Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Latinoware 2012

Silvio Palmieri

Localização

@silvio_palmieri

404 Not Found

Tela cheia
 Feed RSS

Blog de Silvio Palmieri

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Blog de Silvio Palmieri, falando um pouco de SL que faço parte pelo mundo. Que a forá esteja com você para isso use Software Livre.


Crônicas da Latinoware 2010 - Parte 3

13 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Cesar Brod

Um bom projeto é aquele que conta uma boa história. Gerenciar um projeto destes envolve escrever um roteiro, um script para esta história. Há um programa bem legal, chamado Celtx, que serve para, a partir de um roteiro, gerenciar todos os recursos de uma produção. Assim, se chover em um determinado dia no qual foi programada uma filmagem externa, o produtor saberá quais os atores e equipe de apoio devem ser contatados para um eventual reagendamento, otimizando os recursos.

O roteiro da Latinoware partiu de uma série de "tags" sobre as quais já falei na primeira crônica. Estas tags constituíam o argumento inicial, as coisas sobre as quais nossa história deveria se desenvolver. A partir dela, elencamos nossos atores principais, os palestrantes "keynotes", e trabalhamos junto à coordenação de cada comunidade quais os temas que gostaríamos de ver abordados. Claro que nosso argumento era flexível e sujeito a boas ideias, mas ainda assim é necessária certa rigidez para que o evento não vire uma salada de frutas onde ninguém sabe para onde ir ou o que assistir.

leia mais



Crônicas da Latinoware 2010 - Parte 2

7 de Dezembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Cesar Brod

Uma coisa que aprendi ao longo do meu trabalho com gestão de projetos é que a boa compreensão do trabalho - a ser feito ou já realizado - tem tudo a ver com uma história bem contada. Para minha grata surpresa, já com esta segunda crônica engatilhada, comprei a versão 981 da revista Exame para ler no trajeto entre Porto Alegre e Foz do Iguaçu. Além de uma excelente matéria sobre o Facebook, com direito a uma entrevista com o seu criador, Mark Zuckerberg, a revista ainda traz o artigo de Lucas Amorim, "Quanto vale uma boa história", cuja leitura recomendo.

Terminei minha crônica anterior com o vídeo "Um sonho de liberdade", construído apenas com softwares livres pelo Cícero Moraes. A Latinoware é um evento de caráter bastante técnico, mas que aborda assuntos que interessam também àquelas pessoas que têm no computador um aparelho para a comunicação, o lazer, a produção intelectual, artística e cultural. Buscamos criar um evento atrativo para todos e, para isso, tínhamos que construir uma boa história.

leia mais



Crônicas da Latinoware 2010 - Parte 1

30 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Por Cesar Brod

Mais uma vez, durante a Latinoware, perguntaram a mim e à Joice se a BrodTec é uma empresa de organização de eventos. Polidamente respondemos que não, explicamos que nossa empresa trabalha com gestão de projetos de desenvolvimento e consultoria tecnológica, especialmente no que diz respeito à adoção de tecnologias livres, mas que a Latinoware é um evento que faz parte da nossa história e participamos da coordenação de seu programa em função do carinho que temos por ela.

Mas pensando bem, a organização de um evento é um trabalho de gestão de projeto e, no caso da Latinoware, tem absolutamente tudo a ver com a adoção de tecnologias livres.

A história da BrodTec com a Latinoware começou em 2003, em outro evento no qual fui coordenador de temário, o Primeiro Congresso Internacional Software Livre Brasil, realizado pela Celepar em Curitiba, no Paraná. Lá, conheci o Marcos Siríaco e o Paulo Roberto Falcão, da Itaipu Binacional, o Julian Fagotti, da Celepar, e mais uma série de outras pessoas que pensavam em organizar um grande evento latinoamericano de software livre. Eu estava participando de um trabalho de pesquisa que fazia para o ministério de apoio ao desenvolvimento da Finlândia, levantando o que existia de projetos em software livre na América Latina. Por isso eu tinha muitos contatos com as próprias pessoas que faziam parte da minha pesquisa ou me auxiliavam com ela. Boa parte destas pessoas tornaram-se palestrantes da primeira Latinoware, em 2004.

leia mais



Certificados da Latinoware 2010 estão disponíveis para download

24 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Os certificados da VII Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010 já estão disponíveis para os participantes no site do evento.

Para baixar o certificado, é necessário acessar o Lapsi (lapsi.latinoware.org) e informar o nome de usuário e senha. Depois, basta clicar em “Certificado” e, então, em “Baixar Certificado”.

Já os certificados dos minicursos foram entregues aos participantes durante a Latinoware. Quem não retirou o certificado deve enviar uma solicitação para o e-mail: secretaria@latinoware.org, informando o nome completo, número da inscrição e nome do minicurso.



Latinoware 2011 já tem data marcada: de 19 a 21 de outubro, no PTI

16 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A 7ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010, realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), confirmou que o software livre é um modelo de negócio que funciona e que contribui fortemente para a inclusão digital e para a integração tecnológica da América Latina. O evento reuniu 3.125 participantes, de 20 países, e contou com 160 palestras e 20 minicursos.

Promovida pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware 2010 se consagrou como um importante momento de discussão de estratégias para ampliar o conhecimento e disseminar a filosofia do software livre. “Nesses sete anos, a conferência contribuiu para a universalização dessa ferramenta extraordinária”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

Na avaliação dos organizadores do evento, a Latinoware 2010 foi um sucesso. “A cada ano vejo as pessoas saindo mais felizes do evento. Com certeza, a Latinoware 2011 será ainda melhor”, ressaltou Júlio Neves, representante do SERPRO. Para Silvio Mendes, representante do PTI, “a Latinoware cresce e se consolida a cada ano. Está no DNA do PTI utilizar e disseminar o Software Livre”. Já Marcos Siriaco, representante da Itaipu, afirmou que o evento foi fantástico. “Queremos que vocês voltem e, por isso, é um compromisso nosso fazer a Latinoware 2011 ainda melhor”.

E a Latinoware 2011 já tem data marcada. A oitava edição do evento será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, novamente no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

leia mais



Tags deste artigo: palmieri silvio opensuse software livre