Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog ArduInRio
Tela cheia Sugerir um artigo

Palestra – Hardware Livre na Semana de Computação da Universidade Plínio Leite – Niterói

2 de Outubro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 180 vezes

Olá pessoal,

Faço este post para divulgar os slides para quem assistiu e não assistiu, e para os curiosos saberem como foi.

Durante o dia tive várias desventuras como acidentalmente queimar meu FTDI (interface USB) preparando os exemplos, tenho o mau-hábito de achar que se for por um curtíssimo intervalo você pode forçar os limites de corrente um pouco. Nunca mais hehe. Por muita sorte temos mais um Arduineiro que mora perto, Oscar, que me emprestou o Arduino dele e também foi na palestra, obrigado Oscar!

Chegamos em cima da hora, mas sem os exemplos prontos, graças ao incidente acima e o trânsito maravilhoso do rio que me fez sair do trabalho às 4 para chegar na universidade 6:50.

Pedi para adiantarem a palestra que viria depois, então tive uma hora para acertar tudo.

Começando a palestra, o público era relativamente grande (40 a 70 pessoas) (meu olhômetro é muito desregulado hehehe)

Muitos ficaram bastante curiosos e até perguntaram do robô que levei para mostrar também, alguns aqui já devem conhecer o famoso tanque :

Ao longo da palestra, que verão a seguir no slideshare, falei sobre o Arduino, seus recursos principais como leitura e escrita analógica e digital, PWM, um pouco mais a fundo sobre ADCs, explicando porque o valor é de 0 a 1023 (10 bits).

Também comentei um pouco sobre a possibilidade de gravar som e após reproduzir perfeitamente com um shield, mas com o Arduino stand-alone… humm… nao sei nao. Talvez a taxa de amostragem seja muito baixa (detalhes nos slides).

prosseguindo, falei de diversos shields, comparando como era implementar no PIC (tudo from scratch), e a facilidade dos shields e suas libs.

Apos falar um pouco sobre versoes diversas do Arduino e comentar que e com o Eagle que geralmente se trabalha em cima para aprimorar ou modificar a placa e gerar uma nova.

Finalizei falando de Cellbots e da ArduInRio, convidando a todos para entrar na nossa lista e ir ao III Arduino Hack Day.

E isso ai pessoal, seguem os slides :


Fonte: http://www.arduinrio.cc/2010/10/03/palestra-hardware-livre-na-semana-de-computacao-da-universidade-plinio-leite-niteroi/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.