Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

banner, blog, titao, software livre

 Voltar a Blogadas do ...
Tela cheia

Cairo-Dock com fundo preto - Habilitando efeitos visuais no Ubuntu com placa de vídeo vagabunda do Notebook Positivo

20 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1616 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 7333 vezes

Olá galera! Hoje veremos como habilitar pelo menos algum efeitinho visual no Ubuntu 9.10 mesmo sem possuir uma placa de vídeo maneira.

Meu notebook infelizmente é um Positivo, que deveria se chamar Negativo, pois ele não presta para nada e a empresa que faz ele, menos ainda!!!

O lado bom é que a cada dia que passa aprendo mais coisas no Linux!! hahahahhahha!!

Chega de papo, vamos ao que interessa...

Muita gente (eu por exemplo) gosta do Cairo-Dock, para quem não conhece, ai vai uma palhinha dos sites amigos a respeito:

O Cairo-Dock é um daqueles desklets que simulam o funcionamento da barra do MacOsX, bem ao estilo do Object Dock, do Windows. Nele, você constrói uma barra, com os seus atalhos e ela fica ali no desktop, muito útil.
Fonte: http://mudandoparaolinux.blogspot.com


Bem, já conhecemos o Dock, e possívelmente você já o instalou, se não instalou, abra o Synaptic e escreva cairo-dock e manda instalar tudo que aparece a respeito dele na lista...
Para achar themes mais animadinhos como o que estou usando dê um pulinho no http://gnome-look.org que tem bastante coisa por lá!

Após instalado e tudo mais ele tem que ficar como na imagem acima, ou não... Se infelizmente sua placa de vídeo é uma bosta como  minha Sis671 que vem na porcaria do #Positivo seu compiz não vai ficar paquitão com os efeitos maneiros que vemos por ai... vide a imagem de como ficou no meu



Bem temos que resolver isso... tentei de tudo, afinal meu belo wallpaper é branco! Mas nada funcionou!
Coletando informações por ai fui juntando meu quebra cabeças e na cagada acabei descobrindo com um comentário de um cara em um fórum que dizia "Já tentou habilitar o metacity?"... Como não sou nenhum gênio do software livre  pesquisei a respeito e eis a solução de nossos problemas:

Abra o terminal e digite: gconf-editor

Depois vá em apps -> metacity -> general e clique na caixinha que habilita o compositing_manager

Pronto, aguarde uns instantes e você terá transparência real e umas sombrinhas meia boca pra dar uma alegria a sua vida!

Testem ai, se não der certo pode perguntar que farei o possível para responder!

Só pra constar, isso consome um tantinho bom de memória da máquina, no meu caso tenho 4Gb, se o seu é fraquinho não faça...

NOTA: Pra quem estiver curioso, estou usando Ubuntu Studio 9.10 e meu papel de parede com as japas gostosas não está disponível na net, fui eu que fiz (com uma imagem que peguei na net)... O software pode ser livre, mas o papel de parede não! hahahaha!

 

NOTA: NÃO CUSTA NADA DEIXAR UM COMENTÁRIO PELO MENOS


Tags deste artigo: cairo-dock fundo preto notebook positivo ubuntu software livre efeitos visuais

1616 comentários

Enviar um comentário
Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.