Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

wille

identi.ca

redirection forbidden: http://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss -> https://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss

 Voltar a wille.blog.br
Tela cheia

Personalizando o moneylog3

4 de Dezembro de 2008, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 408 vezes

Já faz algum tempo que estou incomodado com o fato de não estar controlando meus gastos. Eu não fazia nenhum controle de quanto gastei num mês, nem de como gastei.

Ontem resolvi testar o Money Log Experience, programinha bem simples feito pelo Aurélio. O programa é composto por apenas um arquivo html, no final do qual são inseridos as despesas.

Ter que editar o arquivo toda vez que precisar inserir uma nova despesa é algo que dá um pouco de trabalho. Então resolvi procurar uma forma de tornar mais simples e rápida a adição de despesas no moneylog.

1. Salve o arquivo moneylog3.html no seu computador. Por padrão, a forma de adicionar despesas ao moneylog é acrescentar as informações no final do arquivo, seguindo os seguintes padrões:

AAAA-MM-DD  <tab>  Valor  <tab>  tags | Descrição da despesa

por exemplo: 2008-12-01       -6,65        alimentacao | almoco

2. Criei uma função no meu shell, para poder adicionar dados ao arquivo do moneylog sem a necessidade de usar um editor de texto. Assim, posso atualizar o moneylog com apenas um comando no terminal. O código da função

function despesa2log() {
echo -e “$1\t $2\t $3 | $4″ >> /home/wille/Desktop/moneylog3.html
}

Substitua /home/wille/Desktop/moneylog3.html pelo caminho até o arquivo  Salve esse código num arquivo, e adicione o comando source arquivo, no /etc/rc.local ou no .bashrc

3. Depois disso, para adicionar despesas no moneylog, basta usar o comando:

despesa2log 2008-12-01 -74,90 estudos,livros ‘livro de shell’

Recomendações: Não coloque espaço entre uma tag e outra. Os apóstrofos em ‘livro de shell’ só são necessários quando for inserir uma descrição com espaços.

Links: FAQ do moneylog / tutorial de funções bash

Related posts:

  1. Programando em Python: contador de troco
  2. Instalando GNU/Linux num macbook

Fonte: http://wille.blog.br/2008/12/personalizando-o-moneylog3/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.