Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

UNESP - é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília

4 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1970 vezes

A UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília. 

12º Fórum Internacional Software Livre

No dia 1 de julho de 2011 no 12º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre-RS, a UNESP assinou o Protocolo Brasília e com isso adota o padrão aberto de documentos ODF com o uso preferencial de software livre dentro da instituição. Olivier Hallot da ALTA - Associação Libre de Tecnologias Abertas também aderiu ao protocolo.

 

 

Dscf1043 

Sady Jacques(ASL), Marco Mazoni(Serpro), Emanuel R. Woiski(Unesp), Olivier Hallot(ALTA), Jomar Silva (ODF)

 

Dscf1027

UNESP - Assinatura do Protocolo Brasília pelo Prof. Dr. Emanuel Rocha Woiski representando o Vice-Reitor em exercicio da Reitoria Prof. Dr, Julio Cezar Durigan

 

A Unesp - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em vá­rias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 32 unidades em 23 cidades, sendo 21 no Interior; um na Capital do Estado, São Paulo; e um no Litoral Paulista, em São Vicente.

Mapa_unidades_historico

 

Workshop: Padrão aberto de documentos e software livre na Unesp

Está sendo realizado nas unidades da UNESP, palestras de sensibilização para o uso de padrões abertos e software livre dentro da Universidade.

Ilha Solteira foi a primeira unidade a ser sensibilizada e já conta com 80% da administração utilizando Linux no desktop e 100% utilizando ferramenta de escritório livre.

Após o Workshop realizado na Faculdade de medicina de Botucatu, já está havendo um agendamento para um curso de capacitação em LibreOffice Writer.

A apresentação também foi realizada no Campus Experimental de Ourinhos.

Outras unidades que já estão na agenda são Araçatuba - FO, Botucatu - FMVZ - IB – FCA.

Referências:

http://www.unesp.br/

http://www.softwarelivre.gov.br

http://br.odfalliance.org 

http://pt-br.libreoffice.org/

 

 

 

 

 


Tags deste artigo: unesp protocolo brasília software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.