Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Rafael Gomes: Hardening do Proftpd

2 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 195 vezes

Para quem não conhece, o Proftpd é um software responsável pelo serviço de FTP. Talvez um dos mais usados no ambiente Gnu/Linux.

Para instalar e começar usar o Proftpd é muito fácil, mas o que poucos sabem é que a sua configuração padrão, assim como em qualquer outro serviço, é focada apenas para experimentação, ou seja, em um ambiente de produção ele deve ser customizado, seja de acordo a carga de utilização de seu ambiente ou a sua segurança.

Irei tratar hoje sobre alguns aspectos de segurança desse serviço, que com pequenas alterações são resolvidos.

Todos as configurações explicadas abaixo serão encontradas no arquivo do proftpd, que geralmente está localizado em /etc/proftpd/proftpd.conf

  • Evitar Footprinting

Footprinting é o processo de obter informações do alvo, antes de iniciar um ataque, sendo assim vamos dificultar essa coleta de informações adicionando a seguinte linha:

ServerIdent Off

  • Tentativas de login

Para evitar que o invasor efetue a quantidade necessária de tentativas para “adivinhar” sua senha, adicione a seguinte linha no seu arquivo de configuração:

MaxLoginAttempts 3

  • Inibir

O que poucas pessoas sabem é, que as vezes uma medida simples pode ter um retorno interessante.

As vezes um alerta antes de uma tentativa de acesso indevido é o bastante para afastar alguns tipos de invasores, ou ao menos deixá-los avisados que aquele servidor foi alvo de uma modificação com foco em segurança.

Crie dois arquivos em seu servidor, em um dos arquivos coloque um texto a ser exibido antes do usuário tentar efetuar logon e outro para após.

O texto que será exibido antes, deve conter um texto sério, que tem como objetivo demonstrar a seriedade da organização que hospeda o serviço e quais as implicações o invasor terá caso ele apenas tente efetuar uma invasão, ele ao menos pensará um pouco mais antes de iniciar um ataque para aquele ativo.

Para a mensagem que ficará antes do acesso adicione a seguinte linha:

DisplayConnect /home/ftp/texto_antes.msg

Para a mensagem que ficará depois, adicione a seguinte linha:

DisplayLogin /home/ftp/texto_depois.msg

Basicamente, essas são as medidas mais simples a serem tomadas com seu servidor FTP, que em minha opinião farão uma enorme diferença na utilização do seu serviço.

Existem outras medidas que podem ser aplicadas em sua configuração, mas como algumas delas divergem quanto ao fim devido do serviço, preferi me manter no básico.

Caso tenha mais alguma sugestão, pode comentar, atualizarei o post caso necessário.

Até a próxima!


Fonte: http://techfree.com.br/wordpress/2010/03/02/hardening-do-proftpd/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.