Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Apoie a Software Freedom Conservancy

2 de Dezembro de 2015, 16:02 , por Antonio Terceiro - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Software Freedom Conservancy é uma organização sem fins lucrativos que fornece “personalidade jurídica” a projetos de software livre, o que possibilita que os projetos recebam doações, emitam recibos sem precisarem passarem pelo processo árduo de formalizarem as suas próprias organizações.

Projetos membros da Conservancy: QEMU, git, Inkscape, Samba, e vários outros

Uma outra atividade muito importante que a Conservancy desempenha é a de combater violações da GPL para os projetos membros. Por exemplo ela no momento está numa batalha judicial contra a VMWare onde a mesma é acusada de violar da GPL no Linux (o kernel, como você já sabe) na distribuição de um de seus produtos proprietários de virtualização.

Na última Debconf em Agosto deste ano, a Software Freedom Conservancy anunciou um programa onde membros do Debian podem escolher delegar à Conservancy os direitos de garantir o cumprimento da GPL nos seus projetos.

Garantir o cumprimento da GPL é uma tarefa árdua, e precisa de recursos para poder pagar as pessoas. E pode te trazer inimigos poderosos: por exemplo, em função da ação contra a VMWare a Conservancy teve palestras em eventos canceladas na última hora, e perdeu patrocinadores.

Para dar continuidade às suas atividades, a Conservancy está com uma campanha para ter o apoio de indivíduos, de forma que os patrocinadores corporativos tenham menos peso no seu financiamento. Se você se importa com a GPL e pode contribuir, por favor faça a sua parte!

Torne-se um apoiador da Conservancy


Tags deste artigo: software freedom conservancy gpl