Hoje é o terceiro dia do UEADSL. O evento fechou ontem com 1838 visitas registradas no dia 15 e a média de visitas subiu para 22 visitas por post.
Como no semestre passado, estamos fazendo um levantamento dos posts mais movimentados para divulgá-los aqui. Desta vez aprimoramos o processo de avaliação, conforme informado no blog (aqui).
Os três primeiros colocados do dia 14 foram:
1. "As liberdades essenciais do software livre e a mercadorização do conhecimento"
Resumo: O trabalho buscará fazer uma reflexão, de maneira sucinta, sobre como as liberdades essenciais do software livre impedem a transformação do software em mera mercadoria, sobretudo através da garantia de acesso ao seu código-fonte, preservando-lhe a essência enquanto conhecimento humano.
Autor: Gleidston Alis Mendes de Campos
Trilha: Universidade e Software Livre
2. "Papel do Software Livre na Educação"
Resumo: Inserir a escola no contexto da informatização significa deixar ao seu alcance recursos como computador, internet, licenças de programas, etc. Porém, a obtenção desses recursos não é fácil, principalmente no que se refere aos gastos com licenças de programas. Neste artigo, vamos discursar sobre o software livre como ferramenta educacional, e o seu papel na disseminação de recursos de baixo custo para a educação e inclusão digital.
Autores: Thiago Monteiro Serpa, Igor Assis Lana e Cruz, Romulo Baia Trindade, Luiana Mendes Lauria
Trilha: EAD e Software Livre
3. "Graduação e Software Livre"
Resumo: Este trabalho propõe discutir a importância dos Softwares Livres em relação ao compartilhamento do conhecimento e a solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores. Entretanto, antes de tudo, é necessário entender o que é o Software Livre e a necessidade de capacitar as pessoas para que melhor aproveitem dessa tecnologia, modificando-o e adaptando-o de acordo com o que precisam, cada um dentro de sua especificidade.
Autores: Vitor Iyomassa Costa, Ananda Silza Venam de Souza, Danilo França Melo de Lima
Trilha: Cultura Livre
Parabéns aos autores!
---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Software livre, mercado e educação: os temas mais movimentados do primeiro dia de UEADSL.
16 de Novembro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 38 vezes
0sem comentários ainda