Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Antonio Terceiro - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob GNU FDL

Voce não me encontra no Facebook

13 de Maio de 2016, 14:12, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

em uma sexta feira, dia 13 de maio de 2016, eu oficialmente saio do facebook, onde estou desde Segunda, 30 de março de 2009 às 20:30, Era pra ter saído dia 30 de março de 2016 pra fechar exatamente 7 anos, mas não deu por conta de algumsa divulgações de uns eventos que estávamos fazendo no período. Após 7 anos, 1 mes e 12 dias, 14 horas e 30 minutos exatamente, (com uma pausa de dezembro de 2015 a março de 2016), eu me desligo do facebook por um motivo apenas: "ENQUANTO É DIA"... não tenho tempo a perder. Também tem o fato do facebook não ser tão ético assim, todos sabem disso.

minha página é essa: www.wellton.com.br

meu telegram é esse: @wellton

meu diáspora é esse: www.diasporabr.com.br/u/wellton

meu actor é esse: @wellton

meus emails são: wcoliveira@utfpr.edu.br (profissional) e contato@wellton.com.br (pessoal)

vou colocar meus vídoes aqui: www.wellton.com.br/videos

meu blog é esse: www.softwarelivre.org/wellton/blog

minhas imagens estão aqui: www.softwarelivre.org/wellton/galeria

contatos terão.... só não tenho mais facebook.

=)



Convertendo de mp3 ou ogg para flac

10 de Maio de 2016, 19:37, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Todos sabem que o formato de audio WMA e MP3 sao fechados. Em alternativa, tem os formatos livres  OGG e FLAC (Free Lossless Audio Codec).

para converter, voce pode usar este shell script q eu escrevi para converter direto no terminal. Para usar, voce coloca esse arquivo com o nome que quiser (por exemplo, conv) dentro da pasta /usr/bin e para executar, faca:

conv ogg (caso vc tenha ogg na pasta)

ou

conv mp3 (caso vc tenha mp3 na pasta)

 

#!/bin/bash

if [ $# -lt 1 ]; then
echo "Por favor, coloque ogg ou mp3 depois como argumento!"
exit 1
fi

echo "Conversao: $ARG -> flac"

if [ "$ARG" == "ogg" ]; then
for i in */*.ogg; do avconv -i "$i" -map_metadata 0:s:0 "${i%%ogg}flac"; done
for i in */*.ogg; do rm "$i"; done
fi

if [ "$ARG" == "mp3" ]; then
for i in */*.mp3; do avconv -i "$i" -map_metadata 0 "${i%%mp3}flac"; done
for i in */*.mp3; do rm "$i"; done
fi

done



Não uso mais Linux, eu uso GNU (com kernel libre e libre-boot)

30 de Abril de 2016, 16:51, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Sim, eu parei de usar Linux. Não uso mais linux desde o ano passado, agora uso GNU com kernel libre (do mascote Freedo, e não o Tux... o tux se foi pra mim, apesar de talvez nunca ter sido ideologicamente falando).
 
tá, eu explico com um parágrafo e alguns links:
 
Parágrafo: Linux e todas "distros linux" são Open Source, e não Software Livre. Na minha máquina e meu celular eu só uso Software Livre de verdade, parei até mesmo com o Debian GNU/linux (de onde saiu o OSI). Demorei apenas pra constatar o que já sabia. Hoje uso libre-boot, linux-libre e gnewsense no desktop em uma máquina x60 e outra x60s, futuramente quero comprar um T400 que é um pouco melhor e maior. Em meu smartphone (que é um i9300) uso o Replicant 4.2 como padrão e estou fazendo testes no Replicant 6.0 (ainda em desenvolvimento). A Linux foundation fez parceria com Microsoft. a Canonical (que tem sua "distro linux" Ubuntu) fez parceria com Microsoft, o DebConf (maior evento do Debian) tem como patrocinador a Microsoft. O que nos resta? Não, eu parei. Posso OpenSource no meu trabalho e até utilizar OpenSource para alguns fiz específicos, mas se me perguntarem o que cada um deve ter em sua máquina específica, vou falar "use Software Livre, não Open Source". Futuramente, a Microsoft terá tomando em suas mãos todos do Open Source... e não quero estar perto quando isso acontecer. Não, microsoft não é Software livre, e ela está longe disso.. Software Livre é ético. Microsoft pode ser Open Source, mas nunca será Software livre, nunca confunda essas duas denominações. Sou GNU (com Kernel libre)
 
 
 
 
 
 



Evento de GNU

30 de Abril de 2016, 11:54, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

Em setembro de 2013, Richard Stallman mandou o email comunicando o Sistema Operacional GNU (GNU’s not unix, Unix Livre). quase 33 anos de liberdade de software. nunca é demais lembrar.

Até proponho que todo dia 27 de setembro (ou próximo), seja comemorado o Dia do GNU, que misturaria Software livre de verdade, com linux-libre, distros livres (gnewsense, trisquel, musix, parabola…), BIOS livre com libreboot e os hardwares que são compatíveis com libreboot, tipo X60, X60s, T60, X200, T400, poderia haver venda de notebooks com 100% livre com libreboot, sendo esses citados, ou venda de placas wifi atheros (100% livre), Robótica livre e hardware livre (com genuino, banana pi), Impressoras 3D (com RepRap talvez), Software livre no smartphone (com Replicant e TALVEZ cyanogenMod ou FirefoxOS, mas por não ser 100% livre, fica estranho… melhor deixar apenas replicant), Formatos Livres (ODF), Educação pra crianças, encontro entuastas e programadores da web livre(com criptografia, chaves, mídias sociais federadas, javascript, libreJS, jquery, magento, wordpress, zope, plone, horde, roundcube, enfim… tudo de web livre), edição de vídeo, música e áudio com software livre.

Sei que já tem o Software Freedom Day, mas o dia do GNU (ou outro nome) seria uma alternativa 100% livre e muito mais voltada para a filosofia GNU. É uma ideia apenas.

http://www.aneddoticamagazine.com/gnus-30th-anniversary/



Atom Editor em 32bits

26 de Abril de 2016, 16:41, por Wellton Costa de Oliveira - 0sem comentários ainda

o Atom ( http://atom.io ) é um editor de código parecido com o Sublime Text, porém, diferentemente do Sublime, o Atom é livre, e foi feito pela galera do GitHub. o Atom, infelizmente só tem versão pra máquinas 64 bits, mas caso você também queira utilizá-lo em uma máquina 32bits, você vai ter que compilar o código.

faça o seguinte:

1) baixe o código fonte (em zip ou tar.gz) do atom aqui nesta paǵina:https://github.com/atom/atom/releases/tag/v1.8.0-beta1

2) entre no terminal como root, descompacte (se for zip, faça unziphttps://github.com/atom/atom/archive/v1.8.0-beta1.zip, caso seja tar.gz, faça tar -xzvf https://github.com/atom/atom/archive/v1.8.0-beta1.tar.gz)

3) entre na pasta descompactada ( cd atom-1.8.0-beta1/ ) e faça script/build (tem que ter o git e o build-essential instalados)

4) execute: atom-1.8.0-beta1/out/Atom\ Beta/atom

pronto =)