Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Encontre produtos e serviços da Economia Solidária em qualquer lugar do país

7 de Agosto de 2009, 0:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1727 vezes

Esta notícia vale reproduzir na íntegra:


Está mais fácil adquirir artigos ambientalmente sustentáveis e socialmente justos. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) desenvolveu uma ferramenta na internet que reúne mais de três mil produtos e serviços oferecidos por grupos autogestionários de todo o Brasil. É o Farejador da Economia Solidária, acessível no endereço www.fbes.org.br/farejador


Com ele, você pode encontrar produtos e serviços da Economia Solidária em qualquer cidade do país: são alimentos da agricultura familiar, biojoias, artesanatos, roupas, acessórios, consultorias e cursos profissionalizantes, entre outros. Além disso, é possível gerar de forma simples um catálogo em formato de páginas amarelas a partir do resultado da pesquisa, que pode ser transformado em PDF e distribuído via e-mail para seus amigos e amigas ou impresso para distribuição em seu bairro, cidade, escola ou trabalho.


De acordo com Daniel Tygel, da secretaria executiva do FBES, o objetivo central do Farejador é facilitar o acesso a produtos da economia solidária que, algumas vezes, acabam ficando distantes do público já que não estão disponíveis nas prateleiras dos grandes supermercados.

“Muitas pessoas têm o desejo de consumir coisas que não contribuam para o aumento das desigualdades sociais, destruam o meio ambiente ou desintegrem comunidades locais. Geralmente o que vemos no comércio tradicional são jogadas de marketing social para vender produtos que não necessariamente têm essas características. O Farejador é um instrumento para tornar a economia solidária mais próxima do consumidor”, ressalta Daniel.

Uma dica para quem for utilizar o serviço do Farejador é montar uma rede de fornecedores e optar pelo consumo coletivo, ou seja, organizar grupos para encomendar os produtos. A estratégia visa reduzir custos e dificuldades de logística. As compras podem ser feitas para consumo doméstico, para o ambiente de trabalho, para a escola e para a realização de eventos.


Os produtos disponíveis pelo Farejador são baseados no Mapeamento de Economia Solidária, que é uma ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária em parceria com o FBES. A sua primeira edição, consolidada entre 2005 e 2007, identificou mais de 21 mil empreendimentos solidários no país envolvendo praticamente 2 milhões trabalhadores e trabalhadoras. Sua segunda edição ocorrerá a partir de setembro de 2009.


Rede social e ativismo na internet

O Farejador da Economia Solidária se tornará parte integrante do Cirandas - iniciativa do FBES para estimular as relações e trocas econômicas, sociais e culturais por meio da internet. Podem participar do grupo empreendimentos solidários, consumidores, simpatizantes da economia solidária, fóruns locais de economia solidária e público em geral. No Cirandas, é possível a cada pessoa e empreendimento solidário ter sua própria página na internet. Com isso, o farejador da Economia Solidária estará sempre oferecendo produtos e serviços atualizados em tempo real, para cada município do Brasil.


Tags deste artigo: economia solidária farejador catálogo de produtos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.