O BBB não é da Globo, é software livre e é um programa para webconferência com uma proposta incrível. Estamos desde março testando o Big Blue Button na UFMG (num servidor na letras), em reuniões, aulas e até eventos nacionais.
O programa tem uma proposta bem interessante: com os mesmos recursos que você usa para falar num messenger qualquer, você se comunica no BBB. Não precisa de um aparato caríssimo e isso o torna acessível a qualquer escola pública e qualquer grupo em qualquer lugar.
O BBB está em fase alfa, o que para mim na UFMG é um desespero pois, embora eu não tenha nenhum problema em testar programas em desenvolvimento, é um desastre o som não funcionar quando tenho um professor convidado dando uma palestra que deveria ter transmissão nacional.
Ainda estamos trabalhando suas configurações e acabei de instalar um módulo do BBB no moodle 1.9 para teste.
Um dos problemas que percebi advém de uma de suas qualidades impressionantes: ele faz tradução automática no chat escrito. No entanto, todo mundo entra com o inglês como padrão, daí se alguém não muda a linguagem para português, recebe as mensagens vertidas para o inglês e isso é muito esquisito. Acredito que uma janelinha onde a pessoa, ao entrar, escolhesse a linguagem, já resolveria o problema.
Também precisa algo para facilitar a ativação do som para os ouvintes, se eles não ativam o som não ouvem a palestra. Coisas de programa alfa.
O programa usa java e flash e é acessado pelo cliente no navegador. Dependendo das condições de conexão, pode ter seu desempenho sensívelmente prejudicado, às vezes chegando a impedir alguns usuários de acessar o programa.
Eu gosto muito do visual, da liberdade que o usuário, mesmo sem ser palestrante, tem de mudar a posição das janelas, e até minimizá-las, assim como de interagir em chat privado com qualquer um dos participantes.
Muito legal. Será que tem desenvolvedor brasileiro nesse time? adoraria trocar ideias.
BBB: the big blue button
10 de Maio de 2011, 0:00 - Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 433 vezes
1Um comentário
Ajuda