Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

28 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
In this blog I share technical information, write about projects I'm involved with, or about cool/fun/interesting stuff I find.

A little more impressive

16 de Maio de 2010, 0:00, por Desconhecido

Impressive is a slide presentation application. Not a presentation authoring  application, it does very well a single job: presenting. To create the slides, you can use LaTeX and Beamer, or export a PDF file from OpenOffice.org, or (put your favorite slide authoring tool here). Impressive is packaged in Debian, and probably in other operating systems as well, so using it requires no effort at all.

Impressive has very nice features, such as an overview screen displaying thumbnails of all slides, zooming, highlighting specific areas of the slides, a spotlight that follows the mouse and even the possibility of scripting your presentations with arbitrary Python code.

Another great impressive feature is its collection of transition effects.I've just sent out a small contribution, adding a new transition effect: fade in/fade out: the current slide is faded out to black, and then faded the black in the next slide.

Impressive-fadein-fadeout

This seems to be the default transition effect in Apple's Keynote, and I must admit that it is very cool and I wanted it. :-)

So, with the patch I've just sent out, I hope to contribute with making impressive a little more impressive than it already is.

update(17/05): I already got a reply from Impressive's author Martin Fiedler, and the transition was already included in the subversion repository. His implementation is a lot better than mine. :-)



Noosfero Hacking Bar

30 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 22 comentários

A Colivre convida a todos para o primeiro Noosfero Hacking Bar, no próximo dia 08/05 (um sábado), às 14h. NHB é um evento lúdico, onde nos reuniremos para desenvolver funcionalidades e consertar bugs no Noosfero, o seu software livre para redes sociais preferido.

Essa é a oportunidade perfeita para quem quiser começar a contribuir com o Noosfero: toda a equipe vai estar lá para orientar e tirar dúvidas.  Se você participa de uma das redes sociais que rodam Noosfero (softwarelivre.org, Cirandas, Unifreire, Ponto por Ponto, Circuito Fora do Eixo, entre outras), você vai ter a oportunidade de ter ajuda pra implementar aquela idéia fabulosa que você teve, ou de corrigir um bug que te incomodam.

Queremos fazer esse encontro num espaço descontraído, e por isso nos encontraremos no sushi bar do shopping Paseo Itaigara (só Flash, vá desculpando aí). Mas fazer um evento desse fora de um ambiente de escritório/laboratório faz com que seja necessário que se leve computadores. Quem não puder levar um computador próprio pode ir também, afinal programação em par é uma prática de desenvolvimento muito eficiente, e também divertida.

Mesmo quem não estiver em Salvador pode participar: estaremos no IRC, nos canais #noosfero-br (português) e #noosfero (em inglês) na Freenode.

Como se preparar para o evento:

  1. Dê uma olhada na lista de bugs e funcionalidade fáceis em aberto, e escolha um(a) que lhe interesse.
  2. Tente já instalar o ambiente de desenvolvimento no seu computador antes do dia do evento pra ganhar tempo. Em caso de dúvidas, pergunta na lista de discussão.

Resumindo:

  • O quê: Noosfero Hacking Bar
  • Onde: Sushi bar do Shopping Paseo Itaigara (Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara), Salvador/BA
  • Quando: 08/05 (Sábado), às 14h


Novos blogs no Planeta PSL-BA

27 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 22 comentários

Alguns dias atrás lancei uma chamada de blogs para o Planeta PSL-BA, o agregador de blogs na Bahia ligados a software livre. Até agora temos 7 8 9 10 11 12 13 novos blogs, aos quais eu desejo boas-vindas e espero que possamos compartilhar várias idéias. São eles:

Se você é baiano e/ou está na Bahia, trabalha com software livre e quer ter o seu blog agregado no Planeta PSL-BA, é só seguir as instruções na chamada.

atualização (28/04): adicionado Leandro Nunes.

atualizacão (02/05): adicionado Gabriel "Pnordico" Menezes

atualização (03/05): adicionado Ataliba Neto

atualização (13/05): adicionado Live Blue

atualização (14/05): adicionado Wilson Baião

atualização (25/05): adicionado Leonardo Couto Conrado



Lançado Noosfero 0.23.0!

14 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

É com alegria que anunciamos o lançamento da versão 0.23.0 do seu mais querido software livre para redes sociais. :-)

Novas funcionalidades (para usuários)

Esta versão traz várias melhorias de usabilidade, o que torna a experiência inicial do usuário muito melhor.

  • Link visível para feeds RSS (#1475). Agora o Noosfero vai mostrar um ícone de feed RSS ao lado da descrição do blog. Este link vai ajudar usuários cujo browser não exibe ícones de feed na barra de endereço, como por exemplo usuários de plataformas embarcadas (smartphones) e de quiosques de internet usando tela cheia.
  • Melhorias na caixa de notificação (#1474). Alteramos o estilo padrão da caixa de notificação para que ela seja mais visível, e ao mesmo tempo continue sem atrapalhar.
  • Layout com largura fixa (#1449). O tema padrão agora tem largura fixa. Dessa forma é mais fácil antecipar como o Noosfero vai aparecer para os usuários indenpendente da sua resolução de tela. Nós encorajamos a todos que estejam fazendo temas a fazerem o mesmo.
  • Desbloqueio de empreendimentos (#1402). Quando um empreendimento é bloqueado após uma tentativa não sucedidade de ativação, o adminitrador do ambiente poderá agora desbloquear o empreendimento diretamente através da interface do sistema.
  • Registro em configurações multi-ambiente  (#1448). Com essa mudança, agora é possível ter usuários com mesmo login ou e-mail em ambientes diferentes no mesmo servidor.
  • Por último, mas não menos importante, agradecemos à Ynternet.org por financiar várias melhorias de usabilidade (#1404, #1407, #1403, #1408, #1405).

Melhorias de infra-estrutura

  • Otimização para os clientes (#1425). Temos conduzido estudos de desempenho do Noosfero, e uma das coisas em que decidimos trabalhar foi na otimização do HTML gerado pelo Noosfero. Reduzindo o úmero de arquivos externos referenciados pelo HTML (folhas de estilo e arquivos javascript), e adicionando configurações no servidor web que instruam os clientes a fazer cache local desses arquivos, conseguimos melhorar nossa nota de E para B na escala do YSlow.
  • Deixando Ruby-GetText em favor de fast_gettext na infra-estrutura de tradução (#1315). Nós temos lutado contra problemas na tradução que eram difíceis, ou mesmo impossíveis, de reproduzir localmente. Em sites de alto tráfego, parece que algumas instâncias de mongrel ficavam travadas num único idioma e os usuários eram surpreendidos por mensagens em idiomas diferentes daquele de sua preferência. Nossa hipótese é de que esse problema era causado pela falta de thread-safety(*) tanto no Rails 2.1 como no Ruby-GetText (pelo menos na versão no Debian estável). Nós então substituímos Ruby-Gettext com fast_gettext. Além de ser thread-safe(*), fast_gettext é bem mais rápida e consome menos memória do que Ruby-GetText. Nós ainda usamos a Ruby-GetText para a gestão das traduções, porém. Como nós nunca conseguimos produzir os problemas na tradução localmente, não podemos ter certeza de que isso vai resolver o problema. Mas nossa análise cuidadosa demonstrou analiticamente que o problema será de fato resolvido.
(*) NT: infelizmente não conseguimos uma boa tradução para thread-safety e thread-safe. O conceito está relacionado à capacidade de um software de atender requisições simultâneas sem que uma interfira na outra.

Sobre o projeto Noosfero

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos num mesmo sistema! O Noosfero utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails e, portanto, suporta bancos de dados, PostgreSQL, MySQL, SQLite entre outros.

Mais informações sobre o projeto Noosfero podem ser encontradas no seu site oficial: noosfero.org. Informações sobre suporte comercial e serviços relacionados podem ser obtidas com a Colivre.



Lançada versão 0.22.0 do Noosfero

11 de Fevereiro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

É com grande prazer que gostaríamos de anunciar o lançamento da versão 0.22.0 do Noosfero, a sua plataforma livre preferida para redes sociais. Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer à Associação Software Livre.Org e à Safernet Brasil por apoiar o desenvolvimento desta versão. Eles nos demandaram funcionalidades bastante interessantes, como você poderá ver abaixo. As funcionalidades estão agrupadas por público alvo interessado. Divirtam-se! smile

Noosfero 0.22.0
Novo tema padrão do Noosfero

Para usuários

  • Novo bloco de slideshow (#1357, #1358).  Agora você pode ter blocos que mostram suas fotos, e você ainda pode escolher se quer exibí-las na ordem ou em ordem aleatória, e se quer exibir ou não controles de navegação (anterior/pause/próxima).
  • Melhor navegação em galerias de imagens (#1367). Agora você pode navegar entre as imagens de uma galeria de imagens através de convenientes botões "anterior" e "próxima", mesmo fora do modo de slideshow em tela cheia.
  • Convite para entrar em comunidades (#1275). Os administradores de comunidades podem convidar por e-mail os seus amigos para entrarem em suas comunidades. Assim como na funcionalidades de convidar amigos, você pode tanto informar manualmente uma lista de endereços de e-mail ou pesquisa na sua lista de contatos dos principais serviços de webmail. Para convidar, basta clicar no novo ícone na listagem de membros da comunidade, ou em "Painel de Controle" → "Gerenciar membros".
  • Perfil privados (#1273). Agora perfis (usuários ou comunidades) privados são listados em resultados de busca e em outros lugares. Quando alguém tenta visualizar o conteúdo daquele perfil sem ser um mebro (ou amigo, no caso de perfis de usuários), uma mensagem interessante é exibida e o visitante tem a possibilidade se solicitar entrada na comunidade (ou adicionar como amigo, no caso de perfil de usuários).
  • Página de perfil melhorada. Agora o perfil dos usuários é exibido num estilo muito mais interessante e com mais informações úteis.
  • Documentação online (#1359, #1360). O Noosfero agora conta com infra-estrutura para exibir a sua própria documentação online. Os usuários podem acessar minharede/doc no Noofero e ler a documentação fornecida no seu idioma nativo. Por enquanto, existe documentação das seguintes funcionalidades:
    • Gestão de conteúdo : postar no blog, adicionar imagens numa galeria, edição avançada de texto (inserção de imagens e links), gerenciar seu conteúdo, criar um blog, escrever um artigo.
    • Funcionalidades de usuário: Sair do Sistema, Remover Amigos, Enviar mensagens, Remover comentários, Aceitar Amigos, Editar configurações do usuário, Comentar artigos, Adicionar Amigos, Registro de novo usuário, Entrar numa comunidade, Entrar no sistema.
    • Funcionalidades para empreendimentos: Desabilitar o empreendimento, Ativar o Empreendimento, Gerenciar e Adicionar membros ao empreendimento, Editar configurações do empreendimento.
    • Navegação: Buscando no sistema, Encontrando pessoas, Encontrando produtos e serviços,  Encontrando Empreendimentos, Encontrando comunidades, Busca Avançada
    Se você ficar com vontade de escrever documentação para o Noosfero, sinta-se à vontade para nos contactar.

Para desenvolvedores

  • Foi adicionado suporte para testar temas específicos em modo de desenvolvimento. Se você passar um parâmetro theme pela URL, Noosfero vai exibir o tema indicado ao invés do tema atual do ambiente. Por exemplo, http://localhost:3000/?theme=mytheme vai exibir a homepage do Noosfero usando o tema "mytheme" ao invés do tema atualmente configurado para o ambiente.
  • O comando rake test agora roda também os testes no selenium através do xvfb. Assim nosso servidor de integração contínua poderá rodar sempre todos os teste.
  • Talvez a funcionalidade mais importante para desenvolvedores seja o  novo tema padrão. Baseado no tema do Software Livre Brasil, o novo tema fornece uma experiência inicial muito melhor. Na verdade existem dois novos temas, o tema "base" define a formatação de todo o sistema, e o tema "noosfero" apenas herda toda essa formatação e inclui o logo "Noosfero" na barra superior. Desenvolvedores podem usa uma abordagem parecida para os seus próprios temas: nós recomandamos reusar a maioria da formatação de temanhos e positionamento do tema base e apenas mudar cores, imagens e fundos nos seus temas. Desta forma o trabalho de criar um tema é bastante reduzido e há menos risco de que o tema não forneça o estilo necessário para a interface de usuário do Noosfero. Confira o código do tema noosfero para ver como fazer.
  • Novo script "quick start" para Debian. Usuário de Debian agora tem um um script simples que instala automaticamente tudo que é necessário para rodar uma instância de desenvolvimento do Noosfero. Basta baixar o código, rodar  ./script/quick-start-debian e apontar o navegador para http://localhost:3000 e começar a testar o Noosfero! Esta facilidade é dada aos usuários Debian porque nós usamos Debian na Colivre. Encorajamos a comunidade a contribuir scripts parecidos para ajudar usuários de outros sistemas a iniciar a contribuir com o Noosfero.

Sobre o projeto Noosfero

O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos num mesmo sistema! O projeto é liderado pela Colivre, e é licenciado sob a GNU Affero General Public License.