Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Gabriel "Pnordico" Menezes: [GentooBR] Remoção da documentação oficial do Gentoo em Português do Brasil

14 de Janeiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 251 vezes

Pra quem não sabe, já tem alguns anos que a documentação em pt_BR do Gentoo não é atualizada. Ainda que tenham surgido esforços diversos, inclusive do próprio GentooBR, em manter essa documentação sincronizada com a principal, em inglês, esbarramos na dificuldade de conseguir voluntários (tradutores, revisores), ficando o projeto limitado a poucas pessoas, até atingir um ritmo de quase estagnação, apesar de uma certa quantidade de páginas inteiras já terem sido concluídas.

Segue o comunicado publicado no GentooBR:

“A documentação do Gentoo em Português do Brasil encontra-se totalmente desatualizada (as últimas atualizações ocorreram em 2006). Esta falta de atualização tem causado problemas para iniciantes, que acabam por utilizar a documentação desatualizada por falta de informação.

Não existe mão-de-obra suficiente para sincronizar a documentação em Português do Brasil com a documentação em Inglês, nem uma grande quantidade de usuários dependendo dela, ao que parece. Portanto será solicitda a remoção completa do material em Português do Brasil disponível no site oficial do Gentoo.

Caso alguém deseje trabalhar na atualização, entre em contato conosco o quanto antes. :) A remoção ainda não foi solicitada.

Infelizmente não existe justificativa para manter documentação desatualizada disponível para os usuários, e isto pode ser percebido facilmente através dos problemas reportados diariamente nos canais de comunicação, como os canais IRC.

Agradecemos a compreensão de todos.”

De todo modo, com certo pesar, devo concordar. Não é viável manter disponível uma documentação defasada, que terá maior chance de ser maléfica do que benéfica, onerando os canais de suporte aos usuários. Mas é uma pena.


Fonte: http://omenezes.com/blog/gentoo-br/gentoobr-remocao-da-documentacao-oficial-do-gentoo-em-portugues-do-brasil/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.