos e ações em três frentes:

  •  Adoção de Software Livre, capacitação e sensibilização
  •  Compartilhamento e colaboração
  •  Sociedade e Instituições de Ensino

Instituído através do Decreto de 29 de Outubro de 2003 o Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal é um dos comitês do Governo Eletrônico - http://www.softwarelivre.gov.br/documentos-oficiais/DecretoComite/

O objetivo do evento, aberto a qualquer interessado, é avaliar o andamento atual do Comitê e definir as ações do mesmo para o biênio 2013-2014.

Nossa participação é fundamental para o sucesso dos objetivos do Comitê e da luta em prol do Software Livre e do conhecimento livre e compartilhado. Vamos ficar de olho!

Assista às reuniões coletivas ao vivo: http://assiste.serpro.gov.br/cisl e compartilhe! #cisl2013


Tags deste artigo: eventos eventos 2013 software livre cisl serpro governo federal ministérios fisl conhecimento compartilhado