2.500 organizações espalhadas pelo globo, cerca de mais de 74.000 máquinas, estão envolvidas em uma botnet global devido a infestação do trojan Zeus permitindo que várias senhas bancárias, contas de email e dados confidencias sejam roubados.
Este trojan é enviado em um e-mail bastante convincente que simula uma mensagem da NSA, a Agência Nacional de Segurança do governo americano. O email pede que a vitima faça o download do relatório “2020 Project.” outra variante mascara o remetente nobody@sh16.ruskyhost.ru com a conta de email admin@intelink.gov.
Como característica básica de um trojan horse ele pode ser usado para pesquisar e roubar arquivos em vários computadores, fazer o download e a instalação de vários programas e permite o controle remoto do computador infectado.
Somente 16 dos 39 anti-virus usados pelo Virustotal.com detectaram o arquivo infectado.
Alguns alvos destes ataques são empresas como Merck, Cardinal Health, Paramount Pictures, e Juniper Networks. Existem algumas especulações que os criminosos responsáveis pelos ataques estão localizados no Leste Europeu usando um servidor localizado na Alemanha.
Mais de 75 Gig de dados já foram roubados 68.000 logins de acesso a emails, contas bancárias, redes sociais, Yahoo, Hotmail e cerca de 2.000 certificados digitias ( SSL ) e dados individuais. Os computadores atacados também estão infectados pelo malware Waledac. As maiores vitimas destes ataques estão localizadas no Egito, Arábia Saudita, Turquia e Estados Unidos dentre os 200 países que possuem hosts infectados.
Como ocorreu anteriormente com o plugin Sothink Web Video Downloader do Firefox somente os usuários do sistema operacional de Redmond estão fadados a sofrer esse mal irremediável.
Este não será o 1o. nem o último ataque global aos usuários deste sistema. Culpa somente de tio Bill e os seus comparsas? Acredito que não. Acredito que boa parte culpa venha dos usuários pelas seguintes razões:
1o. Usar Windows
2o. Usar Windows
3o. Não possuir o mínimo discernimento do valor das informações contidas em suas máquinas
4o. Não se proteger usando ferramentas de segurança além do já batido e cada vez mais ultrapassado AV.
5o. Clicar em qualquer maluquice que surge em sua tela.
6o. Não verificar a procedência das mensagens que surgem em suas caixas de email
7o. Vou parar aqui senão a lista não acaba.
Posso facilmente listar alguns worms e malwares que acabaram com metade do globo na última decada:
Quer a lista completa desde 1970? Clique AQUI
Para ajudar este intrépidos usuários disponibilizo o LINK de uma ferramenta para remoção do Zeus.
Infelizmente não posso garantir a eficácia da ferramenta porque sou um feliz e seguro usuário do GNU/Linux desde 1997, inclusive fiquei um pouco desatualizado sobre o assunto vírus por causa desta escolha.
Fonte
-
0sem comentários ainda