Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Live Blue News

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Blog de divulgação das notícias gerais do KDE e dos trabalhos do Live Blue (KDE Bahia)


KDE no Google Summer of Code 2011

21 de Março de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda



Qt e o futuro do KDE

10 de Março de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda



KDE Release Party dia 12/02 no Rio Vermelho - Salvador

1 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Desconhecido - 33 comentários



Planet KDE Agora em Português

26 de Janeiro de 2011, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Caros Amigos, Compatriotas e Adoradores de Software Livre em Geral, Hoje estamos ( não hoje, tem um tempiinho já na verdade ) estreando o PlanetKDE em toda sua glória, com um agregador de Feeds em Português. Caso você tenha um blog que fale sobre o KDE em nossa lingua mãe, mesmo que a mãe seja a ultima flor do Lácio, por favor, junte-se a nós. O KDE é o maior grupo de Software Livre em existência, e um dos unicos 2 grupos a ter passado a barreira de mais de um milhão de commits em seus repositórios de código ( o outro unico projeto a passar essa marca é o Apache ). 

Alguns sites geralmente dizem que nós, pobres programadores do KDE, não gostamos de ouvir os usuários, sempre tivemos blogs e sempre falavamos das noticias, mas em sua maioria em inglês.  Estamos nos esforçando pra ficarmos mais perto de Você, nosso querido usuario e amigo, e fazer deste que é um dos sistemas desktop linux mais usado no globo, o melhor possível.
Tomaz



K16 e o Futuro do KDE

28 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por: Frank Karlitschek

Community and Events

Onde estará o KDE em cinco anos ? Para responder esta pergunta pretendemos reunir visionários, estrategistas, organizadores, pensadores, realistas, sonhadores, criadores, líderes da comunidade de programadores do KDE e todos os interessados em discutir o futuro do KDE.

Como primeiro passo, realizaremos um encontro denominado “K16″ reunindo uma primeira rodada de pessoas da comunidade para chegar a uma idéia de onde o KDE estará em cinco anos, em 2016. O objetivo é formular uma direção comum para a comunidade, criando uma visão compartilhada do que irá impulsionar o desenvolvimento a longo prazo de softwares do KDE.

O encontro acontecerá no início de 2011 durante um fim de semana prolongado. Teremos um ambiente criativo e produtivo através de um grupo heterogêneo de participantes, convidando moderadores externos, tendo tempo livre para atividades práticas, aplicando brainstorming e outras técnicas de criação em um local sem distrações.

Junte-se a nós

Se você quiser participar do encontro ou fornecer informações por favor envie um resumo de uma página sobre sua idéia de onde o KDE estará em cinco anos. O formato e o conteúdo depende da sua imaginação, seja ele um texto estratégico, uma visão do artigo do KDE na Wikipedia em 2016, uma história em quadrinhos ou algo completamente diferente. A única condição é que ele possa ser impresso em uma folha de papel e preso em um mural. Envie o seu resumo para k16@kde.org até 31 de dezembro de 2010. Por favor indique também se você gostaria de participar do encontro e quando você poderia estar presente.

A equipe de organização do K16 (composta por Sebastian Kügler, Dan Leinir Turthra Jensen, Riccardo Iaconelli, Stefan Werden, Jos Poortvliet, Artur Souza e Frank Karlitschek) selecionará 15 participantes com base nos resumos e os convidará para o encontro. O KDE e.V. irá financiar o encontro, cobrindo as despesas de deslocação e alojamento.

Todos os resultados do encontro serão publicados e ações subsequentes serão planejadas com a comunidade.

Estamos aguardando as suas idéias. Envie seu resumo para k16@kde.org. Compartilhe a sua visão de onde o KDE estará em 2016.

A organização do K16 gostaria de acrescentar os seguintes esclarecimentos sobre a elaboração dos resumos para o K16

Gostaríamos de explicar que temos alguns requisitos para que uma “visão” possa ser realmente chamada de visão.

Antes de tudo, simplesmente dizer que trabalho adicional é necessário, especialmente quando se trata de melhorar o que já está lá (não importa quão importante isto seja) não é suficiente. Sim, todos temos nossas queixas e existem muitas áreas que precisam de melhorias. Mas procuramos uma visão em 5 anos.

Segundo, você precisa fornecer idéias sobre como realizar os planos dentro de uma comunidade do software livre como o KDE – e isso é importante. Somos a maioria voluntários, trabalhando no que gostamos ou consideramos importante. Qualquer que seja a visão que você apresente ela tem que mostrar como chegar lá e como ter pessoas envolvidas nela.

Resumindo, a visão deve ser ambiciosa e ao mesmo tempo realista. Nossa meta a longo prazo – criar algo atraente, ultrapassando o simples conceito de janelas gráficas – deve ser o foco, e não melhorias incrementais pois isso não será o suficiente para o KDE em cinco anos.



Experimente o KDE 4.5.3 pela web

24 de Novembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Olá,

Gostaria de experimentar o KDE 4.5.3 pela web com poucos cliques ?
É só clicar aqui, solicitar o convite para criar uma conta no SuseStudio e depois clicar no botão “Test Drive” do lado direito.

Se você gostar poderá fazer o download do appliance em qualquer um dos quatro formatos disponíveis: Live CD, Preloaded ISO, Disk Image ou imagem para o VMWare/VirtualBox.



Procura-se designer

31 de Agosto de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Olá a todos,

Estamos iniciando um novo projeto do KDE-Edu (suite de aplicações educacionais do KDE) voltado para a área de Educação Musical.

Se você tem habilidades para construir ícones e outros artefatos de artwork em SVG e quer contribuir com um projeto bacana do KDE, conhecer pessoas e se integrar na comunidade então junte-se a nós.

Detalhes do projeto podem ser encontrados aqui.

Contato: sandroandrade AT kde DOT org

Abraços,



Release Party do KDE 4.5 em Salvador

30 de Julho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

KDE SC 4.5 Release Counter

Olá a todos,

Acontece no dia 07 de agosto a partir das 20h a Release Party do KDE 4.5 aqui em Salvador. A festa será no Sebo Praia dos Livros no Porto da Barra e contará com a apresentação do espetáculo erótico-literário-musical “A Saga Sexual de Agrippino Motta”. Vamos tomar umas cervejinhas, encontrar pessoas legais e comemorar o lançamento de mais uma versão bacana do KDE.

Apareçam :)



de volta do FISL

27 de Julho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Pessoas, como sabem, acabou de passar o fisl, e finalmente estou escrevendo para contar como foi.

Cheguei em porto alegre um dia antes do Sandro, hospedado na casa da Camila Ayres (shelikescode.wordpress.com ) que também é uma colaboradora ativa do KDE.Primeiro dia foi completamente morto no FISL, ainda estavam montando a parte de exposição, então as palestras ficaram lotadas. não fui pra nenhuma, organizando, correndo atrás e oferecendo balinhas de funcho com sal para os organizadores do evento.

O KDE não havia se inscrito como participante pois estavamos todos voando do outro lado do mundo, e o pessoal que ficou no brasil não conseguiu se mobilizar, ou por falta de tempo, ou por falta de grana, ou por falta de vergonha ( caso eu estivesse aqui, com certeza seria esse ultimo ), então como não tinhamos estande, fomos procurar a criatura que tomava conta dessa area no FISL, e achei. pedi por favorzinho um estande pra ela, e me apossei do lado do estande do Texto Livre e com o povo do Pandorga na frente.

Pessoal do Texto Livre e Pandorga já são amigos de FISLS e LatinoWares passados, geralmente o destino nos cologa bem próximos, o que é muito bom já que são amaveis e boa gente. Texto livre tem, pelo que eu vi, uma vitima de Linux que é o Leleo, e várias outras vitimas de LETRAS! Usuarias de Linux, que cursam Letras, que trabalham com Letraas, e que provavelmente tem uma caligrafia linda, mas ainda não vi nada escrito a mão delas.

Segundo dia, Palestras, A Palestra da Camila Ayres e Amanda sobre colaborar com colaboradoras ( que é o que fazemos aqui no live blue, e o que fazem no kde – lovelace ) ficou no mesmo horario da palestra da guria do google sobre… O MESMO FUCKING TEMA! ( ai fisl, deu mole. ) dae a da guria da google lotou, até porque ela é bem conhecida no cenário mundial, e a da camila e da amanda não tinha mais que uns 20 gatos pingados, mas houve a palestra assim de qualquer forma, e quem assistiu gostou, e isso importa mais.

Colaboradores Novos, Colaboradores Velhos.:

Huberto – criador da primeira lista de KDE e Qt do Brasil, se reaproximou do grupo e diz qu vai voltar a ativa.

Amy – Mais uma menina, Mais uma de promo. atacou meu computador e começou a desenhar no inkscape, tem talento. finalmente tenho um icone pra o Rocs.

Herolt – Pai da Amy, que coordena o FLISOL de Brasilia, um dos maiores flisois do brasil, vamos ter uma colaboração mais junta agora para oferecer cursos de programação em KDE e palestras pelos organizadores do projeto.

Mais alguns gatos pingados que anotei pra enviar e-mail aqui, e não entrei em contato ainda por falta de tempo.

Entrevistas:

Fui entrevistado por duas pessoas, uma para a Radio e uma para a TV, não sei quando vou sair ou se vão deixar esse rostinho lindo aparecer nas telas, mas falei sobre a importância de se manter o conhecimento como livre e gratuito de qualquer pagamento. Ensinar por prazer de ensinar.

Conclusão

Bem, o fisl pra mim foi basicamente isso, senti falta da maioria de vocês, o pedaço que eu não senti falta foi porque queria bater



Akademy 2010: de malas prontas pra Finlândia

27 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Acontece entre os dias 3 e 10 de julho em Tampere na Finlândia a 8a edição do Akademy – encontro mundial do colaboradores do projeto KDE. Serão oito dias de palestras, workshops, BoFs, hacking sessions, discussões, premiações e confraternização. O Akademy é também o local de realização da Assembléia Geral do KDE e.V., onde as principais decisões do projeto são apresentadas e votadas pelos membros.

Na conferência o destaque vai para as keynotesMeeGo redefining the Linux desktop landscape” por Valtteri Halla (Nokia) e “Reaching For Greatness” por Aaron Seigo (KDE), e as palestras “The 7 principles of successful open source communities” por Thomas Thym, “Plasma sneaks in your pocket” por Artur Duque de Souza e Alexis Menard e “Social Games” por Dan Leinir Turthra Jensen. Além da conferência serão realizados encontros (sprints) focados em sub-projetos tais como animações do Plasma, QML, Nepomuk, Telepathy, KDevelop e Gluon.

O Akademy 2009, realizado em conjunto com o GUADEC no Gran Canaria Desktop Summit contou com uma participação de dois membros do Live Blue e o pessoal do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). Este ano teremos a maior presença brasileira de todos os Akademies: estarão presentes Sandro Andrade e Tomaz Canabrava do Live Blue, Amanda Castro e Lamarque Souza do KDE-MG, Camila Ayres do KDE-RS, Helio Castro, Mauricio Piacentini, além do pessoal cativo do INdT.

Boa viagem a todos e aguardem em breve as novidades mais quentes sobre o KDE !



NOKIA disponibiliza material oficial de treinamento em Qt

27 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A NOKIA começa a disponibilizar o material das primeiras aulas da série Qt in Education. Cada aula é dividida em duas partes de 45 minutos cada, inclui notas para o professor e exercícios para os estudantes avaliarem seu aprendizado após a aula. Além disso, um exercício prático mais elaborado cobre o conteúdo das quatro aulas disponibilizadas até agora. Todo o material está disponível nos formatos PDF, Open Office e Microsoft Powerpoint.

As aulas podem ser obtidas aqui e outras seis já estão sendo preparadas.

Sugestões e comentários podem ser postados no fórum do Qt in Education.



Qt adota modelo Open Governance

9 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Qt ao longo do tempo tem se tornado um projeto cada vez mais aberto, desde a adoção da GPL em 2000 e, de forma mais forte nos últimos meses, com a mudança para a LGPL e abertura dos repositórios no Gitorious. Como um passo a mais nessa trajetória, o Qt adotará o modelo Open Governance, significando um diálogo maior com a comunidade, possibilidade de sugestões no roadmap, dentre outros pontos.

No Qt DevDays do ano passado, em Munique, o roadmap foi aberto à comunidade e várias sugestões foram coletadas. A abertura do processo de garantia de qualidade do Qt, em conjunto com todos os outros benefícios do modelo de governança aberta, traz inúmeras oportunidades de aperfeiçoamento das nossas habilidades enquanto projetistas e desenvolvedores de software.

Vejam abaixo o anúncio feito pelo Aron Kozak.

Open Governance

por Aron Kozak em 3 de Junho de 2010

Desde o início o Qt tem sido um produto que abraçou sua comunidade de desenvolvedores e com ela colaborou o máximo possível.

Importantes passos tais como o modelo de contribuição que nós apresentamos no ano passado têm levado isso cada vez mais adiante – nós recebemos e integramos centenas de contribuições desde a disponibilização deste canal.

Nós acreditamos que chegou a hora de levar esse modelo uma vez mais pra frente e tornar a nossa comunidade ainda mais influente através de uma mudança na forma com a qual o Qt é gerido – caminhando para um modelo de governança ainda mais aberto.

Adotando uma governança mais aberta fará com que o desenvolvimento e as decisões do Qt funcionem de forma mais parecida com os projetos convencionais de software livre. Com este modelo nossa comunidade irá desenvolver o Qt e realmente compartilhar o controle sobre as decisões relacionadas ao Qt e ao seu futuro.

Dentre outras coisas o novo modelo trará as seguintes mudanças:

  • Discussões técnicas agora serão totalmente abertas;
  • Decisões relacionadas ao nosso roadmap e cronogramas serão também abertas;
  • A comunidade terá acesso ao nosso processo de garantia de qualidade (QA process).

O modelo será aplicado a todos os projetos atuais e novos no âmbito do Qt (estes podem ser vistos na página de roadmap do Qt). Estamos muito entusiasmados com o prospecto da open governance mas há muito a ser feito antes dele existir efetivamente.

O que acontece então a partir de agora ? O próximo passo que faremos será abrir a discussão na comunidade para determinar as especificidades do modelo.

Ao mesmo tempo que temos as nossas idéias sobre a forma com que esse modelo poderia funcionar, nós queremos que a comunidade que será parte disso tenha a chance de opinar sobre a forma com a qual este modelo de governança irá funcionar. O resultado final deve ser um modelo que funcione para o Qt e funcione também para a comunidade.

Estamos realmente na expectativa de refinar e implantar este modelo e levar o Qt ainda mais longe com esta estrutura de open governance.

Novidades e atualizações sobre o andamento desta importante notícia serão postadas neste blog e no blog do Qt Labs.



Projeto PIBIC desenvolverá novo software KDE para Educação Musical

26 de Maio de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Live Blue (KDE Bahia) está feliz em anunciar a aprovação do projeto PIBIC/FAPESB que desenvolverá um novo software para Educação Musical como parte do projeto KDE. Motivado pela sanção presidencial da Lei 11.769/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica, o projeto focará na implementação de funcionalidades para geração colaborativa de conteúdo (via plugins e a tecnologia Get How New Stuff do KDE), integração de conteúdo on-line (Wikipedia, YouTube, Flicker, etc), flexibilização dos backends para reprodução de áudio (Phonon / Qt Multimedia, timidity++ / freepats, etc) e integração via MIDI com instrumentos musicais.

Mais detalhes do projeto podem ser encontrados aqui.

Aguardem as futuras notícias e bom trabalho para nós :)



Programação do Akademy 2010 já disponível

12 de Maio de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Akademy, encontro internacional da comunidade KDE, acontecerá entre os dias 3 e 10 de julho deste ano em Tampere, Finlândia. Lá são esperados entusiastas de todos os tipos, desenvolvedores, usuários, tradutores, divulgadores e mais participantes da comunidade que se reunirão para discutir o KDE, seu presente e futuro, ideias de novos softwares e tecnologias, e mais.

A programação do evento acabou de sair e, mesmo que você não possa se deslocar até lá (estou incluso nesse grupo!), é legal dar uma olhada na grade e perceber os rumos que o projeto está tomando a partir dos assuntos que lá serão expostos.

Por exemplo, metade da programação do primeiro dia dedicado às conferências tratarão sobre dispositivos e tecnologias móveis, além de um keynote específico sobre o Meego, novo sistema operacional da Nokia + Intel baseado em Linux a ser usado em celulares, smathphones, netbooks e mais, que proverá suporte a tecnologia Qt. Isso significa que o KDE está dando passos firmes na direção desses dispositivos  – algo que já acontece, com o plasma-netbook e uma versão plasma mobile trabalhada no Tokamak 4.

Então pessoal, fica a dica da programação do Akademy para quem quiser “dar uma espiadinha” no futuro do KDE! ;-)



Sprint do KDE na Suiça sobre multimídia e softwares para educação

8 de Maio de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Acontece entre os dias 20 e 25 de maio, na vila de Randa (Suiça), o KDE Multimedia and Edu Sprint 2010. Entre os tópicos a serem discutidos destacam-se:

  • Roadmap do Amarok para a série 2.3
  • Planejamento do Amarok no Windows
  • Backend para o PhononVLC
  • QtMultimedia
  • Google Summer of Code (Phonon e Amarok)
  • QtMultimedia (integração, backend Phonon usando QtMultimedia, backend QtMultimedia usando Phonon?)
  • Roadmap do Phonon (novas funcionalidades, áreas de interesse, etc.)
  • Melhorias nas recursos multimídia do Maemo/Meego
  • Promoção, recrutamento de contribuidores e integração da comunidade
  • Caminhos do KDE-Edu
  • Integração com o Get Hot New Stuff
  • Melhorias no Rocs
  • KDE-Edu em netbooks
  • Gluon e jogos educacionais
  • Integração de conteúdo livre

Uma boa viagem aos nossos amigos Helio Castro, Tomaz Canabrava e Alexandre Freitas, representantes do KDE Brasil neste evento :)



Tags deste artigo: kde bahia plasma kdevelop gluon kde-edu rocs