Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Thin logo

Tela cheia

Palestras

8 de Setembro de 2015, 14:15 , por Lucas Marques de Aguiar Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 427 vezes

  PALESTRA 01 - [ 09h ]

Contributing without Coding - Como colaborar sem ser um programador

Excelentes projetos FOSS (Free and Open Source Softwares), infelizmente, foram descontinuados. Uma das muitas razões que levam a isso é a falta de contribuição, não só financeira, mas de feedback, tradução...

Você não acredita que pode ajudar em algum projeto de Software Livre? Sim, você pode!

A maioria dos usuários, são apenas usuários, no entanto podemos fazer muito mais!

Nesta palestra serão abordadas várias formas de como ajudar no desenvolvimento de projetos incríveis, e sem saber NADA de programação! ;-)

 

Palestrante: Lucas M.A.C.

Hacker, ativista e pai. Presidente da APISoL, co-fundador do Teresina Hacker Clube, CTO na Hoblicua Produtora, Diretor de Inovação no GarapaLabs, Geek desde sempre... Ah! E nas horas vagas, violinista e cinéfilo. :)

 

  PALESTRA 02 - [ 10h ]

Internet das Coisas, novas oportunidades e introdução usando o OpenDevice.

No futuro todas as coisas estarão conectadas, mas agora é com você! Descubra como criar soluções não convencionais e como hackear o ambiente a seu favor e criar produtos de IoT inovadores.

Nessa palestra será apresentada uma plataforma chamada OpenDevice que possuí uma série de ferramentas para integração e comunicação com dispositivos embarcados como: Arduino, Raspberry e afins, podendo ser controlado por: PC, Android ou mesmo pela nuvem usando Java ou JavaScript através de REST e WebSockets.

O OpenDevice é uma ferramenta opensource desenvolvida aqui no brasil.

 

Palestrante: Ricardo JL Rufino

Especialista em Engenharia de Software, mestrando em Gestão de TI, Sócio fundador da CriativaSoft. Atua no desenvolvimento de softwares desde 2007. Desenvolvedor em projetos opensource como o Framework MVC Mentawai, ProjectNCode.

 

  PALESTRA 03 - [ 11h ]

Peba - Minerando dados públicos no Brasil

O acesso à informações públicas é um direito de todo cidadão, mas nem sempre esses dados são apresentados de forma amigável. Com isso o Teresina Hacker Clube criou o Peba, um sistema que anexa e cruza dados públicos de diversas fontes, resultando em informações mais relevantes para o cidadão que deseja acompanhar o que é feito com sua colaboração.

Nesta palestra você entenderá o que é a Lei de Acesso à Informação e como o Peba foi construído com o intúito de vencer as barreiras da descentralização desses dados.

Serão apresentados os desafios e soluções encontradas durante o desenvolvimento do Projeto.

 

Palestrante: Rafael Guimarães

Um dos principais mantedores do Peba, faz parte da equipe desde a primeira linha de código. Atualmente é Diretor de Tecnologia na GarapaLabs e apaixonado por Software Livre e seu ecossitema.

 

  PALESTRA 04 - [ 13h ]

Ambiente de desenvolvimento unificado com Vagrant

Desenvolvimento de software em equipe requer muita organização e harmonia, começando pelo ambiente de desenvolvimento, unificar esses ambientes é fundamental para evitar problemas comuns como o famoso "Na minha máquina funciona...", o Vagrant veio com essa proposta, além de unificar o ambiente entre os desenvolvedores, harmoniza-se com o de produção também. Nessa palestra aprenda o mínimo necessário para aprender a utilizar o Vagrant.

 

Palestrante: Francisco André

Graduado em Sistemas para internet, faculdade CET, Professor de Programação web e móvel no Senac/PI, Analista Programador na Tutor Virtual. Pai, marido, filho, tio, amigo... Ah, tudo isso em tempo integral.

 

  PALESTRA 05 - [ 14h ]

Robótica Formando Cidadãos

Várias competições de robótica são realizadas periodicamente no Brasil e no mundo. Muitas, como a RoboCup e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), tem como objetivo disseminar e popularizar a robótica entre estudantes e entusiastas, incentivando-os a entrar no mundo da tecnologia. Visando contribuir com essa importante área em desenvolvimento o Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (LABIRAS) lançou o projeto “Robótica Formando Cidadãos”.

O projeto já beneficia quase 100 crianças e adolescentes de escolas públicas e escoteiros de Teresina, com o objetivo de difundir a robótica como conteúdo inclusivo e instrutivo na grade curricular desses alunos. Com conteúdos multidisciplinares o projeto serve como um elo de ligação entre teoria e prática dando sentido aos conteúdos vistos em disciplinas como matemática, física, inglês, lógica.

Além de disseminar conhecimentos sobre a área. Serão apresentados o desenvolvimento do projeto, as atividades desenvolvidas e presente e futuro da área de robótica educacional no estado.

 

Palestrante: Francisco Marcelino

Professor - Pesquisador do IFPI, Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Biotecnologia

 

  PALESTRA 06 - [ 15h ]

Monitoramento real-time com o NAGIOS

Nagios é um open source completo, tenha o controle do que acontece na sua infra em tempo real, seja por smartphone ou dispositivos moveis.


Monitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP;
Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com o plugin NRPE_NT;
Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL;
Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.);
Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos itens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo;
Capacidade de notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin;
Capacidade de definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas.
Rotação automática de log;
Suporte para implementação de monitoração redundante;
Excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas, arquivos de log, etc…

(Fonte: wikipedia)

 

Palestrante: Patrick Melo

É especialista em Segurança de Redes com Ênfase em Computação Forense, Sysadmin no grupo Med Imagem, consultor de T.I na Weebz, LinuxUser, Membro da APISoL e defensor do "Copyleft".