Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

wille.blog.br

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

multimidia, python, iniciaçao a programacao, ideologia e outros temas livres


Como colaborar com o OpenStreetMap

13 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Tutorial OSM em 5 minutos. Clique para carregar em um tamanho maior.

Clique para carregar em um tamanho maior.

Sempre senti falta de um tutorial que mostrasse de forma rápida e simples como começar a colaborar com o OpenStreetMap. Assim, resolvi fazer esse tutorial.

Coloquei o arquivo fonte SVG num repositório GIT, caso alguém queira fazer alguma modificação ou traduzir para outros idiomas: https://gitorious.org/osmtutorial.



Clips: a programação do FISL para dispositivos móveis

24 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Todo ano acontece em Porto Alegre o o FISL (Fórum Internacional de Software Livre), maior evento de Software Livre da América Latina. Esse ano não vou participar, mas já estive lá em 2009 e 2010. A grade de programação do FISL é bastante extensa, pois o evento ocorre simultaneamente em mais de 20 espaços durante quase 10h diárias. Isso exige que durante o evento os participantes tenham sempre que consultar a programação para decidir o que vão assistir e saber  o local da atividade. A programação está disponível em duas maneiras principais: uma revista impressa, que é distribuída aos participantes, e o site do evento, porém a página da programação tem o inconveniente de não ser bem visualizada em telas pequenas como as de celulares.

Pensando em solucionar esse problema, eu e Davi Lima resolvemos desenvolver o Clips, um site com a programação do FISL 13 adaptada para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Encontramos um código no GitHub que era uma boa base para o que queríamos e trabalhamos em cima dele. Davi fez o layout base utilizando jQuery Mobile e eu trabalhei no código em Django. Colocamos o site online hoje e esperamos que seja bastante útil aos participantes do FISL. O código-fonte está disponível no GitHub. Pretendemos continuar melhorando o Clips para usá-lo em outras edições do FISL e também em outros eventos.

Acesse o Clips por http://clips.tk ou utilize o QR Code acima.

PS: Agradeço a Valessio pelas valiosas dicas e a todos que ajudaram a testar o Clips!



Mapas Livres e Humanitarismo

2 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Cartaz do evento Mapas Livres e Humanitarismo

Estou organizando um evento no dia 10 de abril na UFRB, em Cachoeira-BA. Contaremos com uma palestra de Séverin Menard, integrante francês do Time Humanitário do OpenStreetMap (HOT) e aproveitaremos para fazer o lançamento do site do projeto MapaRec (Mapeamento Colaborativo do Recôncavo).

Séverin vem atuando no Haiti desde o terremoto acontecido no início de 2010, realizando trabalhos de mapeamento do país e de capacitação da população local para produção e uso de mapas.



Ajude o Kdenlive, editor de vídeo livre!

15 de Março de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Interface do Kdenlive

Como vocês sabem, sentimos falta de um software livre para edição de vídeo que atenda que seja fácil, ágil e atenda todas as necessidades de um uso profissional. O Kdenlive é atualmente o editor de vídeo livre com a melhor interface gráfica, porém ainda é bastante instável. No entanto, isso pode estar perto de ser resolvido.

Um dos problemas dos softwares livres multimídia é que temos poucos desenvolvedores e estes não conseguem dedicar muito do seu tempo aos softwares, pois precisam trabalhar para se sustentar.

Então os desenvolvedores do Kdenlive lançaram uma campanha de financiamento colaborativo para que um dos desenvolvedores possa passar dois meses se dedicando exclusivamente à refatoração do código fonte do Kdenlive. Isso, além de melhorar a performance e corrigir bugs, vai facilitar a entrada de mais desenvolvedores no projeto e acelerar o crescimento do Kdenlive.

Para doar, acesse: http://www.indiegogo.com/kdenlive-re

Colaborem!

PS. O valor mínimo é US$ 5. Quem tiver alguma dificuldade em fazer a doação, me avise que posso fazer a intermediação.



VaiVem – Sistema de empréstimos

15 de Fevereiro de 2012, 2:12, por wille.blog.br » software.livre - 0sem comentários ainda

screenshot de uma das telas do vaivem

Já faz um tempo que comecei a desenvolver o VaiVem um pequeno sistema de controle de empréstimos pra uso na universidade em que trabalho. Esse sistema é voltado para equipamentos de audiovisual, porém pode ser facilmente adaptado para outros tipos de objetos.

O VaiVem é desenvolvido em Django, um framework web escrito com Python. Esse é o primeiro sistema que eu desenvolvi, então não é nada muito complexo.

Os recursos que o Vaivem possui:

– Geração de comprovantes de empréstimo;
– Busca de empréstimos por equipamento ou por usuário;
– Aplicação de penalidades em caso de atraso na devolução;
– Software Livre (Licença Affero GPLv3).

O código está disponível no gitorious: https://gitorious.org/vaivem

Instruções de instalação: https://gitorious.org/vaivem/pages/Home



Tags deste artigo: video multimidia python ideologia liberdade programacao archlinux grafico