In this blog I share technical information, write about projects I'm involved with, or about cool/fun/interesting stuff I find.

Campanha: desligue o seu Access Point no FISL10!

25 de Junho de 2009, por Desconhecido - 22 comentários

Network-wirelessVocê já deve ter percebido que a rede wireless do FISL funciona muito bem durante o começo da manhã e no final do dia, não é? Pois é, isso é porquê nesse horários os access points dos participantes não estão ligados! Eu não sou nenhum especialista em wireless, mas do pouco que eu entendo sobre rádio, eu sei que não dá pra transmitir tanta coisa na mesma frequência. O centro de eventos da PUCRS tem uma boa estrutura de wireless, mas com tanto AP ligado ela se torna inútil. Eles até tentam mudar o canal do wireless, mas sempre tem mais um tanto de access points em vários canais.

Por isso, estou iniciando a campanha "Desligue o seu Access Point no FISL". Se você quer ter uma rede privada no seu stand, ao menos tire as antenas do AP pra que ele não atrapalhe a rede geral, ou melhor ainda, desligue o wireless do seu AP e use só as portas ethernet dele.



Imprimindo a lista de chaves da festa de assinaturas do fisl10 com a2ps

22 de Junho de 2009, por Desconhecido - 1Um comentário

Makefile que eu fiz pra arrumar a lista de chaves da festa de assinaturas do fisl10 num PDF, com duas colunas. Dá 4 páginas, fazendo frente e verso dá pra usar apenas duas folhas de papel. Eu tentei outros layouts, dava menos páginas mas a fonte não ficava legível pra mim. Você pode tentar variar isso trocando o -2 na chamada ao a2ps por -3, -4, etc.

ksp10-keylist-print.pdf: ksp10-keylist-print.ps
  ps2pdf $< $@

ksp10-keylist-print.ps: ksp10-keylist-print.txt
  iconv -f utf8 -t iso88591 $< | a2ps -2 -o $@ --no-header -

view: ksp10-keylist-print.pdf
  evince $<

clean:
  rm -f ksp10-keylist-print.ps ksp10-keylist-print.pdf

O resultado eu não vou mostrar, porque segundo as instruções, você tem que imprimir você mesmo a lista de chaves.

No final das contas essa é uma forma interessante de imprimir qualquer arquivo de texto puro, o a2ps é muito bom especialmente pra imprimir código-fonte (não que eu recomende sair imprimindo código-fonte, ou que isso seja muito útil, mas ...). Aparentente ele não reconhece UTF-8, eu tentei --encoding=utf-8 e --encoding=utf8 e não rolou. Mas apesar disso é uma ferramenta fantástica.



Chegando para o fisl10

22 de Junho de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Já estou em Porto Alegre. :-)

O fisl10 promete: a Colivre está decendo em peso, vamos ter um estande na mostra de soluções para demonstrar nossos produtos e serviços. Vamos dar um enfoque especial ao Noosfero, que hoje é a plataforma do softwarelivre.org (entre outros sites). Estaremos também vendendo exemplares impressos do livro "Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração".

Vou dar duas palestras:



Oficina: Introdução a Ruby e Técnicas de Desenvolvimento Ágil

18 de Junho de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Ruby-logo2Durante o III Encontro Nordestino de Software Livre / VI Festival Software Livre da Bahia eu fiz essa oficina, cujo objetivo era de "introduzir os principais elementos da linguagem de programação Ruby, bem como de apresentar técnicas relacionadas a Desenvolvimento Ágil de Software, como Desenvolvimento Dirigido por Testes e Refatoração". Ainda que tenha sido bastante focada na prática, eu fiquei de postar o material produzido nela.

Estou bastante atrasado com isso, mas antes tarde do que nunca:

  • oficina-ruby.odp: micro-apresentação de slides que serviu mais pra nos guiar durante a oficina do que pra ter conteúdo propriamente dito.
  • oficina-ruby.tar.gz: código-fonte produzido: uma implementação bastante simples de planilha eletrônica,
     com suporte a fórmulas simples como referência, soma, multiplicação e soma de intertvalo de células. Este foi o exemplo usado para praticar TDD, Refatoração e a linguagem em si.


meu novo blog

15 de Junho de 2009, por Desconhecido

Depois de bastante tempo usando o TWiki para o meu blog, estou de mudança para o Software Livre Brasil. Apesar do blog no TWiki ser muito legal e prático, eu preciso divulgar mais o Noosfero, projeto no qual eu venho trabalhando já há 2 anos, e também provar do meu próprio remédio usando o troço no dia-a-dia. Aqui também tem comentários, algo que eu e todo mundo mais que usava blog sentia falta

Você vai notar que todos meus posts antigos estão aqui também. Não, eu não copiei e colei todos eles. :--) Eu usei uma funcionalidade muito interessante do Noosfero, que é a de popular um blog através de um feed RSS ou Atom. Para isso, use a opção "configurar blog" no seu painel de controle, e marque a opção "Obter posts de um feed externo".

Noosfero-feed-externo

Coloque o endereço do feed no campo correpondente. Note que esse não é o endereço do blog, mas sim do seu feed RSS ou Atom! Quem estiver migrando pode deixar marcada a opção "Obter posts apenas uma vez", mas quem quiser que o Noosfero fique acompanhando o blog externo, é só marcar a opção "Obter posts periodicamente".

Pra quem está migrando, uma dica importante: certifique-se de usar um feed que traz todos os seus posts, senão apenas os posts que estão atualmente no seu feed serão importados (normalmente os últimos 10 ou 20, a depender da plataforma de blog que você usa).