Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Imagens

Por favor, edite este bloco e selecione uma galeria de imagens.

 Voltar a tocompretto
Tela cheia Sugerir um artigo

Bahia Toda Hora – Disputa pelo cargo de Reitor – 24/03/2014.

24 de Março de 2014, 22:58 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 366 vezes

Disputa pelo cargo de reitor. Bahia Toda Hora. 24/03/2013.

Disputa pelo cargo de reitor. Bahia Toda Hora. 24/03/2013.

Disputa pelo cargo de Reitor

24/03/2014 – 9:04 | REDAÇÃO

A escolha do novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) já mobiliza alunos, professores e funcionários. Depois de o professor João Carlos Salles, da Faculdade de Filosofia, divulgar vídeo em que a filósofa Marilena Chauí manifesta apoio à sua candidatura, o professor Nelson Pretto, da Faculdade de Educação, demonstra fôlego para enfrentar a corrida pela sucessão da professora Dora Leal.

Nelson Pretto divulgou Carta à Comunidade Acadêmica, nesta segunda (24), em defesa da autonomia universitária, democracia, transparência, controle social e participação coletiva.

De acordo com as regras do processo sucessório, a comunidade acadêmica vai compor uma lista tríplice que será votada, em 12 de junho, para escolha do novo reitor. O resultado da votação será enviado para o MEC que tradicionalmente acolhe o mais votado.

Confira a íntegra da Carta à Comunidade, do Professor Nelson Pretto.

‘Após longo processo de diálogo e consulta a colegas, professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes de diversos movimentos sociais, aceitei a convocação para participar do pleito eleitoral, como candidato a Reitor para o próximo quadriênio (2014-2018).

É minha trajetória acadêmica, administrativa, política e militante, na UFBA e fora dela, que me impulsionou, com alegria, a assumir essa candidatura. Trago comigo uma imensa disposição para debater ideias, trocar experiências e edificar propostas de gestão capazes de reencantar a comunidade universitária, fazendo da nossa UFBA um lugar bom de estudar, pesquisar e trabalhar. Ou seja, um espaço público da cultura, com desenvolvimento científico, formação profissional e elaboração política.

Desde o momento em que apresentamos a candidatura, temos trabalhado de forma aberta e coletiva nos pontos centrais do programa de gestão, tendo como princípios a defesa intransigente da autonomia universitária, democracia, transparência, controle social e participação coletiva. Mas temos que ir muito além. Não podemos abrir mão da centralidade da cultura na sociedade contemporânea, da história como matriz da produção do conhecimento e de uma UFBA altiva.

Iniciei a minha vida universitária como professor da UFBA em 1978 e, desde então, atuei de forma intensa e socialmente implicada, tendo clareza de que a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão está para além do quanto prescreve a Constituição (Magna e do ethos universitário). Trata-se de um fazer cotidiano, o que, a um só tempo, busquei realizar com qualidade acadêmica e compromisso social.

A pesquisa e a inovação precisam estar fortemente articuladas a uma produção de conhecimento que considere os múltiplos saberes, em uma UFBA que compreenda a importância de vivenciar sua dinâmica consoante a diversidade cultural da sociedade. Nosso propósito é fortalecer uma articulação de campos e sujeitos, para que as diferenças, além de aceitas e respeitadas, sejam também enaltecidas.

Trabalharemos sempre na perspectiva da valorização do trabalho docente e dos servidores técnico-administrativos, bem como para que a formação dos nossos estudantes não se limite às salas de aulas, mas compreenda todos os espaços universitários. Sigo confiante que é a força jovem que impulsiona todos os processos.

Conto com a sua disposição para discutir a nossa Universidade. Vamos escrever mais esse capítulo e assumir o destino da UFBA’. ”

Veja a matéria.


Fonte: http://tocompretto-mariojp.rhcloud.com/2014/03/24/bahia-toda-hora-disputa-pelo-cargo-de-reitor-24032014/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.