ferramentas livres para gerenciamento de bibliografia

March 31, 2009, by Antonio Terceiro - 2 comments

Nos últimos dias eu li o clássico Como Se Faz Uma Tese, de Umberto Eco. Ele propunha um esquema super sofisticado pra catalogar a bibliografia em fichas; ainda que eu não pretenda investir em fichas de papel hoje em dia (o livro é de 1977, então computador não estava nem próximo da realidade naquele contexto), eu percebi que organizar a bibliografia de uma forma sistemática é fundamental pra poder desenvolver qualquer trabalho direito.

Resolvi tomar jeito na vida e começar a organizar minhas referências, e fui à caça de ferramentas pra isso. Segue uma tabela que fiz pra comparar as opções que eu encontrei empacotadas no Debian:

Ferramenta Descrição Abrir/importar .bib Salvar .bib Facilidade de edição Possibilidade de incluir resumo/etc
bibcursed aplicativo para console (ncurses); projeto antigo Sim Sim Tosco Não
referencer aplicativo Gtk+; projeto recente Sim Sim Simples e rápido Sim
kbibtex aplicativo KDE/Qt; Sim Sim Completo, mas complexo Sim

Resolvi ficar com o referencer. Achei ele bem agradável e prático, suporta tags, suporta várias formas de importar ... vamos ver.

Screenshot do referencer
Janela do referencer.

Eu conheço ainda o JabRef, mas nem testei porquê não está na seção main ainda.

update: coloquei um screenshot bem mais legal, depois de começar a usar o referencer de verdade, já com tags e tal.



travando o painel do GNOME

March 5, 2009, by Antonio Terceiro - No comments yet

De vez em quanto meu pai me ligava perguntando porquê a barra de cima ou de baixo tinha sumido no GNOME dele. O que acontecia era que ele sem querer arrastava um painel pra cima do outro, ou mesmo removia o painel sem querer. Isso deve ter acontecido umas três vezes já.

Nunca mais: pesquisando um pouco na internet, descobri uma forma de travar o painel de forma que o usuário não consegue quebrar o desktop (pelo menos não no que diz respeito aos painéis do GNOME): basta abrir o gconf-editor ("Ferramentas do Sistema" → "Editor de Configurações) e marcar a chave booleana /apps/panel/global/locked_down. Com essa chave marcada o usuário não consegue nem mover os painéis nem incluir novos lançadores, nem nada. Bastante útil.