Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Como utilizar a nota obtida no Enem?

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Os estudantes que pretendem utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 para concorrer às vagas em instituições públicas poderão conferir aqui tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020 Primeiro Semestre.

O Sisu seleciona desde 2010 estudantes para as vagas de Universidades e Institutos Estaduais e Federais de todo o país. Atualmente quase que a totalidade das vagas em institutos públicos é oferecida através do Sisu 2020.

Para poder participar do Sisu 2020 Primeiro Semestre os candidatos devem primeiramente participar do Enem 2019, que será realizado em todo o país no final e outubro.

A única condição que elimina o candidato de participar do Sisu é zerar a prova da redação do Enem, mas claramente é preciso obter uma boa média geral para estar acima da nota de corte e ser aprovado.

As inscrições do Sisu 2020 Primeiro Semestre estarão disponíveis na segunda metade de janeiro, após a divulgação dos resultados do Enem.

Os interessados deverão acessar o do sistema, que é o único meio de se efetuar inscrição, e informar número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2019. Em caso de perda será possível recuperar estes dados através do site oficial do exame (Veja o passo a passo sobre como se inscrever no Sisu 2020).

Cronograma Sisu 2020 Primeiro Semestre:

Como já informamos acima, as inscrições poderão ser efetuadas entre a segunda metade do mês de janeiro exclusivamente no site oficial do sistema.

Conforme prevê a Lei de Cotas, de agosto de 2012, em 2019 pelo menos 50% das vagas deverão ser reservadas aos cotistas (Saiba mais sobre Cotas no Sisu 2020).

A primeira chamada será realizada no início de fevereiro e os estudantes pré-selecionados deverão efetivar matrícula nos dias seguintes, mediante apresentação dos documentos do Sisu 2020 nas instituições para as quais foram aprovados.

Os estudantes que não forem selecionados poderão solicitar participação na Lista de Espera. Aqueles que forem selecionados apenas para a segunda opção de curso também poderão participar da lista, independente se efetuaram matrícula.

A lista de espera será utilizada pelas instituições para convocações posteriores, com objetivo de preencher vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais novidades sobre o Sisu 2020 Primeiro Semestre. Aguardem!


Requisitos para Participar de Programas do Governo

2 de Novembro de 2018, 17:45, por Sandra Oliveira

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prouni 2019. Ao todo, a segunda fase do programa disponibiliza 90.010 bolsas de estudo em universidades particulares, sendo 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais.

Os candidatos interessados podem realizar as inscrições até o próximo dia 25 de junho, através do site do Prouni.

Para participar, é necessário ter obtido uma média acima de 450 pontos no ENEM 2018; nota maior do que zero na redação; não possuir curso superior e atender aos pré-requisitos abaixo:

  • Ter o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter o ensino médio completo em escola particular, na modalidade de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em colégio particular, na modalidade de bolsista integral;
  • Ser deficiente;
  • Ser professor da rede pública de ensino, em caráter efetivo.

Inscrições PROUNI 2019

Logo após a finalização das inscrições, os candidatos serão convocados em primeira chamada, cuja data é 28 de junho de 2019. Os candidatos selecionados devem confirmar os dados e interesse diretamente nas instituições de ensino, até 5 de julho.

A convocação para a segunda chamada será em 13 de julho, sendo que os candidatos interessados devem confirmar a inscrição entre 15 e 19 de julho.

Mas, devemos lembrar que o ProUni é apenas para o ensino superior, se você quiser cursar o ensino básico, cursos técnicos, cursos de idiomas, entre outras coisas, participe do programa Educa Mais Brasil 2019.

Realizando a inscrição Educa Mais Brasil 2019 você irá concorrer na categoria que deseja estudar e pode ganhar bolsas de estudos de até 70%. Aproveite essa oportunidade!



Vestibular UFPA Processo de Seleção Especial

2 de Novembro de 2018, 17:38, por Sandra Oliveira

Continuam abertas as inscrições para o processo seletivo especial da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Além do vestibular, você pode iniciar o curso que deseja através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Acessando o simulador Sisu 2020 e realizando a simulação, você saberá qual a nota precisa atingir no Enem para que consiga realizar o curso desejado.

A UFPA está oferecendo 7.804 vagas distribuídas em 156 cursos de graduação entre a capital do estado, Belém, e o restante dos campi situados no território estadual. O processo Seletivo Especial tem como objetivo integrar e oferecer oportunidades para povos de origem indígena, quilombola e para estudantes que desejem cursar etnodesenvolvimento e educação no campo. O curso de etnodesenvolvimento é oferecido no Campus de Altamira.

O prazo para se inscrever no Vestibular Especial ficará vigente até o dia 18 de outubro e não está sendo cobrada taxa de participação.

A aplicação das provas escritas ocorrerá no dia 3 de novembro. A prova será objetiva múltipla escolha com questões sobre conhecimentos gerais. Também haverá a aplicação de uma redação. Logo ocorrerá uma entrevista onde será avaliada a condição social do estudante e para fins de comprovar sua condição deverão apresentar os documentos solicitados pelo edital.

Para saber mais acerca do Processo de Seleção Especial (PSE) da UFPA acesse o edital disponibilizado no site da universidade;

Sobre o Processo Seletivo da UFPA, as inscrições já iniciaram na última sexta-feira, 4 de outubro, serão aceitos somente candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para ter mais informações e entender as regras sobre o programa é importante conferir o Edital Sisu 2020.