Grokpodcast sobre Arduino
13 de Dezembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaHá algumas semanas saiu um conjunto de episódios sobre o Arduino no Grokpodcast.
Para saber mais detalhes e ouvir os episódios, veja o post em meu blog: Grokpodcast sobre Arduino.
–
V – Arduinrio Hack Day (11.12) – Divulgação
30 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO próximo Hack Day será dia 11 de dezembro dentro do evento Fórum de Software Livre de Duque de Caxias.
Lembrando que desta vez é obrigatória a inscrição para participar, o motivo é que estaremos fazendo nosso evento dentro de outro, e os organizadores do FSLDC solicitaram a relação dos participantes para autorizar a entrada na portaria do Hotel Mont Blanc.
Os participantes deverão contribuir com a quantia de R$5,00 para o FSLDC, já que estaremos dentro do evento e além de poder assistir as palestras poderemos participar dos coffe-breaks, obrigado organização do FSLDC!
As coordenadas mais precisas para se chegar ao local estão no site do FSLDC :
http://forumsoftwarelivre.com.br/2010/?q=localdoevento
Palestras:
- LibEvent – Arduino orientado a eventos – desperdício de ciclos nunca mais! – 40″ – Fernando Correa (autor da lib) (https://github.com/FCO/EventLibs)
- ArduModelismo – 30″ – Samir Cury (http://www.samircury.eng.br)
- Amp na lata – 30″ - Mary Fê (http://www.maryfe.net)
- Strip Arduinlinux – 25″ – Diogo Leal(http://www.diogoleal.com)
Projetos para o hands-on:
- CNC(?)
- Automação via palmas
- Sensor de deslocamento por mouse óptico
- Sensor de inclinação com Nunchuck
IV – Arduino Hack Day (13.11) – Divulgação
29 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEstá programado para o dia 13 de Novembro o IV Arduino Hack Day da comunidade ArduInRio.
MUDANÇA DE LOCAL:
Ocorrerá na UERJ Campus Maracanã à partir de 9:30 da manhã.
Av. São Francisco Xavier, 524, 5º andar - Maracanã.
Exibir mapa ampliado
Palestra confirmada:
- Arduino sem fio – Samir Cury
- Amarino, Android, Beagleboard e Hawkboard – Oscar
Grade planejada é:
- 9:30 – Inicio das Palestras
- Discussão sobre o Olimpíada de Robótica
- Hands on
- Almoço
- Mais Hands on
Inscrições aqui
IMPORTANTE: Para agilizar e facilitar o hands-on sugerimos que quem pretende levar seus notebooks, já os levem com o Arduino IDE (programa usado para desenvolver com o Arduino) instalado. Caso alguém tenha dificuldade, não se preocupe. Leve seu note que ajudaremos na instalação no dia. Essa ação visa apenas otimizar o tempo de quem já puder levar o computador configurado Para maiores instruções acessem o link do site oficial (aqui).
Quer saber como é um Hack Day?
Confira os últimos :
http://blog.arduinrio.cc/2010/10/18/iii-arduino-hack-day-10-10/
http://blog.arduinrio.cc/2010/09/12/ii-arduino-hack-day-escola-tecnica-estadual-ferreira-viana/
http://blog.arduinrio.cc/2010/08/26/arduino-hack-day-no-openspace-ii/
Esperamos você lá
III Arduino Hack Day – 10.10
18 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoal,
Mais uma vez nos reunimos para um Hack Day, que foi junto com o III OpenSpace , chegando na UNIRIO, muita gente ficou presa na ponte, o que deu pra galera conversar e se conhecer, foi maneiro saber que o evento também foi divulgado para os alunos da UNIRIO, pois apareceu um aluno de lá que nem conhecia a lista ainda.
Depois que o Pedro chegou conseguimos achar uma sala para acomodar o pessoal, onde continuamos conversando um pouco enquanto esperávamos o pessoal que estava preso na ponte chegar, incluindo o primeiro palestrante, Álvaro Justen.
Quando recebemos a notícia que só poderia haver projetor depois do almoço, propus que adiantássemos o Hands-on , daí alguns novatos pediram uma explicação rápida sobre o que era o Arduino, e para isso utilizei alguns slides da minha palestra na UNIPLI, onde felizmente o Álvaro que deu a palestra completa em todos os detalhes de introdução ao Arduino chegou e continuou, depois que dei a visão geral.
Após isso fomos almoçar, no almoço coletivo mais barato da minha vida (11 reais).
Voltamos já no Hands-On, eu (Samir) preferi não dar minha palestra sobre Arduino sem fio sem projetor pois mostraria muita coisa que não daria para ver de longe na tela do laptop.
Então se formaram diversos grupos após o Oscar ter falado algum tempo de como começou a ArduInRio.
Seguem os resumos das bancadas que se pronunciaram :
Bancada 1:
Presentes na bancada :
Samir Cury (escrivão)
Diogo Leal
Nelson
Rodrigo Carvalho
(Alguns que esqueci o nome, me lembrem =P)
O que fizemos :
Primeiro tentamos fazer o Arduino funcionar com o ethernet shield, primeiro usando a LIB ETHERNET que já vem no Arduino, mas logo descobrimos que não era esta a lib certa, mas sim a etherShield, que baixamos, instalamos, rodamos o exemplo de PING, que nas 2 únicas vezes que respondeu ao Ping demorou 35s e 11s. A API não poderia ser pior, então desistimos disso e fomos para o seguidor de linha com meu robo-tanque.
Depois de uns ajustes mecânicos, descobri que meu pack de baterias de Li-Po tinha “brickado”, o que deveria dar de 6 a 8 V estava dando 2 V.
Depois de alguma depressão parti para outra e fui tentar fazer um analisador de sinal de áudio junto com a Mary Fê, Diogo, e quando chegou o Carlos Eduardo também.
Usamos um LM741 como OP-AMP e antes de ligar a guitarra, usamos um microfone de eletreto, ele funcionou relativamente bem dando um sinal de saída com tensão eficaz de pico em torno de 0,6V, o que já era suficiente para o Arduino entender, e o Amplificador de bolso da Mary também.
Depois que isso funcionou, a galera dispersou com o sentimento de job-done =P e eu levei o trabalho pra casa, estou aqui ainda com o CKT montado, e ainda farei uns testes com o Arduino pra publicar na lista, assim que sobrar tempo.
Bancada 2:
Eu (Mary Fê), o Felipe e o Jean fizemos juntos dois exercícios dos
exemplos.
Ambos com leds, um era de fade e o outro era de blink. Começamos timidamente com um led, mas depois usamos dois leds, conseguimos
alternar os tempos de blink e fade com o exemplo de usar as portas digitais como analógicas (PWM).
Bancada 3:
Eu (Marco), Jean, Bruna, Viviane, Luar, e mais uma galera que não me recordo exatamente. Fizemos juntos uma espécie de Dojo. Tá bom! Não dá pra chamar de DOJO, foi mais um dojinho. rsrsr. Tentamos fazer um rodízio no notebook e no Arduino. De início eu explicava o exemplo, e mostrava como fazer o circuito na protoboard. Depois a galera fazia novamente e criava uma variação mais complexa do exemplo.
Frisei que o mundo do Arduino está cheio de exemplos prontos (inclusive na IDE) e não é preciso conhecer a fundo nenhuma API para sair desenvolvendo.
O mais legal é que muita gente nunca tinha desenvolvida nada com o Arduino. Para muitos era o primeiro contato. Como sempre, todos se surpreenderam com a simplicidade do projeto Arduino, e com facilidade em criar projetos sem conhecimento avançado em eletrônica e computação. Seu limite é sua imaginação.
O pessoal do semaforo do Dojo tambem descobriu naquele dia como integrar o semaforo ao Dojo-tools sem que houvesse um funcionamento estranho do semaforo, e a partir de entao o semaforo comecou a ser usado nos Dojos =)
Apos o hands-on tambem rolou um jam de guitarra de bolso com a Mary Fê e quem mais quis tocar :
Por esse mês é só pessoal, espero ver todos no próximo Hack Day para aprender e realizar cada vez mais!
Em breve a olimpíada de robótica ArduInRio – projeto em discussão nas listas.
Ate breve!
Palestra – Hardware Livre na Semana de Computação da Universidade Plínio Leite – Niterói
2 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoal,
Faço este post para divulgar os slides para quem assistiu e não assistiu, e para os curiosos saberem como foi.
Durante o dia tive várias desventuras como acidentalmente queimar meu FTDI (interface USB) preparando os exemplos, tenho o mau-hábito de achar que se for por um curtíssimo intervalo você pode forçar os limites de corrente um pouco. Nunca mais hehe. Por muita sorte temos mais um Arduineiro que mora perto, Oscar, que me emprestou o Arduino dele e também foi na palestra, obrigado Oscar!
Chegamos em cima da hora, mas sem os exemplos prontos, graças ao incidente acima e o trânsito maravilhoso do rio que me fez sair do trabalho às 4 para chegar na universidade 6:50.
Pedi para adiantarem a palestra que viria depois, então tive uma hora para acertar tudo.
Começando a palestra, o público era relativamente grande (40 a 70 pessoas) (meu olhômetro é muito desregulado hehehe)
Muitos ficaram bastante curiosos e até perguntaram do robô que levei para mostrar também, alguns aqui já devem conhecer o famoso tanque :
Ao longo da palestra, que verão a seguir no slideshare, falei sobre o Arduino, seus recursos principais como leitura e escrita analógica e digital, PWM, um pouco mais a fundo sobre ADCs, explicando porque o valor é de 0 a 1023 (10 bits).
Também comentei um pouco sobre a possibilidade de gravar som e após reproduzir perfeitamente com um shield, mas com o Arduino stand-alone… humm… nao sei nao. Talvez a taxa de amostragem seja muito baixa (detalhes nos slides).
prosseguindo, falei de diversos shields, comparando como era implementar no PIC (tudo from scratch), e a facilidade dos shields e suas libs.
Apos falar um pouco sobre versoes diversas do Arduino e comentar que e com o Eagle que geralmente se trabalha em cima para aprimorar ou modificar a placa e gerar uma nova.
Finalizei falando de Cellbots e da ArduInRio, convidando a todos para entrar na nossa lista e ir ao III Arduino Hack Day.
E isso ai pessoal, seguem os slides :