Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Leonardo Couto Conrado: Editando arquivo CGI(status.cgi ) do Nagios realizando custom

24 de Fevereiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 674 vezes
Pessoal recentemente surgiu a necessidade de editar um CGI do Nagios, especificamente o arquivo status.cgi, a carência era adicionar mais uma coluna na tabela da página Problems >> Services(http://servidorNagios/nagios/cgi-bin/status.cgi?host=all&servicestatustypes=28) tal coluna deveria conter a descrição/alias dos hosts. A intenção é para torna compreensivel, para o pessoal não técnico, o host que está apresentando problemas já que teremos uma clouna que informa a descrição do host e não somente a sua abreviatura(Hostname). Pois bem, o bom é que vivemos no mundo open source e sabendo-se disso temos acesso aos fontes dos programas, utilizando-se dessa flexibilidade podemos deixar o programa do nosso jeito, que beleza eim?! Nota 1000 para o GNU e viva ao Linux!! Pois bem, vamos meter a mão na massa:

OBS.:

- Utilizado para esse artigo o CentOS 5.5 e o Nagios Core 3.2.3;
- Você deve compilar o código status.c na máquina que realmente roda o Nagios, tentei editar e compilar o status.c em outra máquina com o mesmo S.O e a mesma versão do Nagios e depois copiei o status.cgi já compilado para outra máquina de produção, porém, não rolou dava erro então compile o nagios na máquina que realmente utilizará os CGI;

1 - Primeiramente vá ao site da Nagios e baixe o source do mesmo;

2 - Descompacte-o;

3 - Vá a pasta /nagios-3.2.3/cgi e edite o status.c;

4 - Foi necessário adicionar somente duas linhas no arquivo, abaixo segue trechos do arquivo numerado e com comentários sobre as linhas adicionadas:
# vi /nagios-3.2.3/cgi/status.c


Primeira parte:
Segunda parte:

Após isso será necessário configurar, compilar e instalar o nagios para ele recompilar os .CGIs, para fazer esta tarefa tomei como referência o How to de instalação do Nagios.org, faremos conforme abaixo:

1 - Em /nagios-3.2.3(A pasta que tem os fontes) você executará 3 comandos:

./configure --with-command-group=nagcmd
make all
make install

Pronto!
E agora vamos ver se a nossa coluna apareceu no services.cgi do Nagios, acesse o seu nagios através do browser:




Voilà!! Customizamos o Nagios!! E Viva o mundo open source!



Fonte: http://conteudoopensource.blogspot.com/2011/02/editando-arquivos-cgi-do-nagios.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.