Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a Planeta do U...
Tela cheia Sugerir um artigo

Gerenciamento de energia: Lançada a versão 0.7 da ferramenta TLP

3 de Fevereiro de 2015, 9:44 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 571 vezes

Se você procura uma forma de fazer o gerenciamento de energia de seu laptop ou dispositivo móvel com Linux, o TLP pode ser uma boa opção. O programa, foi atualizado para a versão 0.7 e está cada vez mais completo e fácil de usar.
gerenciamento de energia
Para aqueles não familiarizados com o TLP, esta é uma ferramenta avançada de gerenciamento de energia que aplica várias configurações e ajustes para ajudar o seu laptop a economizar bateria. O aplicativo tenta fazer tudo automaticamente, dependendo da sua distribuição Linux e hardware (ele é executado em segundo plano e não vem com uma interface gráfica). No entanto, você pode alterar manualmente as configurações editando o arquivo de configuração TLP /etc/default/tlp.

TLP recentemente foi atualizado para a versão 0.7, trazendo uma opção que permite definir o valor mínimo e máximo da função P-state performance, melhor suporte ThinkPad e várias outras mudanças e correções de bugs.

Entre as novidades, destaque para a opção que permite definir o mínimo e o máximo do P-state performance para processadores Intel Core (os valores são apresentados como uma percentagem do rendimento total do processador disponível). A intenção é limitar o poder de dissipação da CPU. De acordo com Thomas Koch, o desenvolvedor do TLP, isso deve ser mais eficaz do que limitar as frequências.

Esta função requer uma CPU com Intel SandyBridge ou mais recente com “intel_pstate” scaling driver habilitado e para usá-la, no arquivo de configuração do TLP /etc/default/tlp, descomente as seguintes linhas, removendo o “#”:

#CPU_MIN_PERF_ON_AC=0
#CPU_MAX_PERF_ON_AC=100
#CPU_MIN_PERF_ON_BAT=0
#CPU_MAX_PERF_ON_BAT=30

Em seguida, experimente com valores diferentes do padrão, para ver qual se adapta às suas necessidades. Depois de fazer alterações no arquivo de configuração do TLP, reinicie TLP executando sudo tlp start em um terminal.

Conheça melhor a ferramenta de gerenciamento de energia TLP

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar a ferramenta de gerenciamento de energia TLP no Ubuntu 14.10, 14.04 e 12.04 e seus derivados

Para instalar a ferramenta de gerenciamento de energia TLP no Ubuntu 14.10, 14.04 e 12.04 e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Caso você esteja o utilitário laptop-mode-tools, é melhor remover ele antes de instalar o TLP, para evitar possíveis conflitos. Para fazer isso, use o seguinte comando:

sudo apt-get purge laptop-mode-tools

Passo 3. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp

Passo 4. Atualize o APT com o comando:

sudo apt-get update

Passo 5. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install tlp

Passo 6. O TLP será iniciado automaticamente na inicialização, mas se você quer evitar ter de reiniciar o sistema depois da instalação, você pode iniciá-lo manualmente, usando o seguinte comando:

sudo tlp start

Como instalar a ferramenta de gerenciamento de energia TLP em outras distribuições

Para saber como instalar o TLP no Fedora, Debian, Arch Linux ou Gentoo, veja a página de instalação do programa.

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Recommended article: Chomsky: We Are All – Fill in the Blank.
This entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.


Fonte: http://www.edivaldobrito.com.br/gerenciamento-de-energia-lancada-versao-0-6-da-ferramenta-tlp/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.