Lançada a Versão Alfa 13!
2 de Abril de 2013, 0:00A Wildfire Games, um grupo internacional de desenvolvedores de jogos, orgulhosamente anuncia o lançamento de “0 A.D. Alfa 13 Magadha”, a décima-terceira versão Alfa de 0 A.D., um jogo de guerras na antiguidade totalmente grátis e de código aberto. Algumas dos novos recursos desta versão alfa são a introdução dos Indianos Máurias, melhorias na AI, seis novas músicas e muito mais!
Blog de Música do 0 A.D. #4
14 de Março de 2013, 0:00Estou dando uma pausa da progressão regular do blog para adressar uma pergunta que recebi recentemente – a respeito dos instrumentos que possuo e que foram usados para criar os sons do 0 A.D.:
Contribiudor em Destaque: Pureon
12 de Março de 2013, 0:00Já é tempo de dar uma olhada mais de perto em um dos contribuidores de 0 A.D. Dessa vez, nós decidimos destacar Pureon, um dos mais versáteis contribuidores que nós temos, mas vamos deixar que ele mesmo fale, abaixo. Vamos apenas dizer que a decisão de destacá-lo foi fácil de ser tomada e nós estamos muito gratos por ele ser parte do time e da comunidade da Wildfire Games.
Blog de Música do 0 A.D. #3
12 de Março de 2013, 0:00A versão Alfa 8 introduziu os poderosos Persas!
Procurando criar um som bem distinto, peguei meus Oud, Saz, Baixo Acústico, Darbuka, Djembe e Chocalhos de Bambu e comecei a gravar diferentes combinações e ideias. De uma única sessão de improvisações vieram duas novas músicas: “Eastern Dreams” e “Sands of Time”. Partes foram refinadas e um trabalho orquestral foi introduzido e a voz da Pérsia estava pronta para entrar no jogo! A Alfa 8 também viu a adição da primeira trilha sonora genérica de paz, “The Road Ahead” – que foi (deliberadamente) longa, com várias mudanças de ‘humor’. Em Novembro de 2011, eu fui reconhecido como o “Membro do Mês” da Wildfire Games, pelo que sou ainda grato e honrado!
Blog de Música do 0 A.D. #2
12 de Março de 2013, 0:00À medida que pregredíamos em direção à versão Alfa 7, o Menu Principal foi redesenhado pela equipe e a música também mudou, para uma trilha chamada “Honor Bound”.
(A propósito, gostaria de de reservar ums segundo e agradecer a todos os membros da equipe por sugerir títulos para as trilhas!) Duas novas introduções ao jogo foram o tema de derrota: “Dried Tears”, e a civilização Cartaginesa – completa com duas novas trilhas: “Peak of Atlas” e “Mediterranean Waves”.
O Artista de Percussão Dror Parker se junto a nós para gravar Pandeiro, Tamborim, Darbuka e Tom (um instrumento bem peculiar) e eu construí as músicas sobre o seu inspirador trabalho!
Além destes distintos sons percussivos, Cartago foi retratada com um Duduk e uma flauta de madeira.
Por último, mas não menos importante, para a versão Alfa 7, minhas rês originais trilhas A5 foram remixadas e remasterizadas e a flautista Marta Mc’cave se juntou a nós para gravar uma parte da trilha Helênica, “Forging a City-State”. Sua improvisação foi tão boa que eu adicionei um segmento inteiro para a peça baseada nela e é graças a sua maestria na flauta que essa música é tão viva e continua sendo uma das minhas favoritas ainda hoje!
Blog de Música do 0 A.D. #1
12 de Março de 2013, 0:00Bem-vindo ao Teatro Grego, o blog oficial de música do 0 A.D.!
Esse blog fará a sequência cronológica da produção das músicas de 0 A.D., já que eu assumi o papel de compositor e líder do departamento de música da Wildfire Games!
É mais que apropriado começar com com um breve ‘obrigado’ a Aviv (‘Jeru’ nos forums) por me recrutar para a Wildfire Games, em primeiro lugar.
Foi em Março de 2011, e em torno do lançamento da versão Alfa 5, Edetania:
Sendo tanto um (casual) jogador e um músico (profissional), eu sabia exatamente o que queria escutar em um jogo - Eu não tinha interesse em compor uma trilha de época, nem tenho conhecimento da música verdadeira de 0 A.D.
Eu decidi que a trilha tinha que ser – acima de tudo – uma música de jogo e teria de ser muito atrativa nesse âmbito!
Empenhado em manter continuidade, e visando assegurar que todas as civilizações do jogo tivessem sua coletânea exclusiva, eu decidi refazer completamente a trilha sonora do jogo, peça por peça.
As primeiras 3 músicas que ganharam vida foram “Celtic Pride”, “Forging a City-State” e “Harsh Lands, Rugged People”: temas de paz para os Celtas, Helênicos e Ibérios, respectivamente.
Dado que essas peças tinham de ser relevantes e integrais a um jogo de guerras massivas, escolhi eu mesmo orquestrá-las por completo.
Um simples e efetivo meio de personificar cada civilização era a instrumentação:
Em meio à orquestra, os Celtas foram retratados com Tin-Whistles, Gaitas de Foles, um Bodhràn e Rabeca, Helênicos com uma Harpa, Bouzouki e Flauta, e os Ibérios com Violão (verdade, não existia ainda no período do jogo, mas no contexto de músicas de jogo modernas, era o suficiente, para mim).
0 A.D. - Relatório de Desenvolvimento #11
24 de Fevereiro de 2013, 0:00Wildfire Games, o grupo internacional de voluntários desenvolvendo 0 A.D., orgulhosamente apresenta o relatório de desenvolvimento desta semana!
Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento deste RTS (do inglês Real Time Strategy game, jogo de Estratégia em Tempo Real), multi-plataformas e de código aberto, ou se está interessado no desenvolvimento em geral, este relatório pode se provar uma leitura interessante.
Iniciando a Comunidade Brasileira de 0A.D.
24 de Fevereiro de 2013, 0:00Ontem, conversando no IRC do projeto, os membros brasileiros foram estimulados a organizar uma comunidade de falantes pt-br e criar um site para ajudar os interessados que não dominam inglês.