Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Fotos

Organização

Apoio

 

Divulgação

Tela cheia

Programação

3 de Agosto de 2013, 0:00 , por Paulo Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3104 vezes

Grade de Palestras e Oficinas

programacao-sfd2013-curitiba.pdf

1 - Palestras

 

#AuditórioSala 1Sala 2Corredor e Sala 3
9:30 Credenciamento - - -
10:00 Palestra:
Criando e consumindo webservice REST com PHP e JSON - Weiberlan Garcia
Oficina:
Java Web sem programar com as ferramentas NETBEANS e MySQL - Wellton Costa
 
Oficina:
Inkscape - Joelson Gai
 
Espaço Conhecendo o Software Livre
11:00 Palestra:
Software livre e articulações em rede  - João Paulo Mehl 
 Continuação da oficina: Java Web...  Continuação da oficina: Inskacape Espaço Conhecendo o Software Livre
12:00 intervalo para almoço    intervalo para almoço   intervalo para almoço   intervalo para almoço 
13:30 Palestra:
LimeSurvey - Questionários Refrescantes, Fáceis e Livres - Rafaela Raganham
Oficina:
Extração e análise de grafos do Facebook com a ferramenta GEPHI - Wellton Costa
Oficina:
Wordpress - Paulo de Souza Lima
   
Espaço Conhecendo o Software Livre
14:30 Palestra:
Blogoosfero - Plataforma de Comunicação Livre Brasileira - Sergio Luis Bertoni
 Continuação da oficina: Extração e análise... Continuação da oficina: Wordpress Espaço Conhecendo o Software Livre
15:30 Coffee-break  Coffee-break  Coffee-break  Coffee-break
16:00 Palestra:
Gerenciando configurações com Puppet - Gustavo Soares de Lima
Palestra:
O que é Software Livre e Linux
Continuação da oficina: Wordpress  Espaço Conhecendo o Software Livre

Obs: Nas oficinas os participantes devem levar seu próprio notebook porque não teremos computadores disponíveis. Não existe inscrição prévia, a limitação é o espaço da sala.

1 - Palestras

Título: Criando e consumindo webservice REST com PHP e JSON

REST trata-se de uma técnica ágil para elaboração de webservices. Embora muitos contrariem, o REST é expressamente recomendado quando se trata de serviços específicos da web, ou seja, caso o webservice se comunique apenas com plataformas web, o REST definitivamente é a melhor opção, pela agilidade  na troca de dados entre estas plataformas.

Nesta palestra, será utilizada a linguagem PHP, e a troca de dados será na estrutura de objetos JSON, através de requisições HTTP. O principal objetivo da palestra é demonstrar a facilidade e agilidade de implementação de um webservice tipo REST.

Tópicos abordados na palestra:

  • Conceito Webservice
  • Conceito de REST
  • Conceito protocolo HTTP
  • Composição da estrutura de dados JSON
  • Criação de objetos JSON a partir de arrays em PHP
  • Criação em PHP de webservice REST
  • Consumo em PHP de webse

Palestrante: Weiberlan Garcia

Consultor de Software Livre, trabalha na empresa Ambiente Livre Tecnologia. Aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade OPET. Desempenha funções de análise, implantação e implementação de soluções para softwares livres. Atua há mais de 4 anos com programação em PHP, MySql e jQuery, desde sistemas ERP até websites institucionais e e-commerce.

Título: Software livre e articulações em rede

Vivemos um momento histórico no debate sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação. O escândalo de espionagem do governo norte-americano deixou o resto do mundo em alerta e preocupado com a privacidade dos dados de governo e cidadãos. No Brasil. é debatido o Marco Civil da Internet e a neutralidade de rede é a grande polêmica.  A sociedade latino-americana coloca a democratização da comunicação na pauta de seus debates. E as mobilizações organizadas e divulgadas nas redes sociais trazem novamente a tecnologia para o centro da ação política. 

Neste sentido, ampliar o debate sobre a relação do desenvolvimento de software com coletivos, redes, movimentos sociais, sindicatos, ongs, quilombolas, povos de terreiro, artistas, empresas, governos e outros diversos movimentos se torna tarefa fundamental por entender que o conhecimento é gerado de forma compartilhada, sendo que pequenas e grandes soluções saem da inteligência coletiva dos atores sociais conectados com o desenvolvimento de software para produzir soluções de alta demanda social.

A tecnologia deve ser compreendida como um processo humano e coletivo, no desenvolvimento de software que priorize a troca de conhecimentos com diversos atores sociais, que compreenda que o sofware é vivo, precisa estar em permanente desenvolvimento e conectado com diversas habilidades para sua aplicação e aprendizagem contínua.

Continuação...

Palestrante: João Paulo Mehl

Integrante do Coletivo Soylocoporti, uma organização que atua na área da cultura e comunicação na perspectiva da integração latino-americana, tendo como foco ações na área da Cultura Digital. É coordenador de Cultura Digital no grupo de trabalho Cultura Viva Comunitária para América Latina. Sócio-fundador da Ethymos, agência de internet que desenvolve tecnologias de alta demanda social com código e processos livres, já coordenou dezenas de projetos web de georeferenciamento, democracia digital, comunicação e gestão para organizações sociais e culturais. Também é associado ao Coletivo Intervozes,  que luta pelo direito humano a comunicação. Além disso, interessa-se tambem por questões ambientais, contribuindo com o projeto Nascentes do Iguaçu. É um incentivador da ecologia urbana, sendo que tem o sonho de tranformar  o terraço de seu escritório em uma área para a produção de alimentos. Gosta de Bukowski, Leminski e é amante do samba.

Título: LimeSurvey - Questionários Refrescantes, Fáceis e Livres

O Limesurvey é um software livre desenvolvido com o objetivo de preparar, publicar e coletar respostas de questionários. Uma vez criado um questionário, ele pode ser publicado Online (questão por questão, grupo a grupo de questões ou tudo em uma única página de questionários). O Limesurvey permite definir como as questões serão mostradas e variar o formato dos questionários por meio de um sistema de padrões (templates). Fornece uma análise estatística básica sobre os resultados dos questionários. Possui a capacidade de gerar Tokens individualizados (chaves), de forma que apenas a pessoa que receber um token poderá acessar o questionário. Serão abordados na palestras um apanhado de todas as funcionalidades do software e seus benefícios e o poder da mesma na especialidade de pesquisas: - Características do Software. - A Quem se destina. - Tipos de Questões. - Controle de acesso. - Definição de Cotas. - E-mails convite. - Regras de Avaliação. - Exemplos de pesquisas. - Análise de estatística - Perguntas condicionais - Editor de templates - Configurações avançadas - A comunidade LymeSurvey no Brasil e no Mundo.

Palestrante: Rafaela Raganham

Desempenha funções de análise e desenvolvimento de sistemas desde 2008, atualmente trabalha na Ambiente Livre Tecnologia onde presta serviços de desenvolvimento e customizações de sistemas open source. Já trabalhou em empresa de TI como Grupo GCI e Copel. Formada em Sistemas de Informação, pela Faculdades Integradas do Brasil. Cursando MBA Business Intelligence na Universidade Positivo.  Instrutora de treinamentos nas ferramentas SugarCRM, Joomla, Limesurvey e Pentaho BI. Palestrante FISL
e FTSL.

apresentacao-limesurvey.pdf

Título: Blogoosfero - Plataforma de Comunicação Livre Brasileira

Investir em gente, na construção coletiva de conhecimento e em tecnologia é o que torna uma nação mais rica. A Rede Social Livre Blogoosfero.cc, baseada no software livre nacional noosfero, é resultado da luta dos blogueiros progressistas por garantias de privacidade no armazenamento dos dados, autonomia na gestão da política de conteúdos e liberdade de expressão. Lançada em maio de 2012 é hoje referência quando o debate é: soberania tecnológica, liberdade de expressão e segurança dos dados. Ao escolher a plataforma Blogoosfero.cc, o usuário não está apenas criando um novo canal de comunicação. Está acessando uma rede crítica e capaz de mobilizar outros sujeitos que permitirão promover o diálogo construtivo e propositivo, além de possibilitar uma nova dinâmica de construção e disseminação dos conteúdo produzidos em rede.

Palestrante: Sergio Luis Bertoni

Trabalhador na Ford Brasil Ltda. 1981-1988; Secretário da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores na Ford 1987-1988; Coordenador de TIE-Moscow 1990-2001,Coordenador de TIE-Brasil 1998-Presente Data; Presidente da Fundação Blogoosfero. Mestre em Filosofia – Universidade Estatal de Moscou M.V.Lomonossov, 1994; Bacharelado em Filosofia U.E.de Moscou M.V.Lomonossov; Bacharelado em Ciências Sociais e Política – 1985-1988 Incompleto (IMES - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul)

Título: Gerenciando configurações com Puppet

Com o advento da virtualização a vida do administrador de sistemas vem ganhando características peculariares e muitas vezes o sysadmin se vê atolado de atividades e com pouco tempo. A Puppet Labs criou uma ferramenta para ajudar o sysadmin. O Puppet é um gerenciador de configurações que permite instalação e administração de serviços em pouco tempo e em centenas de servidores. Nesta palestra vamos abordar os conceitos fundamentais do Puppet e sua lógica de funcionamento.

Slides da palestra

Palestrante: Gustavo Soares de Lima

Sysadmin na Logicus Tecnologia de Informação e Comunicação.

2 - Oficinas

Obs: Para participar das oficinas os interessados devem levar seu próprio notebook porque não teremos computadores disponíveis. Não existe inscrição prévia, a limitação é o espaço da sala.

Título: Java Web sem programar com as ferramentas NETBEANS e MySQL

Desenvolvimento em Java para internet é algo muito em voga atualmente para quem desenvolve sistemas. Através da ferramenta NETBEANS, e utilizando o Framework JSF (Java Server Faces) com o complemento do PrimeFaces (Ajax) é possível criar um sistema estilo CRUD (Create, Read, Update e Delete) funcional dentro de uma página web baseando-se no mapeamento de um banco de dados através de MySQL e JPA. Será mostrado na prática a criação de uma página CRUD em JSF em tempo real para os participantes da oficina, que terá duas horas de duração.

Todos os softwares da oficina podem ser usados no Linux ou no Windows: MySQL (http://www.mysql.com), Netbeans (https://netbeans.org) e plugin para netbens chamado "PrimeFaces CRUD Generator" (http://sourceforge.net/projects/nbpfcrudgen).

Palestrante: Wellton Costa

Entusiasta Código Aberto/Software Livre desde 2005. professor do Magistério Superior, Efetivo com Dedicação Exclusiva na UTFPR campus Francisco Beltrão, lotado na COLIN - Coordenação do Curso de Licenciatura em Informática (Programação para Internet e Multimídia). Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial com ênfase em análise de grandes dados na web, no CPGEI (UTFPR Curitiba), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial com ênfase em recuperação de conteúdo visual na web, também pelo CPGEI, especialista em informática na Educação e Graduado em Bacharelado em Sistemas de Informação.

Título: Extração e análise de grafos do Facebook com a ferramenta GEPHI

É indiscutível atualmente o poder que as redes sociais virtuais possuem sobre boa parte da população. Tal fato acarreta no aumento do número de arestas (amizades) entre nós (pessoas) em um grafo (facebook). Tal grafo tem possui características peculiares que a caracteriza como Redes Complexas, que é uma área de grande interesse tanto pela comunidade acadêmica, empresários e todos que vejam necessidade em extrair e analisar grafos de redes sociais. o Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada FQL (Facebook Query Language) que possibilita uma pessoa, ou até mesmo um robô,  acessar as ligações entre amigos, podendo serem armazenados em um banco de dados e posteriormente serem visualizados e analisados em forma de grafos. A oficina mostrará um exemplo em tempo real de como extrai-se os dados do facebook e analisados no gephi.

Todos os softwares da oficina podem ser usados no Linux ou no Windows: Plugin JavaFacebook (ainda não online), gephi (http://gephi.org), MySQL (http://www.mysql.com) e FQL (https://developers.facebook.com/docs/reference/fql)

Palestrante: Wellton Costa

Entusiasta Código Aberto/Software Livre desde 2005. professor do Magistério Superior, Efetivo com Dedicação Exclusiva na UTFPR campus Francisco Beltrão, lotado na COLIN - Coordenação do Curso de Licenciatura em Informática (Programação para Internet e Multimídia). Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial com ênfase em análise de grandes dados na web, no CPGEI (UTFPR Curitiba), Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial com ênfase em recuperação de conteúdo visual na web, também pelo CPGEI, especialista em informática na Educação e Graduado em Bacharelado em Sistemas de Informação.

Título: Inkscape

Aprendendo a fazer um cartão de visitas e panfleto.

Para baixar e instalar o inkscape: http://inkscape.org/download

Palestrante: Joelson Gai

Apaixonado por Tecnologia e Software Livre + Linux,  fez cursos de hardware (micreiro) (2003-2005), depois 2 anos de web design na Microcamp (2005-2007). Formado em Sistemas da Informação (2009-2012), é desenvolvedor web e futuro empresário.

Título: Wordpress

Aprenda a criar um blog legal sem precisar aprender engenharia espacial. WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. Nesta oficina usaremos o serviço wordpress.com para criar os blogs gratuitamente.

Palestrante: Paulo de Souza Lima

Blogueiro, administrador de servidores, administrador de empresas, e técnico com mais de 25 anos de experiência nas áreas de TI e Telecomunicações

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.