In this blog I share technical information, write about projects I'm involved with, or about cool/fun/interesting stuff I find.

Chegando para o fisl10

23 de Junho de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Já estou em Porto Alegre. :-)

O fisl10 promete: a Colivre está decendo em peso, vamos ter um estande na mostra de soluções para demonstrar nossos produtos e serviços. Vamos dar um enfoque especial ao Noosfero, que hoje é a plataforma do softwarelivre.org (entre outros sites). Estaremos também vendendo exemplares impressos do livro "Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração".

Vou dar duas palestras:



Oficina: Introdução a Ruby e Técnicas de Desenvolvimento Ágil

19 de Junho de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Ruby-logo2Durante o III Encontro Nordestino de Software Livre / VI Festival Software Livre da Bahia eu fiz essa oficina, cujo objetivo era de "introduzir os principais elementos da linguagem de programação Ruby, bem como de apresentar técnicas relacionadas a Desenvolvimento Ágil de Software, como Desenvolvimento Dirigido por Testes e Refatoração". Ainda que tenha sido bastante focada na prática, eu fiquei de postar o material produzido nela.

Estou bastante atrasado com isso, mas antes tarde do que nunca:

  • oficina-ruby.odp: micro-apresentação de slides que serviu mais pra nos guiar durante a oficina do que pra ter conteúdo propriamente dito.
  • oficina-ruby.tar.gz: código-fonte produzido: uma implementação bastante simples de planilha eletrônica,
     com suporte a fórmulas simples como referência, soma, multiplicação e soma de intertvalo de células. Este foi o exemplo usado para praticar TDD, Refatoração e a linguagem em si.


meu novo blog

16 de Junho de 2009, por Desconhecido

Depois de bastante tempo usando o TWiki para o meu blog, estou de mudança para o Software Livre Brasil. Apesar do blog no TWiki ser muito legal e prático, eu preciso divulgar mais o Noosfero, projeto no qual eu venho trabalhando já há 2 anos, e também provar do meu próprio remédio usando o troço no dia-a-dia. Aqui também tem comentários, algo que eu e todo mundo mais que usava blog sentia falta

Você vai notar que todos meus posts antigos estão aqui também. Não, eu não copiei e colei todos eles. :--) Eu usei uma funcionalidade muito interessante do Noosfero, que é a de popular um blog através de um feed RSS ou Atom. Para isso, use a opção "configurar blog" no seu painel de controle, e marque a opção "Obter posts de um feed externo".

Noosfero-feed-externo

Coloque o endereço do feed no campo correpondente. Note que esse não é o endereço do blog, mas sim do seu feed RSS ou Atom! Quem estiver migrando pode deixar marcada a opção "Obter posts apenas uma vez", mas quem quiser que o Noosfero fique acompanhando o blog externo, é só marcar a opção "Obter posts periodicamente".

Pra quem está migrando, uma dica importante: certifique-se de usar um feed que traz todos os seus posts, senão apenas os posts que estão atualmente no seu feed serão importados (normalmente os últimos 10 ou 20, a depender da plataforma de blog que você usa).



Laboratório de Engenharia de Software: Rails, aula #3

19 de Maio de 2009, por Desconhecido - 1Um comentário

Aula 3: ActiveLdap

(veja também: aula #1, aula #2)

Nesta aula:

 

Os arquivos para baixar estão no lugar de sempre. Desta vez tem também o código-fonte da aplicação (Copyright © 2009, Antonio Terceiro, licenciado sob os termos da licença MIT).

Como antes, comentários são bem-vindos.



Laboratório de Engenharia de Software: Rails, aula #2

6 de Maio de 2009, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Screenshot: um teste funcional

(veja também: aula #1)

Nesta aula:

 

  • testes de integração, testes funcionais e testes unitários
  • validações do ActiveRecord
  • renderizar ou redirecionar
  • criando layout para a aplicação

Hoje fiz uma página de download mais ou menos arrumada para os vídeos, e gerei também versões em baixa resolução usando o ffmpeg2theora. Reduzindo as duas dimensões do vídeo pela metade (de 912 x 640 para 456 x 320), consegui fazer uma versão pequena desta aula com 97 MB, sendo que o original tem 528 MB. Com certeza o vídeo é muito pior, mas dá pra assistir; praticamente não dá pra ler a barra de título das janelas, mas os demais textos com mais contraste (o conteúdo das janelas, em geral) tá tranquilo. Espero que facilite a vida de quem tiver restrições de banda ou espaço em disco/memória flash.

Espero que seja útil pra quem estiver interessado. Comentários são bem-vindos por e-mail (terceiro@softwarelivre.org).