Bem-vindo ao Teatro Grego, o blog oficial de música do 0 A.D.!
Esse blog fará a sequência cronológica da produção das músicas de 0 A.D., já que eu assumi o papel de compositor e líder do departamento de música da Wildfire Games!
É mais que apropriado começar com com um breve ‘obrigado’ a Aviv (‘Jeru’ nos forums) por me recrutar para a Wildfire Games, em primeiro lugar.
Foi em Março de 2011, e em torno do lançamento da versão Alfa 5, Edetania:
Sendo tanto um (casual) jogador e um músico (profissional), eu sabia exatamente o que queria escutar em um jogo - Eu não tinha interesse em compor uma trilha de época, nem tenho conhecimento da música verdadeira de 0 A.D.
Eu decidi que a trilha tinha que ser – acima de tudo – uma música de jogo e teria de ser muito atrativa nesse âmbito!
Empenhado em manter continuidade, e visando assegurar que todas as civilizações do jogo tivessem sua coletânea exclusiva, eu decidi refazer completamente a trilha sonora do jogo, peça por peça.
As primeiras 3 músicas que ganharam vida foram “Celtic Pride”, “Forging a City-State” e “Harsh Lands, Rugged People”: temas de paz para os Celtas, Helênicos e Ibérios, respectivamente.
Dado que essas peças tinham de ser relevantes e integrais a um jogo de guerras massivas, escolhi eu mesmo orquestrá-las por completo.
Um simples e efetivo meio de personificar cada civilização era a instrumentação:
Em meio à orquestra, os Celtas foram retratados com Tin-Whistles, Gaitas de Foles, um Bodhràn e Rabeca, Helênicos com uma Harpa, Bouzouki e Flauta, e os Ibérios com Violão (verdade, não existia ainda no período do jogo, mas no contexto de músicas de jogo modernas, era o suficiente, para mim).
Escute aqui as músicas:
- Celtic Pride
- Harsh Lands, Rugged People
- Forging a City-State
Obrigado por escutar e fique ligado para mais músicas do 0 A.D.!
- Omri Lahav
Matéria originalmente publicada no dia 2 de Março de 2013. Confira aqui a versão original.