Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Estamos Aqui !

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade Ubuntu Sulbahia

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Você não está só. Junte-se a nós!


Quer Um Motivo Para Usar Linux? - Te Damos 15 -

7 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

15 Motivos Para Utilizar Linux em casa, no Trabalho e na Escola.

 

1 - Liberdade: você tem a liberdade de escolher, entre muitas distribuições que tem um custo mínimo, ou mesmo completamente grátis, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou estar praticando pirataria, porque o Linux está sob proteção da licença GNU GPL. Ver as 4 liberdades de um software livre.

2 - Estabilidade: O Linux tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de bloquear o sistema. Normalmente só ocorrem falhas de hardware e não do sistema operacional, sendo que a exigência de hardware é menor do que no Windows.

3 - Segurança: Não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afetam o sistema da mesma forma que afetam o Windows, justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaisquer problemas são resolvidos muito rapidamente.O sistema não abre arquivos autoexecutáveis, por onde vem a maioria dos vírus, além disso te avisa sobre o arquivo malicioso.

4 - Eficiência em Redes: uma das características mais valorizadas do Linux é a eficiência quando se trata de redes. Linux, além de confiável, suporta quase todos tipos de protocolos como TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc.

5 - Fácil Instalação e Flexibilidade: Hoje as instalações de Linux nas distribuições mais populares e avaliadas tem muitas facilidades para instalação. Com o Linux você tem a flexibilidade de customizar somente o que te interessa e o que você vai usar.

6 - Atualizações gratuitas: Há grande quantidade de atualizações, pacotes e repositórios (mirrors) e sites especializados para que seu sistema esteja sempre atualizado.

7 – Otimização de espaço: O Linux é um sistema que otimiza ao máximo o uso do seu HardDisk, aproveitando todos os bits.

8 - Suporte Técnico: Para os que dizem que a deficiência do Linux é o suporte, esquecem que há milhares senão milhões de técnicos, usuários dispostos a ajudar na solução de qualquer problema (via fóruns e listas) ou contratação de serviços via pequenas empresas em redes mais complexas.

9 - Escolha do Gigante: A popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos e empresas públicas e privadas que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas.

10- Construção colaborativa: Na utilização do linux somos sujeitos do processo de criação, pensar a educação sob a ótica de Paulo Freire, permitindo a transformação através dos códigos abertos, aprendendo a construir colaborativamente através de comunidades, relação de cooperação e não de dominação.

11- Softwares educativos: Maior diversidade de ferramentas educativas, dinâmicas e interativas, principalmente para crianças e adolescentes, trabalhando todos os temas do currículo escolar.

12- Autonomia: Total liberdade para atualizar e adaptar os softwares ao sistema de ensino, as pedagogias, e as faixas etárias da rede escolar, sem custos para aquisição de novas licenças ou autorizações.

13- Orientação MEC: Utilização de sistemas definidos e adaptados pelo MEC para as escolas públicas em todo Brasil dentro do Pacote Linux educacional com pacotes de conteúdo destinados as escolas públicas.

14- Aprofundamento pedagógico: Maior Possibilidade de prática pedagógica fundamentada e amparada no estudo da origem da estrutura, dos métodos, e da validade do conhecimento. (epistemologia). Como caminho para qualificar e possibilitar uma nova escola, um novo aluno e um novo homem dentro do processo da construção coletiva do conhecimento.

15- Porque o Software Livre é: Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável e ainda produzido através do compartilhamento de conhecimento e saberes globais e compartilhado por redes e para todos.



Evento na FTC Itabuna/BA discutirá a cultura do Software Livre

26 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Com o objetivo de difundir a cultura do Software Livre e a sua importância social, as vantagens econômicas e potencialidades de negócio com software livre será realizado no próximo dia 3 de dezembro, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (FTC), o Ubuntu Install Fest. O evento que terá como tema central “Software Livre para todas as idades” está sendo organizado pela Comunidade Ubuntu Sulbahia, formada por alunos de Sistemas de Informação - 2010.2, com a parceria da FTC.

O evento também buscará apresentar aos usuários de informática, profissionais da área de TI e interessados como os softwares livres podem suprir as demandas técnicas em diversas áreas de conhecimento. As palestras e as instalações dos Softwares Livres, bem como do Sistema Operacional Ubuntu (alternativa ao sistema Windows) serão gratuitas. Haverá inscrição na sede da faculdade, apenas para os mini-cursos, no valor de R$ 20,00.

Entre os palestrantes, o mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Arnaldo Barreto, o coordenador de TI do SENAI-IOS, Hedertone Almeida, e o coordenador da Comunidade Ubuntu Sulbahia, Rodolfo de Sousa.

O coordenador geral do evento e da Ubuntu Sulbahia, Rodolfo de Sousa, comenta que esta “é uma excelente oportunidade para desvendar mitos sobre o mundo dos softwares livres, e garanto que tem muita coisa boa e desconhecida".

A programação contará com palestras que possibilitarão debate sobre as oportunidades de negócios com o software livre, apresentando o Ubuntu Linux (a distribuição mais usada no mundo), como produzir jogos e animações com o Blender 3D e o GIMP, ambos software livre. Haverá vários mini-cursos e a instalação de softwares.

Mais informações: No site www.ubuntusulbahia.com ou envie um e-mail para ubuntu.sulbahia@gmail.com.

Pré-inscrição: No site do evento ou pelo e-mail acima citado.

Solicite o cronograma do evento.



Faça download do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat!

15 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat está já disponível online de várias maneiras e em vários formatos! De forma a facilitar ao utilizador o download do Ubuntu, seja ele novato ou experiente, foi criado este artigo. Este simples artigo tem como único objectivo apresentar as várias versões deste novo Ubuntu, o Maverick Meerkat, e apresentar os valores md5 para posterior verificação da integridade do ficheiro transferido.

 

 

De uma forma geral, a obtenção do Ubuntu é muito fácil pois está disponível diretamente do site do Ubuntu: www.ubuntu.com

No entanto, o download que é feito pode não ser do Ubuntu que necessita. Por exemplo, em certos casos é necessário fazer download da versão alternativa do Ubuntu, pois certos computadores não aceitam a versão normal do Ubuntu.

Para além disso, e aliás este é o verdadeiro motivo do artigo, ao fazer download da imagem do Ubuntu através do site oficial, o utilizador não tem acesso aos valores md5 que permitem verificar a integridade do ficheiro transferido (para mais informação, veja este artigo da wikipedia).

Como última razão para fazer download do Ubuntu através deste artigo é o fato de alguns utilizadores preferirem fazer download do Ubuntu através do protocolo .torrent! Para esses utilizadores, também está disponível neste artigo essa possibilidade que não está diretamente presente no site oficial do Ubuntu.

Download do Ubuntu

Os links apresentados nesta seção do artigo são já links diretos para tornar o processo de transferência o mais rápido possível. Tal como referido anteriormente, existe várias versões do Ubuntu, no entanto, normalmente só são utilizadas duas dessas versões: a versão normal do Ubuntu para sistemas de 32bits e a versão normal do Ubuntu para sistemas de 64bits:

Existe também uma versão muito interessante para o Ubuntu que tem um visual bastante otimizado/compactado para os utilizadores que têm netbooks. Se tem um netbook, considere experimentar esta versão:

Por fim, para apenas os utilizadores com problemas a instalar o Ubuntu, existe duas versões alternativas, uma de 32bits e outra de 64bits:

Download do Ubuntu por .Torrent

Se prefere fazer download de uma das versões anunciadas anteriormente do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, mas por torrent, também o pode fazer, bastando para isso clicar na respectiva versão apresentada a seguir:

Outros Ubuntu’s

Por fim, deve-se salientar que o Ubuntu a cada dia que passa expande-se mais e por isso mesmo existe já muitas versões, para além das apresentadas anteriormente neste artigo. Existe versões para computadores mais velhos, que utilizam poucos recursos, existe versões do Ubuntu educacionais, para desenvolvimento multimédia  e muito mais.

  • Lubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Lubuntu i386 ISO

  • Kubuntu 10.10 Maverick Meerkat:

Kubuntu i386 DVD Desktop Torrent
Kubuntu amd64 DVD Desktop Torrent

  • Xubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Xubuntu i386 Desktop Torrent
Xubuntu i386 Alternate Torrent
Xubuntu amd64 Desktop Torrent
Xubuntu amd64 Alternate Torrent

  • Edubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Edubuntu i386 Torrent
Edubuntu amd64 Torrent

  • Mythbuntu 10.10 Maverick Meerkat

Mythbuntu i386 Torrennt
Mythbuntu amd64 Torrent

  • Ubuntu Studio

Ubuntu Stutio Alternate i386
Ubuntu Studio Alternate AMD64

Pós transferência

Após ter feito a transferência do novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat e ter verificado a sua integridade, recomendo que grave o Ubuntu num PenDrive em vez de o gravar num CD. Assim, poupará o meio ambiente e a sua carteira! ☺ Para saber como, veja em breve, aqui no nosso Blog.