WordPress Community Summit- assunto para mais de um post

9 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Na semana passada tive a honra de participar do evento WordPress Community Summit, organizado pela Fundação WordPress, na cidade de Tybee Island na Georgia, EUA. Foi um evento fechado, apenas para convidados escolhidos entre indicações feitas pela comunidade internacional. Eu tive a sorte de ser escolhida juntamente com a Diana Katayama para representar o Brasil. A Diana não pôde ir, infelizmente.

O evento contou com um público de pouco mais de 100 participantes, composto por desenvolvedores e outros profissionais que contribuem de forma relevante para a Comunidade do WordPress. Destes, mais de 30 vinham de outros países que não os EUA, como Japão, Rússia, Romênia, França, Holanda, Austrália, entre outros. Aconteceu numa capela onde são realizados casamentos e durou um dia todo.

WordPress Community Summit - foto por Matt Mullenweg

WordPress Community Summit - foto por Matt Mullenweg

O formato foi de desconferência, com várias conversas distribuídas em mesas para cerca de 10 pessoas.  Os temas foram decididos no dia, na primeira hora. Cada participante tinha a oportunidade de sugerir apenas um tema de sua escolha e indicar nomes para participar das mesas. Os temas eram agrupados por similaridade, de forma que poucos ficaram de fora da grade, que foi dividida em dois turnos: manhã e tarde, cada um com duas sessões de 45 minutos. Os assuntos cobertos foram diversos, falou-se de desenvolvimento, WordCamps, Fundação, Comunidades Internacionais, etc.

Eu tinha dois temas que queria propor: um, o reconhecimento da importância da comunidade internacional e dois, a maior participação das mulheres na comunidade (dos 104 nomes confirmados apenas 12 eram mulheres, assunto para outro post). Como só podia sugerir um, entrei num acordo com o francês, Xavier Borderie, que sugeriu o tema sobre a comunidade internacional e eu sugeri o tema sobre a participação feminina, mesa que contou com a presença do Matt Mullenweg. Além destas mesas, participei de mais uma sobre i18n, ou seja, sobre ferramentas de traduções. Em cada mesa um relator anotava as conversas e as ações propostas. Cada uma dessas mesas que participei merecem um post a parte, que pretendo publicar logo mais. Ao final de cada turno, os relatores resumiam o que foi discutido em suas mesas. Estes resumos estão sendo publicados aos poucos no site do evento.

Além das mesas, no final do dia, o Andrew Nacin, o líder dos desenvolvedores do core do WordPress fez uma apresentação sobre as novidades do WordPress 3.5, basicamente ele apresentou as melhorias que estão sendo feitas no editor de mídia (está ficando muito bacana mesmo, confiram nas versões beta!). Na sequência o Matt fez uma apresentação sobre o futuro do WordPress, onde ele questionou várias coisas, como o fato do WordPress, apesar de todo investimento em desempenho, estar cada vez mais lento em comparação ao que era antes, ele enfatizou a importância das versões para dispositivos móveis, já que o futuro aponta para o aumento do acesso à internet através desses aparelhos, em detrimento dos computadores pessoais, e ainda ele destacou a importância da internacionalização do WordPress, que tem crescido muito fora dos EUA (YES! nós sabemos disso faz tempo!). Neste momento, o Nacin ainda aproveitou para falar dos planos de permitir, que no futuro, pacotes de idiomas possam ser atualizados sob demanda, independente do ciclo de releases, como é feito hoje. Eles já estão trabalhando nisso e uma parte fundamental para o funcionamento é o aprimoramento da ferramenta de tradução GlotPress, usada no site translate.wordpress.org, para permitir que plugins e temas sejam facilmente traduzidos. Nos dias seguintes ao evento em si, uma atenção especial foi dada a este assunto e eu participei dos grupos de trabalho que fez uma geral nos tickets pendentes do trac do GlotPress. Também assunto para outro post.

E ainda houve tempo para uma sessão de perguntas e respostas, onde qualquer pessoa podia fazer perguntas para qualquer pessoa presente. Na correria das discussões, eu não tinha conseguido espaço para apresentar os resultados da versão em português da pesquisa com usuários e desenvolvedores do WordPress (baixe os resultados da pesquisa compilados até o dia 09/11/2012), que fizemos aqui na comunidade. O dado mais relevante dessa pesquisa foi extraído da primeira pergunta, a única pergunta extra em relação à pesquisa em inglês, que era: “você respondeu a pesquisa em inglês?” 87% das 414 respostas foi “não”, ou seja, uma grande parcela dos usuários está sendo ignorada e isso não pode e não deve continuar assim. Pois eu aproveitei este momento, e apesar de tomar uma bronca do Nacin, porque não fiz uma pergunta conforme combinado, fiz a última fala do evento, levantando essa questão. Falei da pesquisa, da importância de se fazer versões em outros idiomas, e falei do tamanho do WordPress no Brasil e de como existe um mercado grande a ser explorado e considerado, composto não apenas de usuários básicos, mas de desenvolvedores avançados, de onde podem vir grandes contribuições para a comunidade mundial.

WordPress Community Summit - foto do grupo por Mika A. Epstein

WordPress Community Summit - por Mika A. Epstein

Apesar do evento em si ter durado apenas um dia, nos dias seguintes muitas pessoas permaneceram na cidade e se reuniram em grupos de trabalho no Jitterbug, café da Jane Wells, líder do time de Experiência do Usuário e principal organizadora do evento, que reservou o espaço para nós, com bolinhos e wifi à vontade. Como disse acima, além de aproveitar para traduzir algumas strings, participei do grupo de trabalho do GlotPress e me relacionei com as pessoas presentes. A experiência como um todo foi ótima, conheci muita gente que vive e respira WordPress o tempo todo (no meio do jantar de confraternização, no restaurante, os malucos se reuniram numa mesa e ficaram programando!), espero que traga bons resultados para todos da comunidade, em especial para nós brasileiros. Espero também ter fôlego para escrever todos os posts prometidos!!

Veja fotos do evento no Flickr.



Resultado do Sorteio das Camisetas

24 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Agradecemos a todos pelas 409 respostas ao questionário. Iremos organizar as estatísticas e apresentá-las juntamente à comunidade internacional, e com isso promover o perfil dos usuários brasileiros em relação ao desenvolvimento do WordPress.

E os sorteados, por número de sorteio, ID de preenchimento do formulário e usuário do e-mail, são…

Camisetas WordCamp São Paulo

  • 165 32557542 fernando-pufe
  • 304 33298866 wagnercamara33
  • 18 32072838 norberto.kawakami
  • 274 33281654 edsonfrs
  • 177 32865202 gustavo_mac

Camisetas Code Poet

  • 394 33368751 mat3us
  • 160 32420621 alexbsavms
  • 223 33227231 adrianolic

Entraremos em contato com os felizardos que têm até uma semana para responder, caso contrário sortearemos os prêmios remanescentes.



WordPress Beta

24 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Após ter feito alguns posts sobre lançamento das versões beta do WordPress em português do Brasil, resolvi parar de fazê-los ( os lançamentos beta )  por não notar interesse da comunidade brasileira nos mesmos.

Caso alguém tenha interesse, favor me contactar que voltarei a montar os pacotes beta, senão doravante teremos apenas os pacotes oficiais de lançamento.

WordPress Beta é um post original do site da omniWP



Prorrogamos a data do sorteio das camisetas para quem responder a pesquisa

22 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Prorrogamos até quarta-feira, dia 24 de outubro o sorteio das camisetas para quem responder a pesquisa sobre o uso do WordPress no Brasil. Serão sorteadas 5 camisetas do WordCamp São Paulo e 3 do Code Poet, totalizando 8 camisetas.

A pesquisa tem o objetivo de conhecer mais os usuários e os desenvolvedores do WordPress no Brasil. Anualmente, é feita uma grande pesquisa em inglês com a comunidade sobre o uso do WordPress, mas, para expandir o alcance dela no Brasil, ela foi traduzida para o português e ganhou algumas perguntas. Os resultados serão usados para propor atividades e melhorias na mobilização do WP-Brasil, juntamente com a comunidade internacional.

Vale ressaltar que o preenchimento do formulário é anônimo, e o e-mail da pessoa que responder à pesquisa será usado apenas para fazer o sorteio das camisetas. Esse sorteio é válido para somente um cadastro por pessoa, e a filtragem dos resultados será feita por e-mail e IP.

A pesquisa continuará no ar após o sorteio, mas somente os autores das respostas enviadas até dia 24 de outubro participarão do sorteio.

A pesquisa está disponível neste link.



Nota de Apoio ao Jornalista Anderson Leandro da Silva

17 de Outubro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A comunidade WP-Brasil vem aqui demonstrar o seu apoio à família e companheiros do jornalista Anderson Leandro da Silva, que desapareceu no dia 10 de outubro enquanto fechava um suposto roteiro de trabalho em Quatro Barras, município vizinho de Curitiba.

Anderson prestou serviços para o WordCamp Curitiba 2010, e é próximo a sindicatos e movimentos sociais de Curitiba. Há suspeitas que o seu desaparecimento é político devido à denúncias em reportagens que ele fez no passado. Familiares que tentam mobilizar as buscas também foram ameaçados.

O contexo da liberdade de código em que o WordPress se insere é muito próximo à liberdade de imprensa e expressão. Condenamos qualquer tipo de cerceamento à liberdade, e reforçamos o pedido que outras entidades ligadas ao trabalho de Anderson já têm feito para que o seu desaparecimento seja apropriadamente investigado.

WordPress-BR – Comunidade de Usuários e Desenvolvedores do WordPress no Brasil